Não é novidade que os gatos amam ficar deitados nos seus cantinhos preferidos, vendo o mundo passar ou tirando um cochilo por cerca de 14 horas ao dia. Mas isso não quer dizer que eles não gostem de se divertir e interagir com seus tutores. Muito pelo contrário! Os felinos apreciam e necessitam das sessões de brincadeiras, seja para espantar o tédio, corrigir alguns comportamentos ou colocar em prática o instinto natural de caçador.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A hora de brincar também é importante para ajudar a manter os gatinhos felizes, ativos e mentalmente estimulados, principalmente aqueles que vivem em ambientes fechados. Por fim, os brinquedos para gatos podem ser uma ótima experiência de vínculo e uma maneira eficaz de criar confiança entre o bichano e o seu tutor. A seguir, listamos seis raças de gato que adoram brincar e se divertir no dia a dia. Confira!

1) O gato Persa é um animal curioso, brincalhão e bem-humorado

Não deixe a carinha mal-humorada de um gato Persa enganar você. Por trás da aparência, esse felino demonstra uma personalidade afetuosa, brincalhona e leal aos seus tutores. Em relação às brincadeiras, os gatos Persas, assim como a maioria dos gatos, podem se cansar facilmente. Para mantê-los ativos e entretidos, é interessante oferecer brinquedos que os deixem curiosos e estimulem a interação. Quando os Persas não encontram recursos interessantes para se divertir, é provável que eles brinquem com algo que você não quer que eles tenham acesso, como almofadas e rolos de papel higiênico.

2) O gato Siamês adora brincar e estar na companhia das pessoas

O gato Siamês são extremamente inteligentes, ativos, divertidos e curiosos. Eles adoram a companhia das pessoas, tanto adultos como crianças, e se interessam por tudo o que os seus tutores estão fazendo. Normalmente, os gatinhos dessa raça se distraem com todos os tipos de brinquedos, dos mais simples e improvisados aos sofisticados e tecnológicos. O interessante é que mesmo que você não consiga manter os Siameses ocupados, eles provavelmente encontrarão uma maneira de se divertir pela casa, explorando armários e abrindo torneiras, por exemplo.

 

O Maine Coon é conhecido por ser um gato brincalhão e divertidoO gato Siamês pode passar horas brincando sozinho ou na companhia de seus humanos

 

3) O gato Sagrado da Birmânia é sociável e gosta de brinquedos interativos para se divertir

 

Embora o gato Sagrado da Birmânia não seja tão ativo como outras raças de gatos, ele tem um lado muito brincalhão e sociável, tanto com pessoas como outros animais de estimação. A raça também é uma ótima companheira de brincadeiras para as crianças, especialmente as mais calmas e carinhosas. Como os Sagrados da Birmânia são afetuosos e apegados às suas famílias, eles são perfeitos para quem busca um gato dócil e brincalhão, mas sem ser excessivamente agitado. Para se divertir com ele, os brinquedos interativos e jogos de perseguição vão entreter e ainda incentivá-lo a se exercitar.

4) Maine Coon: o gatinho “gigante gentil”

O Maine Coon está entre as maiores raças de gatos domésticos do mundo. Apesar do tamanho, eles são animais dóceis, inteligentes e amigáveis que mantêm a personalidade de filhote durante toda a vida. Essa combinação única de características fez a raça ganhar o apelido carinhoso de "o gigante gentil". Isso quer dizer que não há tempo ruim para eles; são gatinhos que adoram brincar, aprender truques e até andar na guia. Também são conhecidos por serem um dos poucos gatos que gostam de água.

5) O gato Balinês adora brincar a aprender truques

O gato Balinês - que é nomeado em homenagem à ilha de Bali, embora não venha de lá - é ativo e gosta de desfrutar de atividades divertidas, como aprender truques e fazer caminhadas na coleira. Geralmente, os felinos dessa raça vocalizam bastante e querem se envolver com tudo que está acontecendo na casa. Além disso, adoram que as atenções se voltem a eles, o que pode torná-los um pouco dominantes. Por esse motivo, o tutor deve sempre encontrar maneiras de deixá-los entretidos com brincadeiras criativas.

6) Sphynx, o “gato sem pelo” que ama brincar

O Sphynx, também conhecido como “gato sem pelo”, é uma raça de origem canadense, extremamente extrovertida, amigável e amorosa. Eles adoram brincar sozinhos, com seus tutores ou outros animais de estimação. Não é à toa que eles são frequentemente personificados como gatos que são "parecidos com cães" ou até mesmo "parecidos com crianças" em comportamento e personalidade. Como são extremamente afetuosos e brincalhões, mantê-los entretidos é essencial.

Redação: Guilherme Segal