Todo tutor de gato quer manter seu pet saudável e recebendo os melhores os cuidados possíveis. Situações de emergência veterinária, porém, podem acabar acontecendo e é preciso estar preparado para lidar com elas. Em alguns casos, como gato engasgado e gato envenenado, o atendimento imediato é essencial para salvar a vida do seu bichinho. Por isso, é importante saber quais cenários de emergência veterinária necessitam de um atendimento especializado urgente.

1) Gato engasgado: a obstrução das vias impede a passagem de ar

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato engasgado precisa ser atendido com muita rapidez por ser uma condição muito perigosa. Quando o gato engasga é sinal de que suas vias aéreas estão bloqueadas, impedindo a passagem de ar. Se o atendimento demorar muito a acontecer, a respiração pode ficar completamente comprometida. É preciso, então, desobstruir as vias aéreas o mais rápido possível, retirando da garganta do pet o que causou o engasgo e a falta de ar.

Geralmente, objetos como brinquedos e bolas de pelo, além de alimentos que não foram engolidos corretamente, são as causas para o gato engasgado. O que fazer quando isso acontece? Caso precise agir rapidamente, o próprio tutor pode tentar desengasgar o gato com a Manobra de Heimlich. Mas mesmo que a faça, leve o gato ao veterinário o mais rápido possível para não deixar sequelas. Essa emergência veterinária precisa receber cuidado especializado o mais rápido possível para que a saúde do gatinho não fique comprometida.

2) Gato com dificuldade de respirar pode significar vários problemas e requer atendimento urgente

O gato com dificuldade de respirar pode significar diversos problemas no trato respiratório do animal. Esse quadro significa que o oxigênio não está conseguindo passar, por isso, quanto mais tempo demorar para descobrir e tratar a causa da obstrução nas vias aéreas, mais grave o quadro pode se tornar. Existem muitas possibilidades que explicam o gato com falta de ar, dentre elas estão a pneumonia, processos alérgicos, rinotraqueíte viral felina, edema pulmonar e inalação de gás tóxico. Os principais sinais que o gato com dificuldade de respirar apresenta são respiração com a boca aberta ou irregular, tosse, ficar arfando e chiado quando respira.


Gato engasgado, envenenado e com falta de ar são exemplos de situações que merecem urgência
Gato engasgado, envenenado e com falta de ar são exemplos de situações que merecem urgência

3) Parada cardiorrespiratória no gato requer atendimento imediato

Uma emergência muito séria que requer atendimento imediato é a parada cardiorrespiratória. Além dos sintomas comuns do gato com dificuldade de respirar, o animal vai apresentar língua e gengivas mais escuras - de coloração roxa -, espasmos, perda rápida da consciência, pupilas dilatadas, diminuição da frequência cardíaca e perda da força muscular. Durante uma parada cardiorrespiratória, o bombeamento normal de sangue no coração do felino é impedido, interrompendo o fluxo sanguíneo e  o transporte de nutrientes e oxigênio para as células. As causas mais comuns são alergias severas, obstrução respiratória, queimaduras graves e traumas. Ao apresentar esses sinais, o gato precisa ser levado ao veterinário urgentemente para receber suporte médico adequado. 

4) Gato envenenado: ingestão de toxinas e venenos causam intoxicação grave

Os gatos são muito curiosos e podem acabar ingerindo substâncias que fazem mal à saúde. Alguns produtos e alimentos que temos em casa fazem extremamente mal ao bichinho, causando uma intoxicação em gatos grave. Os sintomas de um gato envenenado costumam ser tremores, salivação intensa, pupilas dilatadas, febre e vômito. Por isso, é importante saber quais alimentos de humanos o gato não pode comer e quais produtos devem ser mantidos distantes dos pets.

Dentre as toxinas e venenos mais comuns ingeridas pelo gato envenenado estão as encontradas em produtos de limpeza (como água sanitária e sabão), inseticidas, plantas tóxicas (como eucalipto, lírio e azaleia), medicamentos para humanos (como paracetamol) e alimentos como cebola, alho e chocolate. Ao ver um gato envenenado, o que fazer? Leve o animal ao veterinário imediatamente Se possível, descubra o que deixou o gato intoxicado e avise ao médico.

5) Fratura é uma emergência veterinária que precisa de atendimento imediato

O gato pode sofrer fratura após sofrer um trauma, como atropelamento ou acidente doméstico. Uma queda pode ser o suficiente para fraturar um membro ou a coluna do bichinho, principalmente os de pequeno porte. Se acontecer, você deve evitar mexer nele, pois algum órgão interno pode ter sido machucado também. Além disso, o gato fica nervoso e agitado, então pode tentar te arranhar. A demora no atendimento d emergência veterinária pode dificultar uma possível cirurgia que precise ser feita e a chance de melhora das funções motoras. Por isso, o ideal é chamar o veterinário para fazer o atendimento imediato. Enquanto espera, você pode imobilizar o membro afetado de forma reta, com a ajuda de algum objeto como um pedaço de papelão. Caso a fratura seja exposta, cubra-a com pano úmido e não mexa para evitar hemorragia.

Redação: Maria Luísa Pimenta