Cuidar de gato

Gato pode comer hortelã? Veja 13 ervas e plantas liberadas para pets

Publicado - 22 Novembro 2022 - 15h29

Atualizado - 28 Junho 2024 - 10h43

Existem muitas plantinhas que podem ser oferecidas para felinos, e não apenas a famosa erva de gato (ou catnip). Mas saber quais plantas que gato pode comer é indispensável para evitar um quadro de intoxicação. Algumas espécies podem, no entanto, ser benéficas para a saúde geral do animal, pois ajudam a afastar o tédio, têm efeito calmante e podem até mesmo ajudar no controle de bolas de pelos, um problema recorrente em casas com gatos.  

Se você é tutor de um gatinho e não quer abrir mão de cultivar um jardim ou horta em casa, veja as dicas a seguir: descubra se gato pode comer hortelã e outras ervas!

1. Alecrim é uma erva não tóxica para gatos

O alecrim é uma planta liberada para gatos e tem diversos benefícios para a saúde. O chá de alecrim ajuda na digestão e melhora a circulação sanguínea. No entanto, o alecrim pode ter um cheiro que gato não gosta, então nem todos vão gostar.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2. Camomila é uma erva para acalmar o gato

A camomila é um ansiolítico natural e os gatos podem aproveitar os efeitos fitoterápicos dela. Essa erva tem efeito sedativo e ainda melhora problemas gastrointestinais. Já o chá de camomila para gatos serve para limpar o olho, ajudar no tratamento da conjuntivite felina, acalmar a pele irritada do bichano e é ótima para remover parasitas, como pulgas e carrapatos.

3. Gato pode comer capim-cidreira para dores no corpo

Natural da Índia, capim-cidreira (ou capim-santo) é rica em propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O gato pode comer capim-santo e ela é um ótimo relaxante muscular. O mais legal é que eles adoram a essência dessa erva e cultivá-la em casa vai deixar o bichano muito feliz.

4. Capuchinha é uma planta amiga dos gatos

Capuchinha é uma planta repleta de nutrientes, como o potássio, fósforo e cálcio. O felino pode consumir essa planta para adquirir mais imunidade e fortalecer os ossos. A flor dela é comestível e ter uma muda dela em casa será benéfica para eles e ainda decora o ambiente.

5. Clorofito não é venenosa para o gato, mas tenha cautela

O clorofito não está na lista de plantas tóxicas para gatos. A planta gigante e chamativa é um ótimo entretenimento para o felino que adora brincar com suas folhas. Inclusive, ela serve para purificar o ambiente, evitando mofos e tornando o ar mais limpo, sendo útil no caso de asma ou bronquite.

Não tem problema o bichano mastigar pequenas quantidades dela durante uma brincadeira, no entanto, alguns gatos podem ter alergia e é preciso atenção a qualquer reação negativa. Clorofito também é conhecida como planta-aranha e é importante não confundi-la com a lírios-aranha, que é uma planta tóxica para o pet.

6. Erva-cidreira para gatos é segura e amenizar enjoos

É confundida com a capim-cidreira por ter sabor semelhante, mas elas carregam diferenças no tamanho: capim-cidreira tem folhas longas e finas e a erva-cidreira é menor e mais grossa. No entanto, ambas são isentas de perigos para o felino! O gato pode comer erva cidreira e elas ajudam quando ele está com problemas gastrointestinais ou enjoo.

7. Gato pode comer hortelã para combater gripes e resfriados

A hortelã para gato previne diversas doenças respiratórias e virais. Ela fortalece o sistema imunológico e serve como descongestionante e expectorante no caso de gripe em gatos. Eles também amam o frescor da hortelã e consumi-la vai melhorar o sistema digestivo, entre outros benefícios.

gato pode comer hortelã: gato comendo folha de hortelã
Gato pode comer hortelã, camomila, erva-cidreira e até alecrim!

8. Manjericão não é tóxica para gatos e combate o sedentarismo

Usada para temperar alimentos, os pets podem ingerir manjericão para a prevenção de diversos problemas de saúde, como a tosse e cansaço excessivo. Seus efeitos sedativos e antioxidantes são ótimos para um pet apático que precisa de mais energia. O manjericão também é analgésico e cicatrizante, agilizando a cura de problemas de pele. Ou seja, pode plantar à vontade!

9. Palmeira Areca purifica o ar e é inofensiva aos gatos

Usada para a decoração de ambientes, eles gostam de brincar com suas folhas e não há perigo ao mastigar essa planta. No entanto, não há indícios de benefícios para o gatinho. No geral ela combate a poluição e aumenta a umidade quando o ar está seco, evitando algumas doenças sazonais.

10. Peperômia é uma planta pet-friendly

Os gatos podem brincar com as folhas da Peperômia (e suas variações), pois ela é uma planta não tóxica para os pets e de fácil cultivo, além de ser ótima para decorar. Com uma dessas em casa, vai ser comum assistir ele se divertindo com suas folhas. O gato comendo planta peperômia não tem benefícios e nem malefícios, mas com certeza ajuda a afastar o tédio.

11. Os gatos adoram o aroma da sálvia para aliviar a tensão

A maioria das ervas aromáticas são agradáveis para os peludos e com a sálvia não poderia ser diferente. Seu efeito calmante ajuda a combater o gato estressado. Consumir ela não tem nenhum problema, muito pelo contrário: ela aumenta a imunidade e é anti-inflamatória.

12. Tomilho tem propriedades medicinais para os gatos

O tomilho é antifúngica e antibacteriana. Os gatos podem comê-la para melhorar sintomas de doenças bacterianas e adquirir mais imunidade contra quadros virais, pois ela é rica em vitamina C e tem ação expectorante. O tomilho também tem ação calmante e melhora a pressão arterial do felino.

13. Valeriana é liberada para gatos, mas em pequenas quantidades

Usada como calmante natural para gatos, o cheiro da valeriana traz sensação de conforto e alívio. Mas é preciso ter atenção com a quantidade: a alta ingestão dessa planta provoca vômitos e diversos problemas.

Plantas seguras para gatos ajudam enriquecimento ambiental

Muitos felinos perambulam pela casa atrás de entretenimento quando estão acordados e ter brinquedos e plantas no lar ajudam a afastar o tédio do bichano. O enriquecimento ambiental é importante para todas as raças, desde o vira-lata ao gigante Maine Coon. A gatificação busca adequar a casa para o gato e tornar o ambiente mais agradável para ele.

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas