Aprender como saber se o gato está com dor é um desafio para todo gateiro. Felinos são animais com fama de independentes e resistentes, mas a verdade é que eles são mestres em esconder qualquer tipo de desconforto. Conhecer cada passo da rotina do seu gato pode ajudar a identificar dores e qualquer problema de saúde, isso porque eles podem apresentar mudanças bem sutis de comportamento. Gato com dor pode precisar de um atendimento médico imediato. Para te ajudar quando se perguntar "como saber se meu gato está com dor?", separamos 5 sinais que precisam da sua atenção!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Gato não consegue andar ou está com dificuldade para se locomover

Os felinos são animais muito flexíveis e que estão sempre saltando de um lugar para o outro ou subindo nos lugares mais altos da casa para acompanhar o movimento. Se você observar o gato mancando ou com alguma dificuldade para expressar seus comportamentos naturais, pode ser que ele esteja com dor.

2) Gato agressivo de uma hora para outra

A ideia de que todos os felinos não gostam de ser acariciados por seus humanos é apenas mito. O carinho no lugar certo é muito apreciado pelos bichano e todo tutor sabe o momento e o lugar ideal para isso. Se do nada o gato fica agressivo ou manifesta alguma reação diferente ao ser tocado, pode ser que ele esteja sentindo dor em algum membro ou área do corpo.

3) Fazer as necessidades fora da caixa de areia

Muitas coisas podem justificar o gato fazendo as necessidades fora da caixa de areia: estresse, ansiedade ou um protesto por alguma insatisfação. Por outro lado, xixi e cocô no lugar errado podem indicar problemas no trato urinário ou um gato com dor de barriga. Nesses casos, ele pode não conseguir chegar a tempo no lugar correto. É importante não brigar ou gritar com o animal quando isso ocorrer, principalmente se você não souber a causa exata do comportamento. A ida à caixa de areia em excesso também pode indicar que algo não está bem com ele.

gato com dor: gato mancando ao andar em casa

4) Gato miando mais que o normal

 

O miado de gato é uma ferramenta de comunicação muito utilizada por esses animais. Com a vocalização, o bichano expressa felicidade, carência, fome e até medo. Se o seu gato passa a miar desesperadamente e de uma hora para outra, pode ser que ele esteja tentando chamar a sua atenção para algo que não está bem. Esse é um sinal claro de como saber se o gato está com dor. Observe se ele apresenta algum outro sintoma e leve-o ao veterinário para um check-up.

5) Gato não quer comer

Os felinos são animais bem exigentes com a alimentação e gostam de comer sempre no mesmo horário. Por isso, as alterações de apetite podem indicar que o seu gato está sentindo dor ou até significar um problema de saúde mais grave. O desconforto pode deixar ele mais apático e sem fome. Nesse caso, é importante levá-lo ao veterinário de confiança o quanto antes.

Gato com dor: o que fazer?

O gato com dor pode indicar diferentes problemas de saúde: fraturas, doenças e até uma reação alérgica. A melhor forma de prosseguir é levando o animal a uma consulta com o veterinário. É importante listar para o profissional qualquer mudança de comportamento observada ou mesmo se o gatinho comeu ou teve contato com alguma substância diferente. Essas informações são fundamentais para o diagnóstico correto.

Redação: Luana Lopes