close
Raças

Gato Persa: 12 curiosidades sobre o felino da raça

O gato Persa é uma das raças mais populares do mundo
O gato Persa é uma das raças mais populares do mundo

Essa apaixonante raça o é uma das mais populares entre os amantes de felinos: o gato Persa, além de sua aparência exótica, tem uma personalidade única que encanta os gateiros. Dóceis e muito afetuosos, os Persas apreciam ambientes calmos. Embora muita gente já conheça seu temperamento e sua aparência, existem algumas singularidades da raça de gato que não são muito populares. Para conhecer um pouco mais sobre o famoso e apaixonante gato Persa, confira 12 curiosidades sobre ele!

1. Gato Persa é originário do atual Irã

O gato Persa tem esse nome por ser originário da região da Pérsia, que atualmente é o Irã. Na verdade, como muitas raças de gato, não existem documentos que indiquem sua origem exata. A história mais famosa é a de que por volta de 1620 o explorador italiano Pietro Della Valle encontrou quatro pares do gatinho na antiga Pérsia e os levou para Europa. Os cientistas acreditam que a pelagem longa do gato Persa é uma modificação genética que se desenvolveu a partir de uma adaptação natural ao clima extremamente frio onde viviam.

2. Os gatos Persas sempre foram muito populares

Não é à toa que o gato Persa é uma das raças mais populares da atualidade. Mas a sua fama não vem de hoje! Esse gatinho sempre chamou a atenção por suas características marcantes. Em 1871, o gato Persa foi estrela de uma exposição no Palácio de Cristal, em Londres. A atração foi um sucesso e se tornou a principal de toda exposição, atraindo 20 mil pessoas e chegando a ser premiado no evento.

3. A raça Persa é propensa a ter alguns problemas de saúde

Assim como acontece com os cães braquicefálicos, o focinho achatado do gatinho Persa pode causar dificuldades para respirar. Além disso, os gatos dessa raça são mais propensos a problemas congênitos de saúde, como a Doença Renal Policística. O gato Persa tem alta sensibilidade ao calor e mantê-lo em um ambiente de temperatura fresca é essencial para o seu bem-estar. Os olhos lacrimejantes estão entre os problemas causados pelo focinho, mas não são difíceis de serem tratados. É preciso apenas ter um cuidado especial, higienizando os olhos periodicamente com soro fisiológico. É comum que ocorra também um acúmulo de secreções na região dos olhos, por conta do canal lacrimal do gato Persa ser pequeno. Problemas de pele, oclusão dentária, doença renal policística e atrofia progressiva da retina são outras doenças recorrentes na raça.

4. Gato Persa é retratado em famoso personagem do cinema

Um dos bichanos mais famosos da ficção é da raça Persa. Garfield, o personagem criado pelo cartunista americano Jim Davis em 1978. Além dos desenhos e quadrinhos, Garfield faz muito sucesso no cinema com seu filme próprio. Além disso, outro gatinho Persa famoso nas telonas é o Snowbell do filme “O Pequeno Stuart Little” de 1999.

5. Os gatos Persas são mais independentes

Os gatos Persa costumam ser mais independentes que outras raças. Apesar de ser uma característica comum entre os felinos, a independência é ainda mais evidenciada nos gatos Persas. Esses bichanos são do tipo de animais que não demandam muita atenção, mas gostam de recebê-la em momentos específicos. Eles costumam ser dóceis e afetuosos com os membros da família, mas apresentam timidez com desconhecidos. Por isso, não conte com ele para subir no colo das visitas.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O gato Persa pode viver até os 14 anos
    O gato Persa pode viver até os 14 anos

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    O cachorro filhote chorando é uma situação comum de ocorrer, pois se acostumar com um novo lar é uma tarefa muito difícil. A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. O que fazer? A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba que esse comportamento é muito normal.

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    6. Gato Persa nem sempre teve seu focinho curto e rosto achatado

    Talvez essa seja uma das características físicas mais marcantes e que mais destaca o gato Persa das demais raças. Entretanto, os gatos Persas nem sempre tiveram o focinho curto e rosto achatado. Essa característica foi adquirida no ano de 1950 por uma mutação genética. A partir disso, alguns criadores decidiram manter o visual. Essa característica, infelizmente, faz com que o gato Persa tenha problemas na respiração e dificuldade de se alimentar.

    7. A raça de gato Persa tem muita variedade de cor da pelagem

    A variedade de cores dessa raça é muito grande. Apesar do gato Persa branco, cinza e preto serem as cores mais famosas, existem outras centenas de possibilidades. A raça pode ainda apresentar mais de uma cor, ter a pelagem tigrada e por aí vai. O gato Persa também varia de tamanho, existindo os muito pequenos chamados de gatos Persas "teacups".

    8. Gato Persa já foi obra de arte

    Além do sucesso nos cinemas, o gato Persa também encanta nas obras de arte. Um quadro intitulado de “Os Amantes da Minha Esposa” conta com 42 gatos persas ilustrados. A obra do pintor Carl Kahler foi arrematada em um leilão por aproximadamente R$ 3 milhões de reais. O quadro pertenceu a um filantropo que encomendou a obra no final do século 19.

    9. Gato Persa é um animal dorminhoco e “preguiçoso”

    Essa raça de gato não é das mais ágeis. Ele pode chegar a ser considerado um animal muito “quieto” para as famílias mais agitadas. Isso acontece porque o gato Persa dorme durante o dia. Essa característica faz com que ele tenha uma certa fama de preguiçoso, já que é daqueles animais que passam bastante tempo deitado. Definitivamente não é aquele tipo de gato que gosta de pular pelos móveis.

    10. Gato Persa não pode viver em ambiente externo

    O gato Persa é muita indicado para aquelas famílias com apartamento. Justamente porque ele não pode viver em ambientes externos como quintais. Isso acontece por causa do seu focinho achatado e da sua pelagem que causam sensibilidade ao calor dentre outros transtornos.

    11. Os gatos Persa costumam miar pouco

    O gato Persa é um animal muito silencioso. Como dito anteriormente, para as famílias mais agitadas ele pode ser considerado um animal muito “quieto”. Eles vocalizam pouco e quando fazem, os miados são curtos e baixos. 

    12. Gato Persa tem alta expectativa de vida

    Por sua personalidade calma e dócil, o gato Persa costuma ter uma expectativa de vida alta. Ele pode chegar até os 14 anos de idade (alguns podem ultrapassar esse tempo). Essa vida longa depende muito dos cuidados do tutor e também do desenvolvimento ou não de doenças que a raça é propensa. 

    Redação: Hyago Bandeira

     

    Todo gato de 3 cores é fêmea? Veja o que descobrimos!

    Próxima matéria

    Todo gato de 3 cores é fêmea? Veja o que descobrimos!

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato
    Raças

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato

    Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os famosos olhos azuis. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: bastante adaptável, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!

    Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato persa: preço, personalidade, alimentação... Saiba tudo sobre a raça

    O focinho achatado e os pelos longos dos gatos persas são reconhecidos de longe pelo amantes da raça. Mas sabia que eles são muito mais do que apenas um rostinho bonito? Os bichinhos também são queridos pela sua personalidade super tranquila e carinhosa com crianças e outros animais. É justamente por isso que a raça é uma das mais populares do mundo! Mas antes de sair procurando por um gato persa para chamar de seu, conheça todos os detalhes e veja se é mesmo a raça que você quer.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O gato Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinho e muito ativo. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. A raça de gato Ragdoll é muito carinhosa e gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. 

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ver Todas >

    Filhote de Maltês: o que esperar da raça nos primeiros meses de vida?
    Adote um animal

    Filhote de Maltês: o que esperar da raça nos primeiros meses de vida?

    O filhote de Maltês é um cachorro conhecido por se parecer com um ursinho de pelúcia de tão fofo. De pequeno porte, com a pelagem completamente branca, olhar hipnotizante e energia de sobra, a raça de cachorro pequeno é muito recomendada para famílias com crianças em casa. Logo nos primeiros meses de convivência, a raça Maltês já demonstra alto companheirismo e lealdade ao tutor. Ou seja, além das características físicas que não passam despercebidas, o Maltês filhote possui uma personalidade apaixonante. 

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante
    Adote um animal

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

    O Ragdoll é uma das raças mais populares que existem no mundo - e o que não faltam são motivos para ser tão conhecido assim. Além de fazer parte do grupo de raças de gato gigante, esse bichano é extremamente dócil, meigo e carinhoso. O gato Ragdoll não dá muito trabalho e tem tudo para ser uma ótima companhia para os humanos. Mas você sabia que o gato da raça Ragdoll possui algumas curiosidades bem interessantes? 

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. 

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)
    Adote um animal

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)

    É impossível não reconhecer o gato Bengal. As manchinhas da pelagem do Gato-de-Bengala são únicas, assim como o seu rabo comprido, traços finos e olhos claros. Ele parece até um gato leopardo! A inteligência da raça Bengal é uma das suas características mais marcantes, junto com as diferentes maneiras de vocalizar e a facilidade em ser adestrado. Além disso, o Gato de Bengala pode ser dividido em alguns níveis de acordo com seu parentesco, dos mais próximos aos selvagens aos mais domesticados.

    Ver Todas >