Com o passar dos dias e o aumento do período de isolamento social, a ansiedade e o estresse podem surgir e tornar a sua rotina um grande pesadelo. O que poucos gateiros sabem é que seus sentimentos também podem ser sentidos pelos bichanos. Fique atento: seu gato pode ficar estressado também. Por isso, se você quer garantir o bem estar do seu bigodudo, é hora de rever suas próprias atitudes e investir em hábitos que ajudem nesse momento. Pensando nisso, separamos aqui embaixo algumas dicas e cuidados para tornar a quarentena mais tranquila para o seu gatinho e para você. Olha só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato estressado: entenda como o sentimento pode se manifestar no seu bichano

Ninguém pode negar: enfrentar uma quarentena pode ter um impacto na sua saúde mental e também afetar seu gatinho. Os felinos são conhecidos por terem uma personalidade forte e seguirem suas próprias vontades e, por isso, o isolamento social pode deixar o gato mais agressivo, triste e estressado. Também ocorre do animal absorver a energia do ambiente e sentir algo semelhante ao que você está passado. Segundo um estudo publicado na revista científica PLOS One, a relação de família entre os tutores e os gatos é a principal motivação para esse comportamento. Por isso, é muito comum que os felinos sejam afetados pela maneira como interagimos com eles e, sobretudo, a forma como os tratamos. 

Sendo assim, é fundamental ficar atento aos sinais do seu gatinho para amenizar o quadro. Gato miando muito, por exemplo, é um dos sintomas mais expressivos de que algo não vai bem com o seu pet, já que o felino costuma reagir dessa maneira à falta de atenção do tutor. Agressividade, coceira, perda de apetite e xixi e cocô fora da caixinha de areia para gatos também significam que ele está estressado ou irritado. 

gato estressado: mulher brincando com gato em casa

Como acalmar um gato estressado: saiba como tranquilizar o seu bichano durante a quarentena

 

Ainda que sejam mais independentes que os cachorros, os felinos precisam de uma atenção especial do dono quando se trata de estresse e ansiedade. A parte boa disso é que, geralmente, você não precisa fazer muita coisa. Em momentos tensos como o da quarentena, o melhor a se fazer é ficar perto do seu gatinho. Certifique-se de que ele tenha um local aconchegante, como uma boa caminha e fique ao seu lado. Os gatos costumam responder melhor à presença de alguém que conhece e confia do que a carinhos excessivos nos momentos de estresse. 

O uso de brinquedos para gatos também podem ajudar o seu pet. Neste caso, não é preciso gastar muito, já que com pouca coisa é possível entreter o felino. A caixa de papelão, por exemplo, lidera a lista de brinquedos preferidos para os gatos para brincarem, arranharem bastante e se esconderem. Além disso, os brinquedos relaxantes são ótimos aliados para acalmar e exercitar o gato na quarentena .

O uso de medicações também pode ajudar a diminuir o estresse do gato

Se você já tentou uma série de alternativas para amenizar o estresse no bichano durante a quarentena e nada deu certo, não é preciso se desesperar. Existem outros métodos que, unidos aos cuidados diários com o seu pet, podem ajudar a diminuir e até mesmo eliminar esse sentimento do animal. Bastante indicado para casos de transtornos de comportamento, a floral para gatos é um medicamento que pode deixar o seu bichinho mais tranquilo. O produto, que não tem nenhum componente químico, é recomendado por veterinários e adestradores, já que não causa problemas à saúde e pode ser um grande aliado para ansiedade e nervosismo. Mas, vale lembrar que, embora seja fácil adquirir os florais em pet shops, é importante consultar o seu veterinário antes de medicar o seu gato. 

Redação: Úrsula Gomes