Uma das partes mais difíceis de cuidar de animais de estimação é, justamente, o momento em que eles ficam doentes e você não sabe exatamente o que está acontecendo. Assim como acontece com os humanos, no organismo de um cachorro com febre provavelmente tem algo fora do comum que vai além do aumento da temperatura. Para te ajudar a identificar essa condição no seu cãozinho, nós conversamos com a veterinária Isabela Pires, do Rio de Janeiro, e ela explicou como você pode medir a temperatura e saber se o seu cachorrinho está quente. Dá uma olhada!
Cachorro com febre: conheça os sintomas da alta temperatura no cão
No dia a dia e com a convivência, é normal que você conheça a personalidade do seu cachorro e a primeira coisa que muda quando eles estão com temperatura alta é o comportamento. “Geralmente, eles ficam mais apáticos e quietinhos quando estão com febre”, explica Isabela. Além disso, a veterinária também conta quais são os outros sintomas mais comuns. “Os cães também ficam com o focinho seco e mais quente que o normal e, se você chegar perto, vai sentir que a respiração dele também está quente”, aponta.
Outro fator que indica que seu cachorro está com febre é o aumento da temperatura da barriga, mas a veterinária ressalta que esse sintoma não pode ser avaliado isoladamente. “Se, por exemplo, o dia estiver muito quente e o cachorro tiver ido à rua, é normal que ele fique com o corpo mais quente. Por isso, a temperatura da barriga só deve ser levada em consideração junto dos outros sinais”, afirma a profissional.
Como medir a temperatura do seu cachorro em casa?

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Se você estiver desconfiando que há algo de errado com o seu cãozinho, dá para medir a temperatura dele no veterinário ou com um termômetro em casa mesmo. Existem aparelhos específicos para pets, mas não é necessário. Você pode usar o termômetro digital de humanos tranquilamente no seu cachorrinho e essa é a opção mais segura do que a versão de mercúrio. A veterinária explica como medir a temperatura do cachorro em casa, dá uma olhada:
- Coloque o cachorro numa posição confortável, que pode ser deitado ou em pé. Se for possível, é bom ter a ajuda de alguém para segurar e acalmar o bichinho;
- Introduza o termômetro digital no ânus do animal até encostar na parede anal dele delicadamente;
- Aperte o botão para inicializar o termômetro digital e aguarde o sinal sonoro que indica que ele detectou a temperatura estabilizada do animal.
39°C em cachorro é febre? Saiba qual a temperatura normal do seu pet
O que muita gente não sabe é que a temperatura normal dos cachorros é, naturalmente, mais alta do que a nossa. Por isso, na hora de interpretar o termômetro, fique atento. “A temperatura habitual de um cãozinho varia entre 38ºC e 39.3ºC. Se o valor apontado no termômetro for mais alto do que isso, ele está com febre”, explica Isabela. Caso ele esteja mesmo com hipertermia, você vai precisar levá-lo ao veterinário. “A febre é sempre um sinal de alerta e pode significar uma virose, uma parasitose ou, até mesmo, causar convulsões e tremores”, acrescenta a profissional.
Você pode tentar diminuir a temperatura do seu cachorro com febre em casa
Em muitos casos, é comum não conseguir o atendimento veterinário de emergência no momento em que perceber que seu cachorro está com febre e, nesse caso, você pode tentar diminuir a temperatura dele antes de ir ao consultório. Olha as dicas da veterinária:
- Oferecer bastante água para o cachorro ficar hidratado enquanto estiver com febre;
- Passar uma toalha molhada em água gelada na região do focinho e nas patinhas;
- Deixar a toalha molhada por um tempo no focinho como uma compressa.
Outro ponto muito importante é: não medique o seu animal por conta própria antes de ouvir as instruções de um veterinário, ok? O quanto antes ele for atendido, mais fácil será para descobrir o problema e tratar as causas certas da febre.
Redação: Ariel Cristina Borges
