Gato com diarreia não é uma condição rara, mas precisa de alguns cuidados. Assim como acontece com o organismo humano, o dos felinos também demonstra alguma fragilidade através de desordem intestinal. Troca de ração, vermes, vírus, alimento estragado ou até mesmo desidratação podem causar diarreia em gatos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na maioria dos casos, a situação não é grave e pode ser resolvida em casa, mas se a diarreia estiver acompanhada de outros sintomas, é importante a consulta no veterinário. Veja abaixo quais são as principais causas, sintomas, tratamentos e quais casos precisam de acompanhamento profissional.

Diarreia em gatos: conheça as principais causas e sintomas

gato com diarreia no veterinário

Idas mais frequentes à caixa de areia, maior curvatura ao defecar, vermelhidão ao redor do ânus, lambedura frequente e até mesmo coceira na região podem indicar que alguma coisa não vai bem com a saúde intestinal do seu gato. Listamos as causas mais comuns abaixo.

 

Alimentação: uma simples troca de ração pode causar diarreia nos gatinhos. Seja por uma ração com menos fibras ou de outra marca. Outra situação muito comum é quando a casa tem um novo animal e o gato mais velho come a ração que não é compatível com a idade e suas necessidades.

Bactérias: Campylobacter e Escherichia coli são as bactérias comuns que provocam diarreia em gatos.

Vírus: se causada por vírus, a diarreia precisa do acompanhamento profissional, já que é bastante perigosa e pode causar até a morte. Panleucopenia, FIV (Virus da Imunodeficiência Felina - que também é conhecido como Aids Felina), a Leucemia Felina (FeLV) e a Coronavirose (gastroenterite contagiosa) são alguns dos vírus que podem causar o problema.

Envenenamento: essa causa costuma atingir mais os gatos de rua ou os que moram em casa e costumam passear sozinhos. Sempre curiosos, podem comer veneno para ratos e baratas, por exemplo. Geralmente, a diarreia vem acompanhada de outros sintomas, como vômitos e salivação, portanto, fique atento e leve o felino imediatamente ao veterinário.

Doença Inflamatória Intestinal: essa é uma doença crônica comum e que precisa de acompanhamento veterinário.

Parasitas: vermes como coccidia, giardia e toxoplasmose também são causas comuns de diarreia em gatos e, se a verminose não for diagnosticada rapidamente, o caso pode se agravar.

Como tratar a diarreia do seu gato?

Como mostramos acima, a diarreia pode ter diversas causas e, sendo assim, os tratamentos também são os mais variados. Se a diarreia não está aliada há nenhum outro sintoma e for um episódio isolado, deixe água sempre disponível para evitar a desidratação. A ração úmida também ajuda na hidratação e se o seu gato não tiver problemas com outros tipos de comida, um potinho com arroz e frango sem temperos é uma boa opção para reorganizar o intestino.

 


Redação: Mariana Almeida