Assim como acontece com os humanos, no mundo animal, as lágrimas podem significar uma série de coisas — e, no caso deles, nenhuma delas é um choro inofensivo. Um gato com olho lacrimejando geralmente está tendo uma reação involuntária do corpo e descobrir a causa desse problema é exatamente o que você vai precisar fazer com a ajuda do seu veterinário, principalmente se o sintoma se tornar muito constante. Para te ajudar a entender o que o olho do gato lacrimejando pode indicar, nós conversamos com a especialista de gatos do Grupo Vet Popular, Dra. Luciana Capirazzo. Dá uma olhada! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato lacrimejando: o que pode causar o problema? 

Por causa da alta sensibilidade, o lacrimejamento é uma reação automática a qualquer coisa que gere incômodo na região dos olhos, como explica Luciana: “O excesso de lágrimas no felino pode indicar algum incômodo causado por afecção ou, até mesmo, corpo estranho, como cílios, grãos de areia ou pequenos cacos de vidro. É importante se atentar quando acontece”. 

O aspecto da secreção que sai dos olhos do seu gato nesse momento também pode dizer muita coisa sobre a causa do problema. Geralmente, as lágrimas de resposta por algo que está na região dos olhos e não deveria parecem muito com as nossas: são transparentes e fluidas. Quando elas têm o aspecto amarelado, mais denso e pegajoso, geralmente são sintomas de alguma doença viral, como a conjuntivite. Nesses casos, a ida ao veterinário é indispensável. 

Além da conjuntivite, existem outras infecções oculares nos gatos que podem causar o excesso de lágrimas. Saiba quais são algumas delas aqui embaixo: 

  • Clamídia ocular felina;

  • Uveíte;

  • Gripe felina;

  • Alergias diversas;

  • Úlcera de córnea.

 

Gato lacrimejando: a secreção transparente geralmente é relacionada a um corpo estranhoO gato com olho lacrimejando pode ter alguma infecção viral

 

Gato com olho lacrimejando: o que fazer? 

 

Além de reparar no aspecto das lágrimas antes de fazer alguma coisa, você precisa ficar atento ao tempo em que o animal vai permanecer lacrimejando. Em casos simples de corpos estranhos no olho dele, o próprio organismo se encarrega de expulsar pela secreção. Quando isso acontece, o episódio de olho de gato lacrimejando não dura mais do que uma hora. Ao ultrapassar esse intervalo de tempo, não importa a razão, a indicação é a mesma: “o ideal é que o tutor leve animal ao médico veterinário para que o mesmo possa avaliar e instituir o protocolo mais adequado para o caso”, afirma Luciana. 

Mesmo que você consiga identificar que há algum corpo estranho no olho do seu gato, se ele não sair naturalmente, não tente retirar em casa: ele pode ser a causa da uma infecção que precisa ser diagnosticada e tratada pelo veterinário. Além disso, sem instrução, você pode acabar piorando o caso do seu gato no processo — esperar a ajuda especializada é o melhor a fazer.  

No caso das lágrimas causadas por alguma doença, vale a pena ficar atento a outros sintomas que o animal também pode ter para facilitar o diagnóstico do veterinário: “Afecções virais podem manifestar alterações sistêmicas como a febre, os espirros e inapetência (falta de apetite)”, conta Luciana. Também pode ser comum que o gato fique com a região dos olhos avermelhadas, inchadas, tenha sensibilidade à luz e fique letárgico. 

Posso limpar o olho do gato lacrimejando? 

Independente da causa, o ideal é esperar a instrução do veterinário antes de aplicar qualquer tipo de colírio ou dar algum medicamento para o seu gato. Administrar o remédio errado, nesse caso, pode causar diferentes sequelas para o seu animal. O máximo que você pode fazer para limpar ao redor dos olhos do animal depois de muita secreção é usar um algodão com soro fisiológico: passe delicadamente apenas nas áreas em que a lágrima tiver escorrido, nunca dentro do globo ocular do seu gato.

Redação: Ariel Cristina Borges