Brinquedos

Dos brinquedos ao arranhador para gatos, descubra como enriquecer o ambiente para seu felino

Conheça brincadeiras para fazer com o seu gato
Conheça brincadeiras para fazer com o seu gato


Gatos amam um ambiente cheio de lugares e obstáculos que eles possam explorar, escalar, se esconder e ficar observando todo o seu reino e seus súditos - também conhecidos como a sua casa e os humanos que moram nela. Por isso é essencial colocar brinquedos, prateleiras e arranhadores para gatos em pontos estratégicos para os seus felinos se distraírem e afiar as garras. Para te ajudar a deixar a casa perfeita para eles, nós vamos mostrar como enriquecer o ambiente para os seus gatinhos!

Arranhador para gatos: quando são criados ao ar livre, em contato com a natureza, os gatos costumam desgastar as unhas em pedras e troncos. Para gatos que moram em apartamentos, os arranhadores são uma forma do gato se exercitar e fortalecer os músculos, além de servir para afiar as unhas. Já para os humanos, o benefício é não ter os móveis arranhados pelos gatos. Para fazer um arranhador para gatos caseiro, você pode usar carpete, corda e até mesmo papelão. No fim da matéria, vamos ensinar o passo a passo de como fazer um arranhador caseiro!

Varinha para gatos: como esse brinquedo precisa que o dono fique no comando, é uma ótima maneira de aumentar a relação de amizade e confiança entre gatos e humanos. Além disso, ajuda o gato a exercitar o seu instinto de caça.

Prateleira e nichos para gatos: quem tem gatos em apartamentos precisa criar alturas variadas nas paredes para que os gatos possam se exercitar e até mesmo relaxar. Para isso, as prateleiras e pequenos nichos são ideais e podem fazer parte da decoração da casa.

Túnel para gatos: gatos adoram se esconder para surpreender seus donos e, por esse motivo, o túnel de pano é um ótimo brinquedo. Como os gatos criados em apartamento não têm o costume de passear na rua, esse tipo de atividade é ótimo para gastar energia, evitar obesidade e entreter o animal.

Rede para gatos: esse acessório é ideal para os gatos que gostam de ficar relaxando. Presas em cadeiras, as redes criam um espaço de confortável e acolhedor para os animais.

Brinquedos relaxantes para gatos: normalmente em forma de círculo ou quadrado, os brinquedos relaxantes são ótimos para gatos que passam o dia sozinhos. Além de desestressar, esse tipo de brinquedo ajuda o gato a exercitar seus instintos felinos.

Caixas de papelão: o mais fácil e barato, a caixa de papelão costuma ser o brinquedo preferido para os gatos para brincarem, arranharem bastante, além do esconderijo perfeito.

Bolas com guizo: atraídos pelo barulho, os gatos gostam de correr atrás desses brinquedos, sendo uma ótima forma de gastar energia e se exercitarem. Apesar de seguro, é importante manter a supervisão já que eles podem morder e acabar destruindo a bolinha em pedaços menores e machucar a boca.

Como fazer arranhador para gatos: versão de PVC e corda

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A vareta é um brinquedo que aumenta a confiança entre donos e gatos
    A vareta é um brinquedo que aumenta a confiança entre donos e gatos

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Para fazer essa versão de arranhador para gatos, você vai precisar de um cano PVC (tamanho de sua preferência), corda suficiente para enrolar o cano e um pedaço de madeira ou qualquer material rígido para ser a base do cano

    1º passo: prenda o cano na base com cola quente ou líquida de alto poder de fixação.
    2º passo: passe cola por todo o cano de PVC.
    3º passo: enrole a corda e certifique que ela está fixada. Assim que a cola tiver secado, passe novamente.

    Pronto! Agora o seu gato tem um arranhador feito por você!

    Todos os brinquedos são super importantes para o desenvolvimento dos gatos, mas a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Certifique-se que o brinquedo não tem peças pontiagudas que possam machucar ou ser engolidas, que as prateleiras estão corretamente fixadas e que não tenha partes metálicas que possam provocar cortes, por exemplo. Além disso, o seu apartamento deve ser protegido com tela nas janelas e basculantes para evitar acidentes.

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Próxima matéria

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Brinquedos para gatos: arranhador, corda, varinha... As melhores opções para o felino!
    Brinquedos

    Brinquedos para gatos: arranhador, corda, varinha... As melhores opções para o felino!

    Todo mundo sabe que o brinquedo preferido dos gatos é a caixa em que veio o brinquedo que você comprou, mas eles também podem se surpreender e até deixar a caixa em segundo plano! Para ter sucesso com o presente para esses bichinhos tão exigentes, é super importante saber as preferências do seu felino. Ele gosta de caçar, correr, pular ou é do tipo de brinca preguiçoso? Para te ajudar, listamos alguns desses brinquedos que podem ser tão ou mais interessantes que caixas de papelão e bolinhas de papel.

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar
    Brinquedos

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar

    Mais do que um brinquedo, o arranhador para gatos é um acessório que todo gato tem que ter! E não é só porque o item ajuda a preservar o estofamento dos sofás e poltronas, sabia? Quando na natureza, os felinos usam as árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar suas unhas. Como os bichanos que vivem em apartamento não têm essa facilidade, eles buscam locais que possam fazer essas atividades. Por isso, em casas que não existem arranhadores, eles usam os móveis. Então, antes que seja tarde demais e você precise reformar a sua casa inteira, o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o melhor modelo de arranhador para o seu gato.

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino
    Ração

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino

    A ração para gato filhote ou adulto gera muitas dúvidas. Qual a quantidade de ração para gatos ideal em cada fase de vida do bichano? Uma coisa é certa: uma boa ração de gato é fundamental para mantê-lo saudável. No entanto, é preciso atenção com as porções para evitar problemas como o gato obeso e outras patologias que podem prejudicar a saúde do bichano.      

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Ver Todas >

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?
    Comportamento animal

    Como combinar as prateleiras para gatos com a decoração da sua casa?

    Quem tem gato em casa sabe que eles amam ficar nas alturas! Esses animais sobem em tudo que podem, sejam janelas, móveis ou até eletrodomésticos. Os gatinhos, por serem curiosos, exploram cada cantinho do lar e acabam se tornando os verdadeiros donos da casa. As prateleiras para gatos são ótimas para recreação e bem-estar dos bichanos. Mas como combinar esse espaço feito para os felinos com a decoração? 

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência
    Comportamento animal

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Ver Todas >