close
Comportamento

Gato dormindo: infográfico explica o que significa cada posição

Atualizado · 24 de junho de 2022 · 17h52

Publicado · 24/06/2022 · 17h50

Já parou para se perguntar sobre o significado das posições de gato dormindo? Pode parecer besteira, mas a maneira como o seu bichinho pega no sono tem diferentes interpretações e revela mais do que imaginamos sobre os nossos amigos de quatro patas. Como o gato dorme boa parte do dia - e acredite, isso é totalmente natural no universo felino -, é curioso observar a forma como esses animais se movimentam durante o sono e a posição em que cochilam.

Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? O Patas da Casa te ajuda com isso! No infográfico abaixo saiba tudo sobre as posições em que os gatos dormem: significado, nível de sono dos felinos e muito mais.

O gato dormindo pode assumir várias posições, e cada uma delas tem um significado diferente
O gato dormindo pode assumir várias posições, e cada uma delas tem um significado diferente

Mais Lidas

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
Comportamento animal

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
Comportamento animal

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

Gato dormindo de barriga para cima é sinônimo de segurança

Se a posição que o gato dorme é, na maioria das vezes, com a barriga para cima, pode ficar feliz: isso significa que o bichano definitivamente se sente muito seguro no lugar onde vive. A explicação para isso é muito simples: a barriga do gato é uma das regiões mais frágeis e vulneráveis do corpo dele. Eles tentam protegê-la a todo custo, e é por esse motivo que os gatos não gostam de carinho na barriga. Portanto, se o seu amigo gosta de relaxar nessa posição é porque ele não vê problemas em demonstrar vulnerabilidade perto de você, se sentindo confortável o suficiente para abandonar os próprios instintos de proteção.

Se o gato dorme de lado, ele está totalmente relaxado

Essa é uma das posições de gato mais comuns na hora do sono. Trata-se de uma configuração bem confortável e relaxante para o descanso, já que os membros ficam completamente esticados. Além do mais, é um jeitinho de o gato dormir e se proteger ao mesmo tempo, já que a barriga e os órgãos vitais do organismo felino ficam pouco expostos nessa posição. Ou seja, o bichano pode colocar o sono em dia à vontade sem se sentir indefeso e desprotegido, apesar de se sentir seguro naquele espaço.

Gato dormindo com as patas no rosto é para bloquear a luz

Se você já flagrou gatos dormindo com as patinhas em cima do rosto, deve ter ficado bastante encantado com a fofura da cena. Mas sabia que existe uma explicação bem lógica para essa posição? Os gatos costumam dormir desse jeito quando a claridade é muito forte no ambiente, e eles tentam encobrir a luz com a própria patinha. Esse é um comportamento felino muito comum quando o gato dorme durante o dia, ou a luz de um cômodo da casa é muito intensa. Uma curiosidade é que essa forma de cochilar ajuda a manter a temperatura corporal mais estável.

Posição dos gatos dormindo enroladinho significa proteção

Um gato dormindo todo enroladinho como se fosse uma bolinha é outra cena clássica. Isso não é à toa: os instintos selvagens da espécie fazem com que esses animais assumam essa posição na natureza com certa frequência, pois ajuda a conservar o calor e ao mesmo tempo mantém os órgãos vitais protegidos de qualquer ameaça. Mas não se preocupe: mesmo que seu gatinho durma desse jeito em casa, não quer dizer que ele se sinta desconfortável ali. Na verdade, é algo meramente instintivo, já que é um hábito que permaneceu na vida de vários felinos mesmo depois da domesticação.

Se o gato dorme em cima das patas, ele está tendo um sono leve

Da mesma forma que às vezes nós só queremos tirar um pequeno cochilo, os gatos também são assim! Apesar de dormirem muito, os bigodudos muitas vezes “dividem” as horas de sono em vários pequenos momentos de descanso. É por isso que quando o animal quer simplesmente repousar, mas não adormecer completamente, a posição de gato dormindo em cima das patas é a mais comum. Nesses casos, se planeja para um sono mais curto, pois pretende fazer alguma outra coisa logo em seguida.

Gatos dormindo de olhos meio abertos estão conscientes

É bem provável que você já tenha visto um gato dormindo de olho meio aberto pelo menos uma vez na vida. É até engraçado flagrar o animal desse jeito, mas não se engane: apesar de parecer estar dormindo, o sono de gato com olho semicerrado está longe de ser profundo. Esses bichinhos, na verdade, estão super conscientes do que acontece ao redor, e estão apenas “descansando” as pálpebras e tirando um breve cochilo - mas se algo ameaçador surgir, ele estará de prontidão para enfrentar.

Redação: Juliana Melo

Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

Próxima matéria

Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
Raças

Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
Raças

Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
Raças

Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

Ver Todas >

Por que cachorro boceja?
Comportamento animal

Por que cachorro boceja?

O bocejo dos cães pode ter diferentes significados, e nem sempre está associado somente ao sono ou cansaço (embora estes também sejam possíveis motivos). Na realidade, é bem comum ver um cachorro bocejando e logo depois virando um poço de alegria e energia. Em alguns casos, o comportamento também pode estar relacionado ao estresse e ansiedade, sendo importante aumentar a observação com seu amigo de quatro patas. 

Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida
Comportamento animal

Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

O Gato-do-deserto é uma raça de gato selvagem que vista de longe parece um filhote fofinho. Mas se engana quem pensa que essa pode ser uma raça de gato indefesa e carinhosa como os felinos que estamos acostumados. O nome científico dele é Felis Margarita (também chamado de Gato-da-areia Árabe): uma raça de gatos que se esconde no intenso calor diurno e extremo frio noturno de desertos do Oriente Médio. 

Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
Comportamento animal

Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
Comportamento animal

Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

Ver Todas >