Entender a anatomia do gato é uma ótima maneira de conhecer melhor o seu bichinho. O corpo de um felino é repleto de curiosidades e, se pararmos para analisar, muitos questionamentos podem surgir. Uma das características mais marcantes do gato é sua flexibilidade. Como ele consegue, por exemplo, entrar em frestas tão pequenas mesmo tendo um tamanho bem maior? Perguntas como essa nos fazem questionar como funciona o sistema esquelético do animal e uma grande dúvida vem à tona: afinal, gato é vertebrado ou invertebrado? O Patas da Casa responde essa dúvida e explica um pouco mais sobre como funciona a anatomia de um gato. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quem são os animais vertebrados?

Antes de descobrir se gato é invertebrado ou vertebrado, é importante entender o que significa ser vertebrado. No reino animal, vertebrados são aqueles animais que fazem parte do subfilo vertebrata que, por sua vez, é uma classificação dentro do filo chordata. Animais que fazem parte de um mesmo grupo apresentam características em comum. No caso dos vertebrados, a mais marcante é a presença de coluna vertebral. Outras semelhanças entre esses animais são a existência de um sistema nervoso central, medula espinha, esqueleto interno, crânio protegendo o cérebro e uma simetria bilateral. Mas afinal, quem são os animais vertebrados? No reino animal, vertebrados são: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos (que inclui os humanos).

Gato é vertebrado ou invertebrado? Entenda de uma vez por todas em qual grupo está os felinos

Os gatos são animais que se enquadram na classe dos mamíferos. No reino animal, vertebrados incluem diferentes classes - entre elas, a classe dos mamíferos. Portanto, a dúvida se gato é vertebrado ou invertebrado tem fim: gatos são animais vertebrados. Eles possuem todas as características comuns a esse grupo e, por isso, são classificados dessa forma.

Como a anatomia do gato permite tanta flexibilidade se ele é um vertebrado?

Um dos motivos que fazem as pessoas terem dúvidas se gato é invertebrado ou vertebrado é sua grande flexibilidade. Você já deve ter reparado que a anatomia do gato é capaz de se adaptar a diferentes espaços. Gatos conseguem entrar dentro de caixas, vasos, armários… parece até que eles são líquidos! Existe uma explicação para isso: apesar de terem coluna vertebral assim como nós, ela não tem ligamentos. Ao invés disso, o que une a coluna são músculos, que estão em uma quantidade muito maior que a dos ossos. Assim, há uma combinação de músculos, ossos e discos intervertebrais que juntos conferem uma grande mobilidade ao animal. É por isso que vemos os bichanos se movimentando para todos os lados, entrando em frestas pequenas, girando a cabeça em diferentes direções e se adaptando a diversos espaços. A anatomia de um gato permite esses movimentos mesmo tendo uma coluna vertebral por conta da enorme quantidade de músculos presentes nela.

 

Anatomia do gato: músculos ajudam a dar flexibilidade para a coluna vertebral do gato

Anatomia do gato: músculos ajudam a dar flexibilidade para a coluna vertebral do gato

 

 

Anatomia do gato: quantas vértebras tem um gato?

 

Agora que não restam mais dúvidas se gato é vertebrado ou invertebrado, podemos entender melhor a anatomia de um gato. Os bichanos possuem, em geral, 244 ossos divididos em esqueleto axial e apendicular. A coluna vertebral faz parte do esqueleto axial e conta com diferentes tipos de vértebras. Elas são divididas em 7 vértebras cervicais, 13 torácicas, 7 lombares, 3 sacrais e de 18 a 24 vértebras caudais. 

A cauda é uma extensão da coluna vertebral do gato

Uma das partes mais curiosas da anatomia de um gato é a cauda. O rabo de gato tem papel fundamental no equilíbrio, sustentação e flexibilidade do animal - além de ajudar bastante na comunicação dos gatos. Mas você sabia que a cauda do gato é uma continuação da coluna vertebral? Pode não parecer, mas o rabo de gato conta com cerca de 18 a 24 pequenas vértebras caudais. Ou seja, mesmo sendo molinha e flexível, a cauda do gato tem ossos. Por isso, os bichanos não gostam muito que mexam nesta região. Apesar de ser bem fofa, é bastante incômodo para eles pois estamos tocando em uma parte da sua coluna vertebral que pode, inclusive, sofrer uma fratura. A anatomia do gato é realmente surpreendente! 

Redação: Maria Luísa Pimenta