Assim como você cuida da sua higiene tomando banhos diários e escovando os dentes, os gatos também demandam alguns cuidados importantes para ficarem sempre limpos e saudáveis. Mesmo que eles não tomem banhos com frequência, é preciso ter na rotina o hábito de cortar as unhas do gato, limpar patas e orelhas, escovar os dentes e escovar o pelo. Mas, todo mundo sabe o quanto a maioria dos felinos despreza esse tipo de contato e pode ficar bem estressado nessas situações.  Então, como manter a higiene do seu gatinho sem se machucar ou deixá-lo estressado? O Patas de Casa pode te ajudar com algumas dicas. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como cortar unha de gato sem estressar o animal?

O primeiro passo para cortar unha de gato é usar um cortador próprio para pets. Prefira fazer isso nos momentos em que o gatinho esteja bem calmo e/ou cochilando. Comece com carinhos onde você sabe que ele gosta (e pode até usar petiscos para agradá-lo também). Depois, segure o animal no seu colo, com a ajuda de uma toalha, se achar necessário. Em seguida, posicione o cortador, tomando cuidado para não cortar demais e romper vasos sanguíneos. A posição ideal para usar o cortador é em um ângulo de 45 graus, que ajuda a cortar as unhas sem machucar o animal. Se vir qualquer sinal de irritação no pet, pare e espere ele se acalmar para tentar novamente. 

Como limpar ouvido de gato sem deixá-lo irritado?

O ouvido é uma parte do corpo que os gatos têm mais dificuldade de limpar sozinhos e a sujeira pode se acumular com mais facilidade. A cera em excesso misturada com essa sujeira favorece a proliferação de fungos e ácaros, levando ao desenvolvimento de otites. Para limpar a orelha de gato, você só precisa de um pedaço de algodão e um removedor de cerúmen indicado para pets. Assim como o corte de unhas, prefira fazer isso na hora que o gatinho estiver cochilando ou em momentos de calmaria. Para acostumá-lo, associe a limpeza a coisas boas: alterne a passada de algodão com massagens de leve na cabeça e do lado de fora da orelha do gato. No fim, dê um petisco que ele goste.

 

Escovar os dentes do gato: comece a acostumar o felino quando ele ainda é filhoteLimpar a orelha do gato não precisa ser um momento traumático para ele e você

 

Escovar dente de gato é fundamental para evitar problemas bucais, mas pode ser bem estressante

 

Algumas pessoas ficam em dúvida se é necessário escovar os dentes dos gatos, mas a resposta é sim! Escovar os dentes dos felinos é fundamental para manter a higiene bucal e evitar doenças. É por isso que é muito importante acostumar o gatinho desde cedo com esse hábito: os filhotes se acostumam mais rápido com esse tipo de coisa. Antes de começar a escovação, segure o animal no seu colo, com ajuda de uma toalha, e comece massageando a cabeça dele para ficar bem relaxado. Depois, comece a escovar os dentes dele usando apenas os seus dedos. Quando ele já estiver acostumado com o processo, comece a usar a escova e pasta de dentes específica para gatos para fazer a escovação completa. Mas lembre-se: o processo pode levar semanas!

Escovar pelo de gato precisa ser um momento tranquilo 

A escovação dos pelos de gato costuma ser o cuidado que eles mais amam, desde que seja feita com carinho e muita calma. Para evitar alguma reação do animal, como mordidas e arranhões, escolha a escova para gatos mais adequada para a pelagem e faça movimentos leves. Se ele ficar incomodado com a rasqueadeira comum, teste a luva para tirar pelo de gatos: o modelo de silicone é macio e parece muito com um carinho. 

Como higienizar as patas de gato corretamente?

Mesmo que não saiam de casa, as patas dos gatos podem ficar acumular sujeira ao longo do tempo. Por isso, é importante limpá-las com frequência. Para acostumar o animal, comece pegando-o no colo e molhando as patas na água morna. Depois, massageie as patas suavemente para retirar a sujeira e seque bem. Você também pode utilizar um pano úmido ou lenços umedecidos indicados para pets. Depois de limpar cada pata, dê um petisco como recompensa pelo bom comportamento. 

Redação: Gabrielle Nunes