Gato

Gato mordendo a roupa do dono: por que eles fazem isso?

Publicado - 24 Maio 2023 - 15h49

Atualizado - 22 Abril 2024 - 00h33

Notar o gato mordendo roupas e tecidos é considerado fofo por alguns tutores e uma grande inconveniência por outros. Seja qual for o seu caso, vale dedicar uma atenção especial ao comportamento do felino. Este tipo de mordida de gato pode estar associado a uma série de fatores, como desmame precoce, tédio, predisposição genética, territorialidade, estresse, carência de nutrientes e até mesmo doenças. Por isso, é importante se certificar de que o hábito não representa nenhuma ameaça à saúde do bichano. 

Para entender melhor por que os gatos mamam cobertores e tecidos em geral, continue lendo. O Patas da Casa reúne a seguir tudo o que você precisa saber sobre este comportamento de gatos: significado, possíveis sinais de alerta e dicas para evitar as mordidas. Confira!

Gato mordendo roupas: possíveis causas e como identificá-las 

Lamber e morder roupas e tecidos pode ser um traço normal do comportamento do gato. Muitas vezes, o hábito é apenas o reflexo de uma curiosidade natural do felino, que pode estar investigando um cheiro interessante ou conhecendo uma nova textura. Nestes casos, você não tem com o que se preocupar (exceto com a integridade das suas peças, claro). 

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Já em outras circunstâncias, este comportamento dos gatos pode estar atrelado a motivos específicos, que merecem uma análise individualizada. Em geral, as causas mais comuns por trás da mordida de gato em tecidos e materiais semelhantes são: 

Desmame precoce: 

Flagrou o seu gato mordendo — e/ou sugando — tecidos ao mesmo tempo em que “amassa pãozinho” e ronrona? Se sim, é bem provável que o gesto esteja associado a um desmame precoce. Gatinhos que foram separados de suas mães muito cedo tendem a desenvolver uma série de comportamentos característicos, incluindo este. Hábitos como te morder e arranhar com frequência também são sinais de que ele não teve tempo de aprender certos limites com os outros irmãos da ninhada. 

Tédio:

Se o seu pet passa muito tempo sozinho e não tem brinquedos, arranhador para gatos e outros estímulos para se entreter no ambiente, pode ser que o hábito de morder roupas e tecidos seja uma forma de distração. 

Predisposição genética:

Ter um gato mordendo roupas pode ser ainda mais natural do que você imagina! Às vezes, o costume nada mais é do que uma predisposição genética do felino. Raças orientais, como o Siamês e o Birmanês, são conhecidas por uma maior propensão a este tipo de comportamento. Então, na dúvida, vale pesquisar sobre a origem e as particularidades do seu bichano. 

A mordida de gato em tecidos pode ser apenas um sinal de afeto

Territorialidade:

Outra possibilidade que não deve ser descartada é o traço territorialista dos felinos. Morder as suas roupas pode ser uma maneira de o gato marcar território, assim como fazer suas necessidades em áreas específicas da casa e arranhar um sofá, por exemplo. 

Estresse: 

Os gatos são animais bastante sensíveis e suscetíveis ao estresse e à ansiedade. Diversas situações podem deixar o gato estressado, como mudanças de casa ou alterações drásticas na rotina, a adoção de um novo gato e até mesmo a chegada de um bebê na família. Morder suas roupas pode ser uma forma alternativa de o bichano buscar conforto e tranquilidade. 

Carência de nutrientes: 

É essencial observar se o gato mordendo roupas, tecidos e outros materiais só está mastigando ou também está tentando engolir. Ingerir objetos aleatórios pode indicar carência de nutrientes e anemia, seja porque a dieta do pet está inadequada ou porque alguma doença está atrapalhando a absorção de vitaminas e minerais. De todo modo, a avaliação do veterinário é indispensável. 

Doenças: 

Perceber o gato mordendo roupas também pode ser sinal de alguma doença. O gesto seria uma forma de o pet tentar aliviar a dor e o desconforto que está sentindo. É importante prestar atenção e agendar uma consulta com o veterinário, principalmente se o comportamento do gato for algo recente e se tornar obsessivo. 

Como lidar com o comportamento do gato mordendo a roupa? É possível evitar?

O primeiro passo é identificar a causa da mordida de gato em roupas e tecidos. Quando o comportamento é algo eventual e até mesmo afetuoso, não há necessariamente um problema a ser evitado. Mas, se você se incomoda com o hábito, algumas medidas podem ser adotadas para contornar o inconveniente. 

Presentear o gatinho com um cobertor próprio para este momento pode ajudar, principalmente em casos de desmame precoce. Além disso, dar bastante carinho e atenção e encher o ambiente de brinquedos, arranhadores e estímulos é essencial. Os felinos entediados, com certeza, vão agradecer! 

Também é importante investigar se a rotina da casa está deixando o gato estressado e, se necessário, fazer as devidas alterações. Outro detalhe que não deve passar batido é a dieta do pet: ele está consumindo todos os nutrientes necessários? A ração do gato é de qualidade e está adequada para a faixa-etária dele? Na dúvida, converse com o veterinário. Aliás, uma consulta especializada é indispensável para garantir que o comportamento do gato mordendo roupas não tem relação com doenças. Portanto, não abra mão desse cuidado!

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas