Gato

Gato com deficiência nas patas é resgatado e vira mascote de ong no RJ. Conheça o Charlinho!

Publicado - 07 Fevereiro 2023 - 16h29

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Viver com um gato com deficiência requer muito mais cuidado e paciência, especialmente nos primeiros meses de vida. Eles são mais rejeitados na hora da adoção, e podem passar a vida inteira em abrigos ou mesmo na rua. Alguns gatinhos cegos, surdos ou paraplégicos, no entanto, tiram a sorte e encontram um lar cheio de amor para viverem uma vida o mais próxima do normal. 

O Charlinho (@charlinhodaquinta) nasceu com as patas dianteiras tortas, resultado de uma malformação fetal. A história do bichano mobilizou muita gente na torcida para que ele superasse esse desafio ainda bebê e sobrevivesse. Ele se tornou ainda um embaixador da adoção especial! O Patas da Casa entrevistou a Ingrid Marques, tutora do Charlinho, para saber detalhes da rotina com um gato com deficiência e como ele vem ajudando a dar mais visibilidade à ong que o resgatou.

A história do Charlinho, gato que não andava resgatado no RJ

Após encontrar uma gatinha grávida em um bairro do Rio de Janeiro, a ong "Gatos da Quinta" (@gatosdaquinta) não pensou duas vezes em resgatar a mamãe e seus filhotes. Mas no meio dessa ninhada, estava o pequeno Charlinho, um gatinho que viria a ser o mascote da própria ONG que o tirou das ruas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Após saírem de uma clínica temporária, essa mãe e seus pequenos foram para o lar da Ingrid Marques - e foi ela quem percebeu que o Charlinho tinha algo diferente: "Já no primeiro dia eu percebi que um deles tinha uma pata 'tortinha' e era muito frágil, então comecei a observar." Ela relata que enquanto via os gatos "amassando pãozinho" na mãe, o Charlinho não conseguia fazer o mesmo.

Charlinho está fazendo fisioterapia para corrigir o problema nas patas

No início, a suspeita era de que ele tivesse a doença do gato nadador, condição onde o principal sintoma é um gato que não anda. Mas após visitar uma veterinária ortopedista, o diagnóstico era uma má formação nas patas dianteiras devido a uma fenda palatina.

A boa notícia é que o Charlinho está respondendo muito bem ao tratamento. Ingrid ressalta que cuidar de um gato com deficiência é um desafio, mas ver os resultados é recompensador. "Ele está fazendo fisioterapia animal, já melhorou muito e chegou a usar tala nas patas durante um mês. A evolução com as talas foi absurda. Uma das patinhas já foi curada e a outra ainda está no processo", conta. Com o avanço positivo da situação de Charlinho, não foi preciso fazer a adaptação com cadeira para gato com deficiência.

Dificuldade para se alimentar prejudicou o crescimento de Charlinho

O maior charme do Charlinho está no seu tamanho. Hoje ele pesa 500 gramas e tem 15 cm de altura, o que é uma vitória considerando que ele não conseguia se alimentar direito do leite materno nas primeiras semanas de vida. Recuperado, o gatinho está saudável e tem muitas chances de ter uma vida normal daqui um tempo. "A gente fez alguns exames hormonais que deram normais. Mas devido a esses problemas (de desenvolvimento), a veterinária acha que ele sempre será assim, miudinho", explica sua tutora.

 

 

Esse pequeno gato influencer nasceu com as patinhas da frente tortasCharlinho está fazendo fisioterapia e hoje leva uma vida saudávelO brinquedo favorito do Charlinho é o Ribamar, um ratinho amareloCharlinzete é o nome do fandom do CharlinhoCharlinho retribui os cuidados com muito carinho e ronronsO Charlinho é um sucesso por onde passa!

 

Com 120 mil seguidores no instagram, Charlinho virou pet influencer

 

A ideia de criar um perfil para o Charlinho surgiu após Ingrid publicar fotos dele em seu perfil profissional. A situação do pet despertou a curiosidade dos seus seguidores que sempre perguntavam como o pequeno estava. Seu parceiro e as voluntárias do Gatos da Quinta se movimentaram para divulgar o Charlinho e mostrar a rotina desse gato com deficiência.

No começo, o plano era alcançar amigos e conhecidos. Mas após ele participar de uma trend no Tik Tok , tudo mudou "A coisa foi tomando uma proporção que a gente não esperava. Ele foi crescendo e há muito tempo eu já queria contar a história dele. Então decidi criar um vídeo explicando tudo, foi quando ele começou a viralizar." Hoje o perfil de Charlinho no instagram tem mais de 120 mil seguidores. 

Charlinho adora passear e já visitou pontos turísticos do Rio de Janeiro

Natural da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o Charlinho é um carioca nato e já conheceu diversos pontos turísticos do Rio, como o Jardim Botânico, a Mureta da Urca e o Museu do Amanhã. Mas fora de casa, ele também vira uma atração: "Primeiro que já é um gato passeando. As pessoas falam 'nossa, mas ele é de verdade?', porque ele também é muito pequenininho e comportado na rua."

Fora das redes, Ingrid conta que o Charlinho é um gato brincalhão: "Quando ele tirou as talinhas e começou a correr mais, passou a ser muito brincalhão. Comprei para ele um ratinho de brinquedo, que foi apelidado de 'Ribamar' e ele ficou apaixonado pelo ratinho". Mas além disso, ela também conta o lado amoroso do pequeno: "A gente pega ele para fazer carinho e ele ronrona e ronrona. É um amorzinho".

Gato Charlinho virou embaixador da adoção especial

O dia a dia do filhote é de muita brincadeira e carinhos, provando que um gato com deficiência pode levar uma vida normal e muito feliz. "É muito gostoso ver a evolução dele, então cada dia é uma fofura. Vou dar bom dia para ele, e quando ele escuta minha voz, já vem dando pulinho e balançando o rabinho".

"No começo a gente recebia de mil a dois mil mensagens por dia. Muita gente falando que ele era lindo e que ele inspirava. Também recebemos muita gente dizendo que ver o Charlinho melhorava o dia delas. Ele foi ganhando voz e chegando a pessoas que viam esperança nele". Para Ingrid, são essas fãs, apelidadas de "Charlinzetes", que os motivam a continuar.

Quanto ao futuro, Charlinho será responsável por muitas adoção de gatos! Ele agora é embaixador do Gatos da Quinta, a ong que o resgatou, e a intenção é que ele ajude o projeto a crescer para ajudar mais famílias e gatinhos resgatados.

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Gato

Tutora registra o crescimento de filhote de Maine Coon laranja até ele virar um gato gigante

Quando o assunto é gato gigante, o Maine Coon é uma das raças de mais destaque. O gato Maine Coon é considerado a maior raça do mund...

Gato

As 7 raças de gatos que mais amam conviver com crianças - e os benefícios dessa relação são reveladoras

Para quem tem filhos e sempre quis ter um gatinho em casa, a boa notícia é que existem muitas raças de gatos que se dão bem com os p...

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Ver todas