Flagrar o gato derrubando coisas e mudando objetos de lugar já é algo considerado corriqueiro por muitos tutores. Mas, o que fazer quando o alvo desta excentricidade é a própria comida do pet? Alguns felinos têm o costume de retirar os grãos do pote de ração para gato antes de comer — o que pode estar associado a diversos fatores, desde um simples traço de personalidade do bichinho até desconfortos por causa do bigode.

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Na maioria das vezes, o hábito não representa nenhuma ameaça à saúde e ao bem-estar do pet. No entanto, para identificar possíveis problemas, é importante se atentar à rotina do felino e entender o que está gerando o comportamento. Quer uma ajuda? O Patas da Casa te explica a seguir os principais motivos que podem levar o gato a mover a comida do lugar. Confira.

Comendo fora do comedouro: gato tira a ração do pote por instinto, preferência individual ou conforto

Já se perguntou por que os gatos derrubam as coisas por aí? O motivo é o mesmo por trás da mania que alguns bichanos têm de tirar a ração do pote antes de comer: instinto selvagem. Na maioria das vezes, o hábito de “capturar” os grãos de ração com as patinhas e levar até o chão nada mais é do que uma tendência evolutiva do felino — que, na natureza, precisa usar as patas para agarrar e segurar a presa na hora de caçar. 

Esta também pode ser apenas uma peculiaridade do pet, que, por algum motivo incompreensível para os humanos, prefere se alimentar desta forma. De todo modo, observe com atenção o comportamento do bichinho para se certificar de que o hábito é inofensivo. 

Comedouro branco cheio de ração com alguns grãos do lado de fora. Pernas de gato desfocadas ao fundo.

Pode acontecer de o pote de ração ter o formato e/ou tamanho inadequados e acabar incomodando o pet. Um bom comedouro para gatos não pode ser muito profundo e estreito a ponto de “empurrar” o bigode de gato para trás. Parece bobo, mas isso é desconfortável para os felinos e até mesmo doloroso. Portanto, atente-se a esses detalhes e prefira tigelas largas e rasas. 

Gato tira a ração do pote e leva para outro canto da casa: o que significa?

Alguns gatos, não satisfeitos em retirar a ração do pote, ainda carregam a comida para outros cantos da casa. Nestes casos, embora também possa ter a ver com o instinto de comer sozinho, o comportamento deve ser investigado mais a fundo. Isso porque o bichinho pode estar insatisfeito com a localização do comedouro. 

O pote de ração está perto das tigelas de água ou da caixa de areia? O cômodo é muito barulhento e movimentado? Ele precisa dividir o comedouro com outros animais? Todas essas questões podem fazer com que o pet se sinta inseguro e prefira comer isolado em outro lugar da casa. 

Na dúvida, converse com o veterinário sobre o que você pode fazer para tornar o momento das refeições mais agradável e tranquilo para o bichinho.