Brinquedos

Dos brinquedos ao arranhador para gatos, descubra como enriquecer o ambiente para seu felino

Conheça brincadeiras para fazer com o seu gato
Conheça brincadeiras para fazer com o seu gato


Gatos amam um ambiente cheio de lugares e obstáculos que eles possam explorar, escalar, se esconder e ficar observando todo o seu reino e seus súditos - também conhecidos como a sua casa e os humanos que moram nela. Por isso é essencial colocar brinquedos, prateleiras e arranhadores para gatos em pontos estratégicos para os seus felinos se distraírem e afiar as garras. Para te ajudar a deixar a casa perfeita para eles, nós vamos mostrar como enriquecer o ambiente para os seus gatinhos!

Arranhador para gatos: quando são criados ao ar livre, em contato com a natureza, os gatos costumam desgastar as unhas em pedras e troncos. Para gatos que moram em apartamentos, os arranhadores são uma forma do gato se exercitar e fortalecer os músculos, além de servir para afiar as unhas. Já para os humanos, o benefício é não ter os móveis arranhados pelos gatos. Para fazer um arranhador para gatos caseiro, você pode usar carpete, corda e até mesmo papelão. No fim da matéria, vamos ensinar o passo a passo de como fazer um arranhador caseiro!

Varinha para gatos: como esse brinquedo precisa que o dono fique no comando, é uma ótima maneira de aumentar a relação de amizade e confiança entre gatos e humanos. Além disso, ajuda o gato a exercitar o seu instinto de caça.

Prateleira e nichos para gatos: quem tem gatos em apartamentos precisa criar alturas variadas nas paredes para que os gatos possam se exercitar e até mesmo relaxar. Para isso, as prateleiras e pequenos nichos são ideais e podem fazer parte da decoração da casa.

Túnel para gatos: gatos adoram se esconder para surpreender seus donos e, por esse motivo, o túnel de pano é um ótimo brinquedo. Como os gatos criados em apartamento não têm o costume de passear na rua, esse tipo de atividade é ótimo para gastar energia, evitar obesidade e entreter o animal.

Rede para gatos: esse acessório é ideal para os gatos que gostam de ficar relaxando. Presas em cadeiras, as redes criam um espaço de confortável e acolhedor para os animais.

Brinquedos relaxantes para gatos: normalmente em forma de círculo ou quadrado, os brinquedos relaxantes são ótimos para gatos que passam o dia sozinhos. Além de desestressar, esse tipo de brinquedo ajuda o gato a exercitar seus instintos felinos.

Caixas de papelão: o mais fácil e barato, a caixa de papelão costuma ser o brinquedo preferido para os gatos para brincarem, arranharem bastante, além do esconderijo perfeito.

Bolas com guizo: atraídos pelo barulho, os gatos gostam de correr atrás desses brinquedos, sendo uma ótima forma de gastar energia e se exercitarem. Apesar de seguro, é importante manter a supervisão já que eles podem morder e acabar destruindo a bolinha em pedaços menores e machucar a boca.

Como fazer arranhador para gatos: versão de PVC e corda

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A vareta é um brinquedo que aumenta a confiança entre donos e gatos
    A vareta é um brinquedo que aumenta a confiança entre donos e gatos

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Para fazer essa versão de arranhador para gatos, você vai precisar de um cano PVC (tamanho de sua preferência), corda suficiente para enrolar o cano e um pedaço de madeira ou qualquer material rígido para ser a base do cano

    1º passo: prenda o cano na base com cola quente ou líquida de alto poder de fixação.
    2º passo: passe cola por todo o cano de PVC.
    3º passo: enrole a corda e certifique que ela está fixada. Assim que a cola tiver secado, passe novamente.

    Pronto! Agora o seu gato tem um arranhador feito por você!

    Todos os brinquedos são super importantes para o desenvolvimento dos gatos, mas a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Certifique-se que o brinquedo não tem peças pontiagudas que possam machucar ou ser engolidas, que as prateleiras estão corretamente fixadas e que não tenha partes metálicas que possam provocar cortes, por exemplo. Além disso, o seu apartamento deve ser protegido com tela nas janelas e basculantes para evitar acidentes.

    Brincadeiras para cachorro:

    Próxima matéria

    Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

    Brinquedos para gatos: arranhador, corda, varinha... As melhores opções para o felino!
    Brinquedos

    Brinquedos para gatos: arranhador, corda, varinha... As melhores opções para o felino!

    Todo mundo sabe que o brinquedo preferido dos gatos é a caixa em que veio o brinquedo que você comprou, mas eles também podem se surpreender e até deixar a caixa em segundo plano! Para ter sucesso com o presente para esses bichinhos tão exigentes, é super importante saber as preferências do seu felino. Ele gosta de caçar, correr, pular ou é do tipo de brinca preguiçoso? Para te ajudar, listamos alguns desses brinquedos que podem ser tão ou mais interessantes que caixas de papelão e bolinhas de papel.

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar
    Brinquedos

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar

    Mais do que um brinquedo, o arranhador para gatos é um acessório que todo gato tem que ter! E não é só porque o item ajuda a preservar o estofamento dos sofás e poltronas, sabia? Quando na natureza, os felinos usam as árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar suas unhas. Como os bichanos que vivem em apartamento não têm essa facilidade, eles buscam locais que possam fazer essas atividades. Por isso, em casas que não existem arranhadores, eles usam os móveis. Então, antes que seja tarde demais e você precise reformar a sua casa inteira, o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o melhor modelo de arranhador para o seu gato.

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino
    Ração

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino

    A ração para gato filhote ou adulto gera muitas dúvidas. Qual a quantidade de ração para gatos ideal em cada fase de vida do bichano? Uma coisa é certa: uma boa ração de gato é fundamental para mantê-lo saudável. No entanto, é preciso atenção com as porções para evitar problemas como o gato obeso e outras patologias que podem prejudicar a saúde do bichano.      

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Ver Todas >

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

    Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?
    Comportamento animal

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Roer e morder são necessidades naturais dos cães. Esse hábito também é associado à saúde mental, já que os mordedores próprios ajudam o animal a relaxar. Além disso, disponibilizar os brinquedos ideais para cachorro morder evita que o animal desconte sua energia nos móveis e objetos da casa, principalmente quando ele é filhote. O casco para cachorro é uma opção muito utilizada para redirecionar as mordidas, mas o "brinquedo" divide opções: o objeto prejudica o cachorro de alguma forma?

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
    Comportamento animal

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

    Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

    Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

    Ver Todas >