O rabo de gato é uma parte do corpo extremamente sensível e que possui diversas funções importantes para os felinos. A cauda está relacionada ao equilíbrio e até a comunicação do gato, entre outras. Por conta disso, a lesão na cauda de gatos é considerada um problema sério e os tutores devem estar atentos com essa possibilidade. Mas você sabe como ela ocorre e o que fazer caso aconteça? O Patas da Casa reuniu algumas informações importantes para responder essas questões. Descubra abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato com a cauda quebrada: como ocorre?

Muitos gateiros não sabem, porém o rabo de gato é uma extensão da coluna vertebral dos felinos e desempenha um papel importante no equilíbrio do animal. O gato com a cauda quebrada pode sentir muita dor e apresentar dificuldade na hora de defecar ou fazer xixi. Mas você sabe como ocorre esse problema? Os acidentes domésticos são as causas da maioria dos casos de problemas na cauda do gato. Prender em portas, janelas e outros móveis, além de pisadas, podem deixar o gato com rabo quebrado. Além disso, a complicação também pode ocorrer devido a atropelamentos, brigas com outros animais e também quando alguém pega o gato pelo rabo.

Para evitar que o problema aconteça é necessário investir na criação indoor. Os gatos com acesso à rua correm muitos riscos, não só de acidentes, como também de outras doenças. Os cuidados ao caminhar dentro de casa para não pisar no gatinho também são importantes, assim como jamais pegar o gato pelo rabo.

 

A lesão na cauda de gatos deve ser analisada por um médico veterinário

A lesão na cauda de gatos deve ser analisada por um médico veterinário

 

 

Problemas na cauda do gato: como identificar?

 

gato com a cauda quebrada sente muita dor. Entretanto, quem convive com felinos sabe o quanto eles são profissionais quando o assunto é disfarçar fraquezas. Por isso, é muito comum que algumas pessoas não consigam identificar o gato com rabo quebrado. Outros sinais podem ajudar a perceber o problema, veja abaixo:

  • gato não levanta a cauda
  • rabo inchado
  • feridas ou lesões aparentes na cauda
  • mudanças de comportamento
  • gato fugindo do toque na cauda
  • gato miando muito ao ter o rabo tocado

Como tratar o gato com rabo quebrado?

Ao perceber algum dos sinais de problemas na cauda do gato é essencial que o tutor leve o bichano ao médico veterinário com urgência para um tratamento adequado. Ao chegar no consultório, o gato com rabo quebrado precisará passar por alguns exames, sendo o raio-x o principal deles. Assim é preciso identificar como e onde é a fratura. O tratamento pode variar de acordo com cada caso. Em casos mais leves, apenas o uso de uma tala e a administração de medicamentos será suficiente para a recuperação do felino. Já em casos mais graves, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias.

Redação: Hyago Bandeira