Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A alergia a gatos é um problema mais comum do que a gente imagina. Espirros, congestão nasal e olhos aquosos ou avermelhados são sintomas típicos nas pessoas que sofrem com o problema. A alergia a pelo de gato não surge de repente e nem está ligada exclusivamente aos pelos do animal, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Existe todo um processo por trás disso e tudo começa com a língua do gato. Isso mesmo! Para entender melhor quais são as etapas desse processo e como a alergia a gato se desenvolve, o Patas da Casa preparou um infográfico com tudo que você precisa saber sobre o assunto.


Alergia a gatos: saiba como e por que esse problema acontece
Alergia a gatos: saiba como e por que esse problema acontece

Alergia: gato produz uma proteína que provoca reações alérgicas nos humanos

Antes de mais nada, é importante entender que quem tem alergia a gato não tem alergia ao animal em si e nem aos pelos dele. O que acontece é que os felinos produzem uma proteína nas glândulas salivares e sebáceas - chamada de Fel d1 - que fica presente principalmente na saliva do gato. Dessa forma, quando o animal usa a própria língua para se limpar, ele acaba espalhando o alérgeno por toda a extensão do corpo e da pelagem. Vale destacar que não são todas as pessoas que são sensíveis a essa substância, mas quem tem essa sensibilidade geralmente sofre com a alergia de gato. 

Alergia a gato: sintomas mais comuns são espirros, coceira e olhos lacrimejando

Fique atento aos sinais da alergia a gatos: sintomas da reação alérgica normalmente aparecem logo após o contato com um felino. As reações alérgicas não são muito diferentes de outros tipos de alergia, logo os principais sinais clínicos são espirros frequentes, coceira e lacrimação dos olhos. Além disso, quem sofre com alergia a gato também pode ter dificuldade para respirar, secreção nasal (nariz escorrendo) e manchas vermelhas no rosto. 

Ao identificar um ou mais sintomas, é fundamental procurar a ajuda de um médico especializado, como um alergologista, para receber o diagnóstico correto. O profissional é capacitado para realizar uma série de testes para saber se o paciente tem alergia a gatos ou não. Em caso positivo, ele indicará o tratamento mais adequado para a situação.

Alimentação pode contribuir para reduzir os efeitos da alergia a gato

Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Purina descobriu que é possível neutralizar as atividades da proteína Fel d1, responsável pela alergia de gato, sem comprometer a produção da substância e nem a saúde dos animais. Agora a ideia é implementar esses agentes neutralizadores nas fórmulas de ração para gato e outros alimentos destinados aos felinos. 

A vantagem de tudo isso é fornecer uma alimentação que, além de ter todos os nutrientes necessários para manter o bichano saudável, também vai ajudar a melhorar a convivência com humanos que têm alergia a gato - facilitando, inclusive, a adoção.  Além disso, outros cuidados no dia a dia ajudam a amenizar as reações alérgicas, como limpar a casa frequentemente e escovar os pelos do gato todos os dias.

Redação: Juliana Melo