Gatos amam um ambiente cheio de lugares e obstáculos que eles possam explorar, escalar, se esconder e ficar observando todo o seu reino e seus súditos - também conhecidos como a sua casa e os humanos que moram nela. Por isso é essencial colocar brinquedos, prateleiras e arranhadores para gatos em pontos estratégicos para os seus felinos se distraírem e afiar as garras. Para te ajudar a deixar a casa perfeita para eles, nós vamos mostrar como enriquecer o ambiente para os seus gatinhos!

Arranhador para gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando são criados ao ar livre, em contato com a natureza, os gatos costumam desgastar as unhas em pedras e troncos. Para gatos que moram em apartamentos, os arranhadores  são uma forma do gato se exercitar e fortalecer os músculos, além de servir para afiar as unhas. Já para os humanos, o benefício é não ter os móveis arranhados pelos gatos. Para fazer um arranhador para gatos caseiro, você pode usar carpete, corda e até mesmo papelão. No fim da matéria, vamos ensinar o passo a passo de como fazer um arranhador caseiro!

Varinha para gatos

Como esse brinquedo precisa que o dono fique no comando, é uma ótima maneira de aumentar a relação de amizade e confiança entre gatos e humanos. Além disso, a varinha para gatos ajuda o gato a exercitar o seu instinto de caça.

Prateleira e nichos para gatos

Quem tem gatos em apartamentos precisa criar alturas variadas nas paredes para que os gatos possam se exercitar e até mesmo relaxar. Para isso, as prateleiras para gatos e pequenos nichos são ideais e podem fazer parte da decoração da casa.

Túnel para gatos

Gatos adoram se esconder para surpreender seus donos e, por esse motivo, o túnel para gatos de pano é um ótimo brinquedo. Como os gatos criados em apartamento não têm o costume de passear na rua, esse tipo de atividade é ótimo para gastar energia, evitar obesidade e entreter o animal.

Rede para gatos

As redes para gatos são ideais para os felinos que gostam de ficar relaxando. Presas em cadeiras, as redes criam um espaço de confortável e acolhedor para os animais.

Brinquedos relaxantes para gatos

Normalmente em forma de círculo ou quadrado, os brinquedos relaxantes são ótimos para gatos que passam o dia sozinhos. Além de desestressar, esse tipo de brinquedo ajuda o gato a exercitar seus instintos felinos.

Caixas de papelão

O mais fácil e barato, a caixa de papelão para gatos costuma ser o brinquedo preferido dos bichanos para brincarem, arranharem bastante, além do esconderijo perfeito.

Bolas com guizo

Atraídos pelo barulho, os gatos gostam de correr atrás desses brinquedos, sendo uma ótima forma de gastar energia e se exercitarem. Apesar de seguro, é importante manter a supervisão já que eles podem morder e acabar destruindo a bolinha em pedaços menores e machucar a boca.

Como fazer arranhador para gatos: versão de PVC e corda


A vareta é um brinquedo que aumenta a confiança entre donos e gatos
A vareta é um brinquedo que aumenta a confiança entre donos e gatos

Para fazer essa versão de arranhador para gatos, você vai precisar de um cano PVC (tamanho de sua preferência), corda suficiente para enrolar o cano e um pedaço de madeira ou qualquer material rígido para ser a base do cano

1º passo: prenda o cano na base com cola quente ou líquida de alto poder de fixação.
2º passo: passe cola por todo o cano de PVC.
3º passo: enrole a corda e certifique que ela está fixada. Assim que a cola tiver secado, passe novamente.

Pronto! Agora o seu gato tem um arranhador feito por você!

Todos os brinquedos são super importantes para o desenvolvimento dos gatos, mas a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Certifique-se que o brinquedo não tem peças pontiagudas que possam machucar ou ser engolidas, que as prateleiras estão corretamente fixadas e que não tenha partes metálicas que possam provocar cortes, por exemplo. Além disso, o seu apartamento deve ser protegido com tela nas janelas e basculantes para evitar acidentes.