Só quem tem um gatinho sabe como é bom poder compartilhar a vida com eles. Algumas pessoas podem até achar que os felinos não gostam muito de ficar perto dos humanos, principalmente por conta da fama de reservados e independentes, mas será que isso é verdade? Uma dúvida que sempre permeia a cabeça de todo gateiro é se os gatos sentem falta dos donos ou se os bichanos simplesmente não dão a mínima para a companhia humana. Para entender de uma vez por todas como os gatos se sentem quando os tutores precisam sair de casa, fomos atrás de algumas respostas. Dá só uma olhada no que a gente descobriu!

Afinal, será que os gatos sentem saudades do dono?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sim, os gatos sentem saudades ! De fato os bichanos são bem mais desapegados e independentes do que os cães, por exemplo, e é por isso que eles conseguem se virar tão bem sozinhos, mas depois de passar muito tempo longe, o gato sente falta dos donos. A diferença é que isso não está relacionado com uma dependência emocional nem nada do tipo, só quer dizer que o bichano gosta muito de você e da sua companhia.

Para compreender melhor a relação dos humanos com os gatos, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, estudou a reação dos felinos em circunstâncias bem específicas. Para começar, os gatos tinham acesso a diferentes emoções do tutor, como felicidade, tristeza ou raiva. Em seguida, esses animais passavam pela mesma experiência com um grupo de desconhecidos. O resultado foi que os gatos tinham uma reação muito mais intensa quando se tratava do seu dono, mostrando que eles são sensíveis às emoções do tutor, o que é uma clara prova de amor.


Uma das provas que os gatos sentem saudades é que eles normalmente ficam esperando o tutor chegar logo em casa
Uma das provas que os gatos sentem saudades é que eles normalmente ficam esperando o tutor chegar logo em casa

Um gato nunca esquece seus donos

Sabia que os gatos são capazes de reconhecer sua família humana? É isso mesmo: além do cheiro, os felinos também conseguem identificar o tutor pelo som da voz. Essa junção de fatores faz com que o gatinho esteja sempre ligado aos seus donos de alguma forma, e a memória felina contribui ainda mais para isso. 

Assim como ocorre com os humanos, os gatos também têm memória de curto e longo prazo, e é por isso que esses animais são capazes de memorizar sua rotina e outros acontecimentos importantes. Com a convivência familiar, os gatos ficam acostumados a sempre ter aquelas pessoas ao seu redor, então quando o bichano é abandonado ou perde seu dono por algum motivo, ele sente bastante o impacto disso.

Gato sente falta do dono e pode demonstrar isso de diversas maneiras

O amor de gato é diferente do que a gente pensa. Eles não são como os cachorros, que ficam grudados nos humanos o tempo todo: os gatos prezam muito pelo seu espaço e pela sua privacidade, preferindo até mesmo ficar sozinhos às vezes. No entanto, isso não quer dizer que os gatos não gostam de seus humanos - até mesmo porque as demonstrações de afeto dos felinos estão presentes em várias outras atitudes. 

Quando o gato sente falta do dono, por exemplo, é muito fácil de perceber, porque assim que o tutor chega em casa o animal já está ali esperando por ele. Nesses momentos, o gato tende a ficar mais próximo como uma forma de “matar a saudade”, e ele não vai se incomodar de ficar do seu lado assistindo televisão ou vendo você fazer qualquer outra coisa. Tudo que ele quer é a sua companhia e carinho, claro! 

Redação: Juliana Melo