A dermatite em gatos pode ser bem comum. Assim como os cães, os felinos podem apresentar reações alérgicas provocadas por diversos agentes alérgenos, como poluição, ácaros, pólens, fungos e até produtos químicos. A dermatite atópica nos gatinhos se caracteriza pela irritação da pele, que pode vir acompanhada de feridas e até queda de pelos. A maioria dos estudos indicam que o desenvolvimento do problema no organismo do animal tem um fator genético - ou seja, é passado da fêmea ou do macho para os filhotes. Abaixo, conheça mais sobre a dermatite em gatos e saiba como identificar e como tratar a doença!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como identificar a dermatite atópica nos gatinhos?

A coceira intensa é o sinal mais comum de que o seu bichano pode estar tendo uma reação alérgica, mas é preciso juntar outros fatores para determinar um diagnóstico correto, já que isso pode indicar uma série de problemas. Por isso, ao perceber qualquer coisa estranha no corpo do seu gato, não deixe de levá-lo ao veterinário para uma avaliação.

A intensidade das coceiras pode ser um alerta: se o seu gatinho não para de buscar uma forma de aliviar o incômodo, seja com a pata, dentes, língua ou se esfregando demais nos móveis e objetos, pode ser um caso de dermatite. Com isso, é “normal” que ele apareça com feridas ou arranhões pelo corpo causados por essa eterna tentativa de acabar com a coceira. Além desses já mencionados, outros sintomas também podem surgir, como:

  • Otite e outras infecções na região do ouvido
  • Falha de pelo (alopécia)
  • Aparecimento de caroços na pele
  • Lambedura em excesso da região machucada
  • Manchas vermelhas nas patas, orelhas, face, axila e barriga
  • Pele irritada

 

As próximas imagens são fortes.Dermatite em gatos pode causar falha de pelo e problemas de otiteA dermatite atópica causa feridas, manchas vermelhas, caroços na pele e irritaçãoDermatite: gato precisa receber tratamento para controle da doença pelo resto da vida

 

Dermatite em gatos: tratamento é essencial para controlar o problema

 

A dermatite atópica é um problema que costuma ser recorrente. Afinal, muitas vezes não há como evitar o contato do animal com o alérgeno. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com o acompanhamento recorrente de um veterinário. Ou seja, se trata de proporcionar mais qualidade de vida ao animal! É importante seguir todas as indicações de medicações e recomendações de cuidados com o felino. 

Normalmente, o tratamento da dermatite em gatos é determinado pela gravidade e áreas afetadas e varia com o uso de corticóides, imunoterapias ou shampoos específicos. Pode ser necessário também fazer uma mudança na dieta do seu gatinho. Converse com o seu veterinário de confiança!

Dermatite em gatos: como prevenir as crises?

Nem sempre é possível conter a ação de alguns elementos externos que “ativam” a dermatite atópica nos gatinhos, mas você pode tomar algumas atitudes para prevenir as crises de alergia. Veja algumas dicas

  • Mantenha o ambiente sempre limpo

Manter a casa e locais em que o gatinho circula sempre limpos é a principal forma de prevenir a dermatite em gatos. Aspiradores de pó e limpezas diárias podem ajudar nesse controle, assim como manter o ambiente sempre arejado. No caso dos ácaros, você pode evitar a proliferação do ambiente com a retirada de almofadas, tapetes e mantas da área onde o felino permanece - já que são os maiores acumuladores desses parasitas - ou utilizar produtos específicos para acabar com o problema. A caminha do gato também precisa ser feita com tecidos hipoalergênicos. 

  • Evite plantas e flores no local onde o gatinho mora

O pólen das flores é um alérgeno comum causador da dermatite atópica nos gatos. Por isso, você pode abrir mão de ter certas plantas dentro de casa. Além de tudo, algumas podem ser extremamente tóxicas para animais. Sempre pesquise antes de levar uma nova planta para casa. 

  • Use produtos de limpeza hipoalergênicos

Os gatos, ainda que gostem muito de ficar em lugares mais altos, também podem deitar e rolar no chão, se esfregando em produtos químicos que podem desencadear uma crise de alergia. É importante sempre escolher produtos de limpeza que são próprios para quem tem animais de estimação em casa. Apesar de serem mais caros que os produtos convencionais, vale o investimento para evitar esse incômodo no seu pet.

  • Faça um controle mensal de pulgas e carrapatos no bichano

É importante manter o remédio antipulgas do seu gatinho sempre em dia, mesmo que ele não saia de casa. Você também pode optar pelo uso de coleiras específicas para afastar parasitas. Em todo o caso, fale antes com o veterinário para que ele possa recomendar a melhor opção para um animal alérgico.

Redação: Júlia Cruz