O comportamento canino é repleto de hábitos curiosos e intrigantes. Quem nunca se perguntou por que o cão fica girando em círculos antes de fazer cocô? Ou por que esses animais gostam tanto de rolar na grama (e às vezes até comê-la)? Mas dentre tantos costumes, um dos mais enigmáticos é por que cachorro cheira o outro quando eles se esbarram nos passeios e caminhadas, mesmo que nunca tenham se visto por aí. Para desvendar esse mistério, o Patas da Casa foi atrás de respostas. Veja só o que nós descobrimos sobre o assunto!

Cachorro cheirando o rabo do outro: entenda os motivos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sempre que um cachorro encontra com outro, uma das primeiras coisas que ele faz é cheirar o rabo e outras partes do corpo do seu novo amigo. No entanto, esse é um comportamento que desperta muitas dúvidas, porque é algo que parece ser muito íntimo, certo? Errado. O motivo por que cachorro cheira outro (inclusive na região do bumbum) é simples: essa é uma forma de cumprimento entre os cães, e que não está relacionada à intimidade que eles têm um com o outro.

Os cachorros possuem estruturas localizadas no reto que são chamadas de glândulas anais, e elas exalam um odor bastante específico em cada animal. Sendo assim, quando vemos um cachorro cheirando o rabo do outro é porque ele está tentando conhecer melhor o novo companheiro de quatro patas. Com isso, ele consegue identificar informações como: se é macho ou fêmea, a dieta que o cão segue e até mesmo o estado emocional dele. Esse processo também permite que eles descubram se já se conhecem ou nunca se esbarraram antes.


O cachorro cheirando o rabo do outro é uma forma de cumprimento
O cachorro cheirando o rabo do outro é uma forma de cumprimento

Comportamento canino: o olfato é um dos principais meios de comunicação dos cães

O olfato canino é extremamente poderoso, e é uma das principais formas que os cachorros têm de se relacionar com o mundo. Eles possuem cerca de 200 milhões de células olfativas, tendo esse sentido até 40 vezes mais apurado do que os humanos, que possuem apenas 5 milhões de células sensoriais. Isso quer dizer que os cachorros conseguem distinguir uma grande quantidade e variedade de odores ao seu redor, e, além disso, também possuem o que chamamos de “memória olfativa”. Ou seja, na prática os cães conseguem armazenar diferentes tipos de cheiro na cabeça, que podem ser resgatados sempre que o animal tiver contato com o odor em questão. 

Então, eis outra resposta para a pergunta de “por que um cachorro cheira o outro”: os cães conseguem reconhecer outros doguinhos quando cheiram o rabo deles - o cheiro exalado pelas glândulas anais ficam “guardadas” na memória do animal.

Veja outras formas de expressão do comportamento canino!

O cachorro pode até não falar, mas ainda assim ele consegue se comunicar de várias outras formas. O latido, por exemplo, é muito mais do que um simples barulho que o cão faz para chamar sua atenção: muitas vezes essa é a forma que o seu amigo encontra de tentar conversar com os humanos e também com outros animais. Seja para expressar que está feliz, carente, triste, assustado ou até mesmo com fome. Outro ponto muito importante é a linguagem corporal canina, que inclui desde o movimento das orelhas até a posição do rabo do cachorro. Mas lembre-se: a análise da postura dos doguinhos sempre deve ser feita em conjunto, e nunca isoladamente. Só assim é possível identificar o que os cães querem dizer.

Redação: Juliana Melo