O gato se escondendo é um comportamento típico da espécie, e que às vezes pode causar até certa preocupação. Existem vários relatos de tutores que “perderam” o próprio animal dentro de casa porque o pet simplesmente resolveu explorar algum lugar extremamente inusitado e sumiu de vista. Mas você sabe qual é a explicação por trás desse hábito peculiar? Quais são as melhores formas de proporcionar um enriquecimento ambiental para gatos que supra essa necessidade de se esconder? A gente responde tudo isso aqui embaixo, dá só uma olhada!

Gato se escondendo: por que isso acontece?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos se escondem porque faz parte da natureza deles. Alguns instintos selvagens resistiram à domesticação, e esse foi um deles, mesmo que hoje em dia não haja muita necessidade disso. Porém, no habitat natural dos felinos, eles precisavam de esconderijos para se protegerem de predadores em potencial e manterem a própria segurança. Ou seja, era uma questão de sobrevivência!

Mesmo domesticados, isso foi preservado, mas não pelo mesmo motivo. Quando vemos um gato escondido dentro de casa, obviamente são poucas as chances de haver algum perigo ou risco à vida dele. Esses animais, na realidade, costumam procurar abrigos quando são engatilhados por fatores externos e situações estressantes, como sons muito altos, a chegada de visitas ou idas ao veterinário. Ah, claro, também não podemos descartar a hipótese de que o gato se escondendo somente queira tirar um cochilinho em um lugar que seja confortável e escurinho!

Qual é a melhor forma de chamar um gato escondido?

Como chamar um gato que está escondido? Essa é a dúvida de todo pai de pet que não consegue encontrar seu peludinho. A melhor técnica é chamar a atenção do animal com petiscos para gatos! Se você estiver com essa recompensa em mãos, vai ficar muito mais fácil de o bichano abandonar seu esconderijo para saborear a guloseima. Além disso, você também deve deixar o ambiente o mais silencioso possível para não afugentar o gatinho.

Outras ideias que podem ser adotadas é miar como um gato e pegar o brinquedo preferido do pet, como se fosse um convite para brincar com ele. Se nada disso funcionar e tiver pouco tempo do “sumiço” do bichano, não se preocupe: às vezes o animal está relaxando e não vai se interessar por nada disso, então você deve respeitar o momento de descanso dele.


A toca para gatos é uma das alternativas para acolher o pet quando ele quiser se esconder
A toca para gatos é uma das alternativas para acolher o pet quando ele quiser se esconder

Veja algumas opções interessantes para abrigar um “gato escondido”

Os gatos precisam de refúgios, que são vistos como espaços seguros para eles recorrerem sempre que sentirem a necessidade de se esconder. Por isso, cabe ao tutor saber como fazer o enriquecimento ambiental para gatos corretamente, oferecendo essas “rotas de fuga” para que o animal tenha onde se afugentar quando quiser. Confira algumas ideias:

Toca para gatos: A cama toca para gatos é uma das melhores alternativas para acomodar o seu amigo de quatro patas quando ele se sentir estressado ou simplesmente quiser tirar uma sonequinha no meio do dia. Existem vários modelos, com diferentes materiais e formatos. Você pode até investir em mais de um acessório, espalhando tocas para gatos pela casa!

Arranhador toca para gato: Esse é um dos abrigos mais úteis, porque une dois acessórios em um só: a toca e o arranhador para gato. Ou seja, o animal, além de ter onde afiar as garras - outro comportamento natural da espécie - também tem um espacinho adequado para dormir e descansar.

Caixa de papelão para gatos: Ao contrário do que muitos pensam, o material da toca para gatos não precisa ser o mais caro e sofisticado. Na verdade, uma simples caixa de papelão já é suficiente para fazer a alegria do seu animal de estimação. Você pode adaptá-la, personlizá-la e deixá-la ainda mais aconchegante com almofadas, cobertores e alguns brinquedos.

Redação: Juliana Melo