Comportamento

Comportamento do gato: como lidar com o instinto caçador dos felinos domésticos?

Você tem um gato caçador? Saiba como lidar com esse instinto dos felinos
Você tem um gato caçador? Saiba como lidar com esse instinto dos felinos

Quem é tutor de gato sabe que, apesar de já domesticados, os felinos continuam expressando instintos de caçadores herdados de seus ancestrais. Seja caçando insetos pela casa, escondendo as fezes ou arranhando objetos para marcar território, o instinto de caçador se manifesta cotidianamente no comportamento do gato. Existem muitas curiosidades a respeito desse hábito dos felinos, que não devem ser repudiados ou punidos, mas sim redirecionado para brincadeiras e objetos mais adequados. Quer entender mais as nuances do gato caçador? O Patas da Casa reuniu algumas informações para te ajudar nisso!

Se o seu gato caçador já te presenteou com alguma presa, se sinta especial

Um dos comportamentos felinos mais intrigantes são os "presentinhos" que alguns gatos trazem aos tutores. Ele pode tanto te trazer uma folha quanto uma presa que tenha caçado, como baratas, besouros e lagartixas (para desespero dos donos). Isso é normal em gatos que têm o instinto caçador mais aguçado, mas tem uma explicação "fofa" por trás que vai até fazer você relevar: isso acontece porque os gatos são animais que gostam de compartilhar aquilo que conquistaram com a família.

Quando um gato traz animais mortos ou até mesmo vivos para o tutor, significa que ele o considera como membro da família. Esse comportamento não tem muita relação com a fome, é simplesmente instinto. A mente do gato estimula ele a fazer isso independente de estar com fome ou não. Às vezes, a “presa” que o gato caçador leva até tutor nem mesmo é algo comestível, como lixinhos e pequenos objetos. Por isso, não se assuste se seu gatinho chegar te presenteando com algo inusitado, ele apenas está dizendo do jeitinho dele que te ama.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    O comportamendo do gato caçador não deve ser reprimido, mas sim redirecionado com brinquedos e brincadeiras
    O comportamendo do gato caçador não deve ser reprimido, mas sim redirecionado com brinquedos e brincadeiras

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Como redirecionar o instinto do gato caçador?

    O instinto de caça é um comportamento do gato que não deve ser reprimido. Caso seja uma atitude muito incômoda ela deve ser redirecionada para brincadeiras e brinquedos. Os brinquedinhos que façam com que o gato persiga algum objeto são ótimos para estimular o instinto natural. Ratinho de corda, laser e varinhas de penas são ótimos brinquedos para os gatos instintivos.

    Vale ressaltar que os gatos precisam de estímulo mental. Se não tiver nada para caçar ou perseguir, eles poderão começar a procurar algo para suprir a “caçada”. Por isso, não deixe de brincar com seu gato e invista em brinquedos que façam esse estímulo. Os gatos que exercem mais essas brincadeiras são menos propensos a atacar outros animais de estimação ou até mesmo pessoas da casa. Além disso, eles ficam bem mais relaxados e felizes. Se você tem um pet que tenha mais características de um gato preguiçoso que de um gato caçador, não se preocupe! O seu bichano pode apenas não ter esse instinto muito aguçado. 

    Cuidado com as “voltinhas” do seu gato caçador

    Ao contrário do que pensam muitas pessoas. As famosas “voltinhas” são um comportamento de gato extremamente prejudicial. Além do perigo de atropelamento, envenenamento e brigas, ao sair de casa o gato fica mais propenso a contrair doenças graves como a FeLV e FIV. Por isso a criação indoor é uma forma de proteger a saúde o bem-estar dos felinos, já que aumenta a expectativa de vida deles.

    Sair para a rua e voltar com animais mortos ou até mesmo vivos como presentes pode ser muito mais incômodo para o tutor e esse hábito pode, inclusive, prejudicar a fauna nativa do local. A primeira coisa que você deve fazer é evitar que seu gato não fuja, acostumando ele desde cedo a viver dentro de casa. A tela de proteção nas janelas é uma ótima maneira de impedir as voltinhas. A castração do gato também é outra maneira eficaz, já que naturalmente o gato não terá necessidade de sair para acasalar. 

    Redação: Hyago Bandeira

    Descubra em infográfico como o rabo de cachorro funciona na linguagem corporal canina!

    Próxima matéria

    Descubra em infográfico como o rabo de cachorro funciona na linguagem corporal canina!

    Jogos para gatos: 5 brinquedos interativos para distrair e aguçar o comportamento caçador do seu pet
    Brinquedos

    Jogos para gatos: 5 brinquedos interativos para distrair e aguçar o comportamento caçador do seu pet

    Um dos principais erros de quem não conhece muito bem o universo dos gatos é achar que eles não ligam para brinquedos. Quem tem um gatinho sabe que eles adoram brincadeiras que desenvolvam não só os músculos, mas também os instintos primitivos da espécie e que ajudem eles a desestressar. Arranhadores, varetas, locais para subir são os preferidos. Para orientar os novos donos, montamos uma lista com brinquedos interativos para gatos que podem ser usados sozinhos, com os donos ou com a companhia de outros animais.

    Cuidar de gato: qual é a média de gastos mensais com um felino?
    Cuidados

    Cuidar de gato: qual é a média de gastos mensais com um felino?

    Ter um gatinho em casa vai muito além da parte divertida. Isso porque, na prática, adotar um gato requer uma série de responsabilidades e cuidados com o seu novo amigo de quatro patas. Afinal de contas, você quer que ele tenha uma boa qualidade de vida, certo? Por isso, para cuidar de gato, alguns custos devem fazer parte da sua rotina. Para saber mais sobre isso e te ajudar a se planejar financeiramente, preparamos uma matéria com os principais gastos mensais de um gato. Confira!

    Comportamento dos gatos: felinos ficam irritados com seus humanos o tempo todo em casa?
    Comportamento

    Comportamento dos gatos: felinos ficam irritados com seus humanos o tempo todo em casa?

    Como seu gato está lidando com a quarentena? Observou o gato estressado ou meio tristinho? Entender o comportamento dos gatos parece uma tarefa impossível de vez em quando, mas na quarentena, isso pode acabar se tornando um problema. Alguns tutores têm observado uma mudança de comportamento felino nesse período de isolamento social. Veja o que eles contaram!

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos
    Cuidados

    Dente de gato: tudo que você precisa saber sobre a saúde bucal dos felinos

    Embora seja esquecido por alguns tutores, o dente de gato é uma das partes mais importantes dos nossos amigos felinos. Além de exercer um papel fundamental na alimentação do animal, os dentes influenciam também o comportamento do pet, já que com eles o bichano conhece o mundo na “infância” e também aprende a se defender. Por isso, a saúde bucal dos gatos também necessita de cuidados específicos: os dentes precisam se manter saudáveis para exercerem essas funções que moldam toda a vida do bichinho. 

    Ver Todas >

    Comportamento canino: como fazer um cachorro parar de comer a ração dos outros animais da casa?
    Comportamento animal

    Comportamento canino: como fazer um cachorro parar de comer a ração dos outros animais da casa?

    Quem tem mais de um pet provavelmente tem que lidar com o intrigante comportamento do cachorro de comer a ração dos outros animais da casa, seja com o cachorro comendo a ração do gato, ou o cachorro grande comendo a ração do filhote e vice-versa. Muitos tutores ficam sem saber o que fazer com esse comportamento de cachorro, que pode ser comum. Para saber como resolver essa situação e sanar todas as dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com a veterinária Renata Bloomfield. Vem dar uma olhada no que ela contou!

    Seu gato come barata e outros bichinhos? Veja quais os perigos desse hábito do bichano e como evitar
    Comportamento animal

    Seu gato come barata e outros bichinhos? Veja quais os perigos desse hábito do bichano e como evitar

    Todo tutor se preocupa com a saúde do gato. Não é à toa que muitos investem em uma alimentação de qualidade e sempre procuram a melhor ração para dar aos bichanos. No entanto, parece que às vezes mesmo com as melhores comidas à sua disposição, os gatos insistem em procurar outros bichinhos para se alimentar. Baratas, ratos e até mesmo passarinhos acabam sofrendo nas mãos de um gato caçador. Mas por que isso acontece? Esse comportamento pode trazer prejuízos para o organismo do felino? Como evitar gato comendo rato, barata e outros bichos? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, preparamos uma matéria especial para você. Veja a seguir!

    Por que o cachorro
    Comportamento animal

    Por que o cachorro "cisca" depois de fazer as necessidades? Entenda esse comportamento canino!

    De todos os comportamentos do cachorro mais inusitados, um que chama bastante atenção é o ato de “ciscar” depois de fazer xixi e cocô, principalmente na rua. Alguns doguinhos nascem sabendo fazer isso, já outros cachorros filhotes podem adquirir esse comportamento observando cachorros adultos. Em todos os casos, é algo que desperta muita curiosidade nos tutores.

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!
    Comportamento animal

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!

    Passear com cachorro na rua é essencial para saúde e o bem-estar do doguinho. Mas o que fazer com o cocô de cachorro? Certamente deixar na rua não é a forma mais educada. Você deve estar se perguntando: existe algum problema com os saquinhos de plástico? A resposta é sim! Acontece que esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Por isso, uma possível solução é buscar opções mais sustentáveis na hora de descartar o cocô de cachorro. 

    Ver Todas >