Raças

Conheça 6 raças de gato que amam brincar

A verdade é que a maioria dos gatos ama brincar!
A verdade é que a maioria dos gatos ama brincar!

Não é novidade que os gatos amam ficar deitados nos seus cantinhos preferidos, vendo o mundo passar ou tirando um cochilo por cerca de 14 horas ao dia. Mas isso não quer dizer que eles não gostem de se divertir e interagir com seus tutores. Muito pelo contrário! Os felinos apreciam e necessitam das sessões de brincadeiras, seja para espantar o tédio, corrigir alguns comportamentos ou colocar em prática o instinto natural de caçador.

A hora de brincar também é importante para ajudar a manter os gatinhos felizes, ativos e mentalmente estimulados, principalmente aqueles que vivem em ambientes fechados. Por fim, os brinquedos para gatos podem ser uma ótima experiência de vínculo e uma maneira eficaz de criar confiança entre o bichano e o seu tutor. A seguir, listamos seis raças de gato que adoram brincar e se divertir no dia a dia. Confira!

1) O gato Persa é um animal curioso, brincalhão e bem-humorado

Não deixe a carinha mal-humorada de um gato Persa enganar você. Por trás da aparência, esse felino demonstra uma personalidade afetuosa, brincalhona e leal aos seus tutores. Em relação às brincadeiras, os gatos Persas, assim como a maioria dos gatos, podem se cansar facilmente. Para mantê-los ativos e entretidos, é interessante oferecer brinquedos que os deixem curiosos e estimulem a interação. Quando os Persas não encontram recursos interessantes para se divertir, é provável que eles brinquem com algo que você não quer que eles tenham acesso, como almofadas e rolos de papel higiênico.

2) O gato Siamês adora brincar e estar na companhia das pessoas

O gato Siamês são extremamente inteligentes, ativos, divertidos e curiosos. Eles adoram a companhia das pessoas, tanto adultos como crianças, e se interessam por tudo o que os seus tutores estão fazendo. Normalmente, os gatinhos dessa raça se distraem com todos os tipos de brinquedos, dos mais simples e improvisados aos sofisticados e tecnológicos. O interessante é que mesmo que você não consiga manter os Siameses ocupados, eles provavelmente encontrarão uma maneira de se divertir pela casa, explorando armários e abrindo torneiras, por exemplo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Maine Coon é conhecido por ser um gato brincalhão e divertido
    O Maine Coon é conhecido por ser um gato brincalhão e divertido
    O gato Siamês pode passar horas brincando sozinho ou na companhia de seus humanos
    O gato Siamês pode passar horas brincando sozinho ou na companhia de seus humanos
    O Maine Coon é conhecido por ser um gato brincalhão e divertido
    O gato Siamês pode passar horas brincando sozinho ou na companhia de seus humanos

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    3) O gato Sagrado da Birmânia é sociável e gosta de brinquedos interativos para se divertir

    Embora o gato Sagrado da Birmânia não seja tão ativo como outras raças de gatos, ele tem um lado muito brincalhão e sociável, tanto com pessoas como outros animais de estimação. A raça também é uma ótima companheira de brincadeiras para as crianças, especialmente as mais calmas e carinhosas. Como os Sagrados da Birmânia são afetuosos e apegados às suas famílias, eles são perfeitos para quem busca um gato dócil e brincalhão, mas sem ser excessivamente agitado. Para se divertir com ele, os brinquedos interativos e jogos de perseguição vão entreter e ainda incentivá-lo a se exercitar.

    4) Maine Coon: o gatinho “gigante gentil”

    O Maine Coon está entre as maiores raças de gatos domésticos do mundo. Apesar do tamanho, eles são animais dóceis, inteligentes e amigáveis que mantêm a personalidade de filhote durante toda a vida. Essa combinação única de características fez a raça ganhar o apelido carinhoso de "o gigante gentil". Isso quer dizer que não há tempo ruim para eles; são gatinhos que adoram brincar, aprender truques e até andar na guia. Também são conhecidos por serem um dos poucos gatos que gostam de água.

    5) O gato Balinês adora brincar a aprender truques

    O gato Balinês - que é nomeado em homenagem à ilha de Bali, embora não venha de lá - é ativo e gosta de desfrutar de atividades divertidas, como aprender truques e fazer caminhadas na coleira. Geralmente, os felinos dessa raça vocalizam bastante e querem se envolver com tudo que está acontecendo na casa. Além disso, adoram que as atenções se voltem a eles, o que pode torná-los um pouco dominantes. Por esse motivo, o tutor deve sempre encontrar maneiras de deixá-los entretidos com brincadeiras criativas.

    6) Sphynx, o “gato sem pelo” que ama brincar

    O Sphynx, também conhecido como “gato sem pelo”, é uma raça de origem canadense, extremamente extrovertida, amigável e amorosa. Eles adoram brincar sozinhos, com seus tutores ou outros animais de estimação. Não é à toa que eles são frequentemente personificados como gatos que são "parecidos com cães" ou até mesmo "parecidos com crianças" em comportamento e personalidade. Como são extremamente afetuosos e brincalhões, mantê-los entretidos é essencial.

    Redação: Guilherme Segal

    Brincadeiras para cachorro:

    Próxima matéria

    Brincadeiras para cachorro: "posso deixar meu pet brincar com gravetos que ele encontra na rua?"

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!
    Raças

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

    Pelagem branca, olhos claros, orelhas grandes e pontiagudas: essas são as características mais comuns do gato Angorá. A raça é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. De origem turca, hoje em dia é até raro encontrar por aí um felino dessa raça - os Angorás chegaram até a ser considerados extintos depois da Segunda Guerra Mundial. A elegância desse gatinho tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o gato Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho. Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre ela, desde curiosidades até os principais cuidados com a saúde. Chega mais!

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Ver Todas >

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Bulldog Inglês?

    Dentre tantas raças de cachorro que existem, uma das mais adoráveis e cativantes certamente é o Bulldog Inglês. “Mas eles não são mal humorados?” - é o que muitos se perguntam, principalmente por causa da carinha de rabugento típica da raça. A verdade é totalmente diferente disso: qualquer pessoa que tem a chance de conviver com um cachorro Bulldog Inglês sabe bem como esses animais podem ser amorosos e brincalhões. 

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?
    Comportamento animal

    Casco para cachorro faz mal? Quando é indicado? Quais os cuidados?

    Roer e morder são necessidades naturais dos cães. Esse hábito também é associado à saúde mental, já que os mordedores próprios ajudam o animal a relaxar. Além disso, disponibilizar os brinquedos ideais para cachorro morder evita que o animal desconte sua energia nos móveis e objetos da casa, principalmente quando ele é filhote. O casco para cachorro é uma opção muito utilizada para redirecionar as mordidas, mas o "brinquedo" divide opções: o objeto prejudica o cachorro de alguma forma?

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino
    Comportamento animal

    Por que o olho de gato brilha no escuro? Veja essa e outras curiosidades sobre o olhar felino

    Quem nunca se perguntou se o gato enxerga no escuro ou até mesmo se assustou com o olho felino brilhando à noite? O olhar de gato é cheio de particularidades, assim como outras partes do seu corpo. Pais de primeira viagem podem estranhar essas alterações no olhar que são comuns em todos os felinos. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, o Patas da Casa reuniu uma série de curiosidades que vão te ajudar a entender melhor por que a pupila do gato muda de acordo com o ambiente e como os gatos enxergam no escuro. 

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: como deixar o pet menos ansioso ao ver a coleira e guia?

    Passear com cachorro é uma das melhores formas de gastar energia dos animais domésticos. Os cães adoram sair de casa, fazer novos amigos e passar um tempo de qualidade com o tutor. O problema é que normalmente a hora do passeio desperta a agitação sem fim nos cãezinhos. Alguns, inclusive, não podem ver a coleira e a guia que já começam a pular e correr pela casa. 

    Ver Todas >