Essa apaixonante raça o é uma das mais populares entre os amantes de felinos: o gato Persa, além de sua aparência exótica, tem uma personalidade única que encanta os gateiros. Dóceis e muito afetuosos, os Persas apreciam ambientes calmos. Embora muita gente já conheça seu temperamento e sua aparência, existem algumas singularidades da raça de gato que não são muito populares. Para conhecer um pouco mais sobre o famoso e apaixonante gato Persa, confira 12 curiosidades sobre ele!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1. Gato Persa é originário do atual Irã

O gato Persa tem esse nome por ser originário da região da Pérsia, que atualmente é o Irã. Na verdade, como muitas raças de gato, não existem documentos que indiquem sua origem exata. A história mais famosa é a de que por volta de 1620 o explorador italiano Pietro Della Valle encontrou quatro pares do gatinho na antiga Pérsia e os levou para Europa. Os cientistas acreditam que a pelagem longa do gato Persa é uma modificação genética que se desenvolveu a partir de uma adaptação natural ao clima extremamente frio onde viviam.

2. Os gatos Persas sempre foram muito populares

Não é à toa que o gato Persa é uma das raças mais populares da atualidade. Mas a sua fama não vem de hoje! Esse gatinho sempre chamou a atenção por suas características marcantes. Em 1871, o gato Persa foi estrela de uma exposição no Palácio de Cristal, em Londres. A atração foi um sucesso e se tornou a principal de toda exposição, atraindo 20 mil pessoas e chegando a ser premiado no evento.

3. A raça Persa é propensa a ter alguns problemas de saúde

Assim como acontece com os cães braquicefálicos, o focinho achatado do gatinho Persa pode causar dificuldades para respirar. Além disso, os gatos dessa raça são mais propensos a problemas congênitos de saúde, como a Doença Renal Policística. O gato Persa tem alta sensibilidade ao calor e mantê-lo em um ambiente de temperatura fresca é essencial para o seu bem-estar. Os olhos lacrimejantes estão entre os problemas causados pelo focinho, mas não são difíceis de serem tratados. É preciso apenas ter um cuidado especial, higienizando os olhos periodicamente com soro fisiológico. É comum que ocorra também um acúmulo de secreções na região dos olhos, por conta do canal lacrimal do gato Persa ser pequeno. Problemas de pele, oclusão dentária, doença renal policística e atrofia progressiva da retina são outras doenças recorrentes na raça.

4. Gato Persa é retratado em famoso personagem do cinema

Um dos bichanos mais famosos da ficção é da raça Persa. Garfield, o personagem criado pelo cartunista americano Jim Davis em 1978. Além dos desenhos e quadrinhos, Garfield faz muito sucesso no cinema com seu filme próprio. Além disso, outro gatinho Persa famoso nas telonas é o Snowbell do filme “O Pequeno Stuart Little” de 1999.

5. Os gatos Persas são mais independentes

Os gatos Persa costumam ser mais independentes que outras raças. Apesar de ser uma característica comum entre os felinos, a independência é ainda mais evidenciada nos gatos Persas. Esses bichanos são do tipo de animais que não demandam muita atenção, mas gostam de recebê-la em momentos específicos. Eles costumam ser dóceis e afetuosos com os membros da família, mas apresentam timidez com desconhecidos. Por isso, não conte com ele para subir no colo das visitas.

gato persa brincando em casa

6. Gato Persa nem sempre teve seu focinho curto e rosto achatado

 

Talvez essa seja uma das características físicas mais marcantes e que mais destaca o gato Persa das demais raças. Entretanto, os gatos Persas nem sempre tiveram o focinho curto e rosto achatado. Essa característica foi adquirida no ano de 1950 por uma mutação genética. A partir disso, alguns criadores decidiram manter o visual. Essa característica, infelizmente, faz com que o gato Persa tenha problemas na respiração e dificuldade de se alimentar.

7. A raça de gato Persa tem muita variedade de cor da pelagem

A variedade de cores dessa raça é muito grande. Apesar do gato Persa branco, cinza e preto serem as cores mais famosas, existem outras centenas de possibilidades. A raça pode ainda apresentar mais de uma cor, ter a pelagem tigrada e por aí vai. O gato Persa também varia de tamanho, existindo os muito pequenos chamados de gatos Persas "teacups".

8. Gato Persa já foi obra de arte

Além do sucesso nos cinemas, o gato Persa também encanta nas obras de arte. Um quadro intitulado de “Os Amantes da Minha Esposa” conta com 42 gatos persas ilustrados. A obra do pintor Carl Kahler foi arrematada em um leilão por aproximadamente R$ 3 milhões de reais. O quadro pertenceu a um filantropo que encomendou a obra no final do século 19.

9. Gato Persa é um animal dorminhoco e “preguiçoso”

Essa raça de gato não é das mais ágeis. Ele pode chegar a ser considerado um animal muito “quieto” para as famílias mais agitadas. Isso acontece porque o gato Persa dorme durante o dia. Essa característica faz com que ele tenha uma certa fama de preguiçoso, já que é daqueles animais que passam bastante tempo deitado. Definitivamente não é aquele tipo de gato que gosta de pular pelos móveis.

10. Gato Persa não pode viver em ambiente externo

O gato Persa é muita indicado para aquelas famílias com apartamento. Justamente porque ele não pode viver em ambientes externos como quintais. Isso acontece por causa do seu focinho achatado e da sua pelagem que causam sensibilidade ao calor dentre outros transtornos.

11. Os gatos Persa costumam miar pouco

O gato Persa é um animal muito silencioso. Como dito anteriormente, para as famílias mais agitadas ele pode ser considerado um animal muito “quieto”. Eles vocalizam pouco e quando fazem, os miados são curtos e baixos. 

12. Gato Persa tem alta expectativa de vida

Por sua personalidade calma e dócil, o gato Persa costuma ter uma expectativa de vida alta. Ele pode chegar até os 14 anos de idade (alguns podem ultrapassar esse tempo). Essa vida longa depende muito dos cuidados do tutor e também do desenvolvimento ou não de doenças que a raça é propensa. 

Redação: Hyago Bandeira