Para um tutor de gato, não é difícil flagrar o animalzinho dormindo em diferentes momentos do dia. Animal de hábitos noturnos, o gato pode tirar uma série de sonecas durante o dia, mesmo sem deixar de dormir à noite. É absolutamente normal um gato dormindo mais da metade do dia. Ao somar todos os períodos de descanso do bichano, o tempo de sono fica entre 12 e 16h por dia. Por isso, é super comum perceber o gato sonhando: uma cena pra lá de fofa! Movimentos involuntários, alguma vocalização e até expressões faciais podem entregar que algo se passa na cabecinha do felino enquanto ele dorme.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você alguma vez já se perguntou com o que os gatos sonham? Quais serão as imagens mentais e as emoções que elas despertam no gatinho adormecido? É isso que você vai descobrir agora!

Gatos sonham! Mas com o quê?

Sim, gatos são capazes de ter sonhos sempre que dormem. Estudiosos começaram a pesquisar o comportamento dos animais durante o sono ainda na década de 60. Os cientistas observaram o comportamento dos gatos em todas as fases do ciclo do sono, analisando o funcionamento cerebral e, inclusive, comparando com a atividade do cérebro humano durante o descanso.

 

Os gatos sonham, provavelmente, com atividades do seu dia a dia.

Os gatos sonham, provavelmente, com atividades do seu dia a dia.

 

 

Pessoas e gatos têm em comum o sono dividido em dois ciclos: o REM (movimento rápido dos olhos) e o NREM (não REM). É na fase REM em que o sono fica mais profundo e há atividade mais intensa no cérebro, portanto é o período em que os sonhos acontecem. Além disso, é também quando os músculos do corpo ficam paralisados, relaxando.

 

A estratégia dos cientistas franceses Michel Jouvet e J.F Delorme para saber o que os gatos sonham consistiu em retirar uma estrutura chamada ponte de Varólio do cérebro felino, para que eles pudessem se mover enquanto dormiam. Esse estado ficou conhecido como REM-A. O que se observou foi que os gatos sonham, provavelmente, com atividades do seu dia a dia, podendo caminhar ou até mostrar um comportamento mais agressivo, como se estivessem brigando ou perseguindo uma presa.

Alguns anos mais tarde, o neurologista veterinário neurologista Adrian Morrison revisou essa pesquisa, acrescentando que os gatos em estado REM-A podem mover suas cabeças, como quem segue algum estímulo visual ou sonoro. A conclusão é que gatos sonham com situações emocionantes, onde geralmente se colocam em posição de caçador, além de momentos do seu cotidiano. Legal, né?

Gatos têm pesadelos? Como agir quando perceber o gato sonhando com algo desagradável

Não é só de aventuras estimulantes que os sonhos dos gatos são feitos. Gatos têm pesadelos também, sobretudo se já passaram por algum episódio traumático em suas vidas, não importa há quanto tempo. Gatinhos resgatados das ruas ou que sofreram maus tratos, por exemplo, podem ter flashes dessas vivências enquanto dormem. Outro “roteiro” possível para o pesadelo de gato é quando ele é a presa perseguida por um cachorro, por exemplo.

Movimentos nas patas, tremores, miados… todos esses podem ser sinais de que seu gato está tendo um pesadelo. Mas, ao tentar ajudá-lo, tenha cuidado: acordá-lo abruptamente pode causar um susto ainda maior no bichano. O ideal é chamá-lo pelo nome de forma suave, sem tocá-lo. Qualquer intervenção pode ser suficiente para que o gato tenha uma resposta agressiva, podendo atacar até mesmo seu tutor.

Outra boa ideia é cuidar para que o gato tenha um sono tranquilo e reparador: ofereça uma manta bem quentinha, instale redes pela casa ou providencie uma cama de gato bem fofinha. Além disso, a qualidade do sono do gato pode ser aprimorada nos momentos em que ele está acordado, sabia? Uma boa ração, capaz de suprir suas necessidades nutricionais, e brincadeiras durante o dia vão deixá-lo pronto para o melhor dos descansos.

 

Ofereça ao seu gato uma manta bem quentinha, instale redes pela casa ou providencie uma cama de gato bem fofinha para que o animal descanse bem.

Ofereça ao seu gato uma manta bem quentinha, instale redes pela casa ou providencie uma cama de gato bem fofinha para que o animal descanse bem.

 

 

O que significa sonhar com gato? Detalhes do sonho podem revelar motivos diferentes

 

E quando somos nós que sonhamos com gatos? O que pode estar por trás dessa manifestação involuntária? A primeira hipótese não difere muito do que acontece com os felinos: também sonhamos com situações do nosso dia a dia, que vivemos, pensamos ou que simplesmente estão figurando em nosso inconsciente. Portanto, sonhar com gato pode estar relacionado à alguma preocupação com o próprio animal de estimação ou à vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Já pensou em adotar um gato?

Para os mais místicos, que não dispensam uma boa interpretação do sonho, prestar atenção aos detalhes de como o gato aparece no sonho pode ajudar a entender melhor o que se passa na nossa realidade externa e como isso nos impacta emocionalmente:

Sonhar com gato preto

Gatos pretos são alvo de muito preconceito, ao serem associados ao azar. Mas tudo isso não passa de crença popular! Se em algum momento da vida você já acreditou nisso, pode ser que um gato preto apareça em sonho para representar algum medo ou insegurança, por exemplo. Vale lembrar que as associações em sonhos nem sempre são óbvias, mas que tal refletir sobre seus prejulgamentos?

Sonhar com gato branco

O gato branco, quando aparece em sonho, é para transmitir uma mensagem de pureza e bons sentimentos. Sobretudo quando o gato além de branco é manso, o sonho pode representar que há um novo relacionamento amoroso pintando em sua vida, mesmo que você não tenha percebido ainda. 

Sonhar com filhote de gato

Filhotes simbolizam a renovação e sua aparição nos sonhos é bem comum quando decidimos retomar projetos antigos ou passamos por grandes mudanças. Mais do que isso: é um convite para ver a beleza das pequenas coisas da vida.