Cuidados

Hotel para gatos é uma opção válida? O que fazer com seu gatinho quando a família viaja?

 Hotel para gatos é uma alternativa para que seu amigo fique seguro durante a sua viagem
Hotel para gatos é uma alternativa para que seu amigo fique seguro durante a sua viagem

Viajar com gato é algo muito mais complicado do que com cachorros. É por isso que, conforme as férias vão se aproximando, sempre bate aquela dúvida nos donos de gatinhos: onde posso deixar o meu animal durante a viagem? Felizmente, hoje em dia existem mais opções de hospedagem para gatos que oferecem segurança e conforto aos bichanos enquanto você curte as férias sem preocupações. Para que tudo ocorra da melhor forma, você deve pesquisar bem sobre o local que o seu gatinho vai ficar e tomar alguns cuidados. Para entender melhor sobre os serviços, separamos alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher o melhor local para deixar o seu gatinho durante uma viagem. Confira!

Um bom hotel para gatos deve ser muito seguro

Antes de escolher um hotel de gatos, você deve tomar alguns cuidados. O melhor é sempre visitar o local da hospedagem e observar alguns detalhes importantes, entre eles:

  • O espaço é telado?

O principal cuidado é se certificar de que o local escolhido é seguro e se há telas de proteção que vão impedir a fuga do seu e de outros felinos que se hospedarem naquele local. Gatos podem ser bem curiosos em um novo ambiente e todo o cuidado é necessário para que eles explorem o lugar em segurança.

  • O hotel é misto? Existem cachorros nesse local?

Algumas creches e hospedagem para gatos podem ser mistas. Isso é, há um espaço para cães e outro espaço para gatos. Se o seu gatinho não é acostumado com cães, pode ficar muito estressado. Assim, talvez seja melhor procurar um local que só receba gatinhos. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
     Viajar com gato nem sempre é fácil, então uma hospedagem pode ser uma boa solução
    Viajar com gato nem sempre é fácil, então uma hospedagem pode ser uma boa solução

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    • Em caso de emergência, há veterinários disponíveis para atender o seu gatinho?

    Certos serviços de hospedagem já colocam no valor um custo adicional para emergências veterinárias. Procurar por um hotel para gatos que tenha esse adicional é a melhor alternativa, afinal, você não estará por perto para socorrê-lo. Além disso, nesse tipo de hotel, gatos vão receber o melhor atendimento veterinário possível e você, como tutor, será informado de todos os procedimentos.

    • O hotel de gatos possui uma área recreativa?

    Não vale a pena deixar o seu animal hospedado em um lugar que não possua uma estrutura completa para recebê-lo. É melhor pesquisar com calma e procurar um local que entenda de gatos e que seja bastante gatificado - com brinquedos, prateleiras, arranhadores e outros estímulos que vão deixar o seu gatinho confortável. Afinal, se não for para ele ir para um lugar completo, é melhor ficar em casa.

    Se o hotel para gatos não é uma boa opção, você pode contratar um catsitter para cuidar do seu gatinho em casa
    Se o hotel para gatos não é uma boa opção, você pode contratar um catsitter para cuidar do seu gatinho em casa

    Hotel para gatos não é uma opção? Busque um catsitter para cuidar do seu amigo

    Felinos mais medrosos, que não se adaptam a mudanças ou não convivem muito bem com outros animais podem ficar bem estressados durante a estadia em um hotel de gatos. O catsitter (em tradução, babá de gatos) é uma boa opção para esses casos. A pessoa contratada vai na sua casa e cuida do seu gatinho, incluindo brincadeiras, alimentação e limpeza da caixa de areia. Você só precisa explicar como é a rotina do animal e orientar o profissional para que tudo ocorra bem. Outra vantagem do catsitter é o preço, que é muito mais em conta do que o hotel para gatos. 

    Outra alternativa é pedir a um amigo ou familiar que olhe o seu gatinho quando você viajar. Dependendo de quem seja, você não vai gastar nada com isso e o seu bichano vai se sentir mais confortável em casa com uma pessoa que ele conheça. Essa acaba sendo uma solução mais confiável!

    Redação: Júlia Cruz

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Próxima matéria

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ
    Comportamento

    Gato e Cão terapeuta: conheça o Pêlo Próximo, projeto que leva alegria para hospitais do RJ

    Você já ouviu falar de terapia assistida por animais? Ter um gato ou cão terapeuta é super possível e algumas iniciativas buscam estreitar esse tipo de relação entre humanos e animais. Um exemplo disso é o Pêlo Próximo, um projeto nascido em 2010 que leva ações terapêuticas para hospitais e instituições de saúde do Rio de Janeiro. Projeto 100% voluntário, o Pêlo Próximo envolve animais - seja cachorro ou gato - e tutores em uma iniciativa de amor e solidariedade. Quer saber como o Pêlo Próximo surgiu e como se voluntariar? Conversamos com a Patrícia Calainho, que administra as redes sociais do projeto e é voluntária com a sua vira-latinha, a Penélope.

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    Ver Todas >

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?
    Cuidados dos animais

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?

    Quem tem um cãozinho já deve ter reparado que esses animais simplesmente adoram se escorar em praticamente qualquer lugar para tirar uma sonequinha. Portanto, é fundamental arranjar um cantinho da casa para que os peludos possam descansar confortavelmente sempre que precisarem, não é mesmo? A cama para cachorro é o acessório ideal para isso. No entanto, antes de efetuar a compra, o tutor deve levar em consideração uma série de fatores para não errar na escolha da cama para cães.

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?

    Os felinos são conhecidos por serem animais extremamente higiênicos e, portanto, precisam de um cuidado especial quando o assunto são as suas necessidades fisiológicas. A caixa de areia para gatos é o acessório ideal para isso, mas quando se trata especificamente do tipo de areia, muitos tutores podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. Uma delas é a areia biodegradável para gatos, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e granulações. Mas será que esse material realmente vale à pena? Quais são os diferenciais dele? A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre esse tipo de areia de gato!

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?

    Os insetos podem ser muito prejudiciais para os cachorros. Se engana quem pensa que os mosquitos só podem causar coceira e vermelhidão nos doguinhos: as picadas de inseto podem transmitir doenças sérias como a dirofilariose,leishmaniose visceral, berne e miíase. Além dessas doenças, alguns pets desenvolvem quadros de alergia ao serem picados por mosquitos. Por isso, é muito importante usar algum produto para prevenir o problema, como o repelente para cachorro contra mosquitos.

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?
    Cuidados dos animais

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?

    Todo mundo sabe que os gatos são animais difíceis de beber água. Não é à toa que os problemas renais são uma preocupação frequente na vida de quem tem um bigodudo em casa. Por isso, o bebedouro de gato é um acessório indispensável na hora de cuidar desses animais, até mesmo para incentivá-los a manter a hidratação em dia. Existe uma infinidade de opções de bebedouros para gatos nos pet shops.

    Ver Todas >