Durante o período de quarentena, é muito provável que a sua rotina tenha mudado bastante, mas isso também afeta o dia a dia dos pets. Se antes o seu gatinho costumava passar algumas horas sozinho quando você ia trabalhar ou resolver coisas na rua, agora ele tem sua presença 24 horas por dia. Isso pode provocar algumas reações no animal, como estresse, irritação ou mesmo uma maior necessidade de receber a sua atenção. É normal que muitos tutores fiquem preocupados com a saúde física e mental dos animais de estimação nesse período de isolamento social. Por isso, reunimos aqui algumas informações para te ajudar a cuidar de gato durante a quarentena. Confira!

Aproveite o tempo em casa para interagir mais com o seu gato

Se você estiver estressado ou preocupado demais, isso pode se refletir no seu gatinho e fazer com que ele fique mais agitado também. Já os bichanos que costumam ter acesso ao exterior da casa podem sentir a mudança de rotina ao ficarem presos por mais tempo.

Isso pode ser notado com a mudança repentina de comportamento, mais miados ou falta de apetite. Se você tiver um gato estressado em casa, é importante fazer atividades com ele para gastar a energia acumulada. Aproveite o tempo em casa e interaja mais com o bichano, criando brincadeiras para mantê-lo ocupado por mais tempo.

Você também pode investir em outras técnicas terapêuticas para acalmar o bichano, como músicas clássicas, aromaterapia e massagens (se ele deixar, claro). A aplicação de reiki animal também é uma boa opção, mas lembre-se que essa terapia holística precisa ser feita por uma pessoa capacitada por isso - e não se preocupe com a quarentena, o reiki pode ser feito à distância. 


Brincar com o seu gato ajuda a evitar o estresse no animal durante a quarentena
Brincar com o seu gato ajuda a evitar o estresse no animal durante a quarentena

Mantenha cuidados extras com a limpeza e higiene do gatinho

Nesse momento delicado, é fundamental manter uma rotina de limpeza e higiene, tanto com a sua casa quanto com o gatinho. Se você tem o costume de dar banhos no seu felino, continue com a prática - mas cuidado para não limpá-lo com muita frequência, já que os intervalos devem ser maiores que 1 mês. A limpeza das patas também precisa de uma atenção extra.

Se você precisar ir na rua por algum motivo específico, é imprescindível que não entre em casa com o sapato sujo: isso porque os bichinhos deitam bastante no chão e podem levar alguma contaminação para camas, sofás e outras superfícies. É preciso higienizar com mais frequência os lugares da casa que são mais tocados, como maçanetas, controle remoto e móveis - e isso inclui a caixa de areia, brinquedos e outros utensílios usados pelo gato, como potes de água e alimentação. 

Cuide da saúde física do seu gatinho durante a quarentena

Não deixe de manter os cuidados básicos com a saúde do seu gato, afinal, mais do que nunca ele precisar estar saudável. Fizemos uma lista do que você não pode esquecer!

1. Escove os pelos do gato com frequência, de 1 a 2 vezes por semana. Se o bichano for muito peludo, considere a escovação diária;

2. Limpe as orelhas do bichano pelo menos 1 vez por semana, isso ajuda a evitar a proliferação de ácaros que causam a otite - um sinal comum de estresse;

3. Não esqueça de manter as unhas do seu gato sempre aparadas;

4. Se você nunca escovou os dentes do seu gato, é hora de repensar isso. O hábito evita o acúmulo de tártaro e outros desconfortos na boca do bichano.

Além disso, observe mudanças de comportamento ou alterações físicas que indiquem o animal pode estar doente. Nesse caso, entre em contato com seu veterinário de confiança.

Redação: Gabrielle Nunes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.