Comportamento

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

Afinal, como os gatos veem seus donos? Será que eles são capazes de reconhecê-los? Descubra!
Afinal, como os gatos veem seus donos? Será que eles são capazes de reconhecê-los? Descubra!

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e descubra!

Gato consegue reconhecer o dono pelo som da voz

Uma dúvida que provavelmente já passou pela cabeça de todo tutor é como o gato reconhece seu dono. Embora o cheiro seja um fator que ajuda bastante nesse processo, um fato curioso é que os felinos também são capazes de identificar o seu tutor pelo som da voz. Uma pesquisa conduzida pelos japoneses Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka estudou a reação de 20 gatos da seguinte forma: cinco pessoas diferentes fizeram uma gravação chamando pelo animal, sendo que a quarta voz sempre pertencia ao dono do bichano. Ao ouvir a voz do seu respectivo tutor, todos os gatos tiveram uma reação de maior interesse pelo som. Foram observados vários movimentos corporais desses animais (como o movimento do rabo, das orelhas e a dilatação dos olhos) que comprovaram que os gatos conseguem, sim, identificar quem é seu dono apenas pelo som da sua voz.

Será que os gatos entendem o que os humanos falam?

Os gatos não têm uma capacidade intelectual igual aos humanos, mas será que eles são capazes de entender alguma coisa que falamos? A resposta é sim! Mas diferente dos cachorros que são capazes de entender alguns comandos, por exemplo, os gatos só entendem quando chamamos o nome deles. O nível de compreensão, inclusive, também é diferente, já que eles não são capazes de assimilar totalmente o nome como um “eu”, mas é um som que passa a ser bastante familiar para esses animais.

A descoberta desse fato veio a partir de outra pesquisa de Atsuko e Kazutaka , em que os felinos foram submetidos à uma lista de palavras aleatórias e, por fim, falavam o nome deles. Quando isso acontecia, os gatos apresentavam certo entusiasmo e ficavam mais “alertas”. Ou seja, eles conseguiam reconhecer o próprio nome no meio de tantas palavras.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Saber se os gatos gostam do dono é fácil: eles usam a linguagem corporal para demonstrar isso, como ronronar
    Saber se os gatos gostam do dono é fácil: eles usam a linguagem corporal para demonstrar isso, como ronronar

    Mais Lidas

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Cachorro pode dormir na cama junto com o dono?
    Comportamento animal

    Cachorro pode dormir na cama junto com o dono?

    Contar com a companhia do seu doguinho em diferentes momentos do dia é o sonho de qualquer pai de pet. Infelizmente, levar o animal para cima e para baixo não é sempre possível, por isso, é normal que essas pessoas queiram recuperar o tempo perdido enquanto estão em casa — e isso inclui ter o cachorro dormindo na cama à noite. A dúvida que fica quando se toca nesse assunto é a seguinte: faz bem dormir com o cachorro na cama? Há quem diga que sim e quem prefira nem testar: para te ajudar a descobrir, nós juntamos os prós e os contra da prática aqui embaixo.

    Gatos enxergam os humanos como… outros gatos!

    Já parou para se perguntar como os gatos nos veem? Essa é uma questão que pode parecer difícil de responder, já que não tem como a gente “entrar” na cabeça dos felinos para saber o que de fato se passa por lá. No entanto, o biólogo John Bradshaw, que é especialista em interação entre humanos e animais e autor do livro "Cat Sense", estudou o comportamento dos gatos por mais de 30 anos e, segundo ele, os bichanos nos enxergam como seus semelhantes . Diferente dos cachorros, que mudam de comportamento perto dos humanos, os gatos não sentem que há uma grande diferença entre nós e eles. Então quando eles buscam carinho ou fazem certos movimentos com o rabo, não é muito diferente de como eles agiriam perto de outro gato.

    Gatos gostam do dono, sim! Veja 5 formas dos felinos demonstrarem carinho

    • Ronronar: você já deve até estar familiarizado com esse barulho fofinho sempre que vai fazer carinho no seu pet, né? Quando um gato ronrona é uma forma que o seu amiguinho encontra de dizer o quanto que ele gosta de você e ama a sua companhia! 

    • Lambidas e mordidas: outra forma dos felinos mostrarem que gostam do dono é lambendo a sua mão e até mesmo dando umas mordidinhas de leve. Algumas pessoas acham que essas mordidas podem ser agressivas, mas elas são justamente o contrário: é só o jeitinho dele te dizer que te ama!

    • Passear entre as pernas: já reparou que às vezes os gatos gostam de ficar desfilando entre as suas pernas? Esse hábito nada mais é do que a forma dele de chamar sua atenção e até de “marcar território”, já que o felino deixa o cheirinho dele registrado ali. É porque ele quer que todo mundo saiba que você é o dono dele!

    • Deitar de barriga para cima: se o seu gato deita com a barriga virada para cima, essa é a maior prova do mundo que ele confia em você de olhos fechados! A barriga do felino é uma área muito delicada e vulnerável para eles. Quando eles deitam com ela totalmente exposta é uma grande demonstração do quanto eles se sentem seguros perto de você.

    • Amassar pãozinho: a expressão pode parecer curiosa, mas isso nada mais é do que o hábito que os felinos têm de “afofar” as coisas (e até mesmo os próprios humanos). Os gatos fazem isso quando estão se sentindo confortáveis naquele lugar, então é mais uma demonstração de afeto própria deles.

    Redação: Juliana Melo

     

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Próxima matéria

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino
    Ração

    Quantidade de ração para gatos: descubra qual a porção ideal em cada fase da vida do felino

    A ração para gato filhote ou adulto gera muitas dúvidas. Qual a quantidade de ração para gatos ideal em cada fase de vida do bichano? Uma coisa é certa: uma boa ração de gato é fundamental para mantê-lo saudável. No entanto, é preciso atenção com as porções para evitar problemas como o gato obeso e outras patologias que podem prejudicar a saúde do bichano.      

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Maior raça de gato do mundo: descubra qual é e veja algumas curiosidades sobre o tamanho do felino
    Raças

    Maior raça de gato do mundo: descubra qual é e veja algumas curiosidades sobre o tamanho do felino

    Você já se perguntou alguma vez qual é a maior raça de gato do mundo? Quem é apaixonado pelos nossos amigos felinos já deve saber que o tamanho dos gatos pode variar bastante de raça para raça. Mas será que existe uma raça que se destaca por seus gatos maiores que a média? A resposta para isso é sim!A raça Maine Coon é conhecida por ser o maior felino do mundo - entre os doméstico, é claro! Os animais dessa raça são tão grandes que muitas vezes são chamados de gatos gigantes. Confira algumas curiosidades sobre o Maine Coon e qual é o maior gato do mundo, segundo o Guinness Book.

    Como tirar cheiro de xixi de gato da casa: descubra como salvar estofados e outros tecidos
    Cuidados

    Como tirar cheiro de xixi de gato da casa: descubra como salvar estofados e outros tecidos

    Mesmo que os gatos sejam super higiênicos e obedientes, a possibilidade de fazerem xixi no lugar errado sempre existe. Nesse momento, além de tentar entender o porquê da caixa de areia ter sido ignorada, você também vai precisar descobrir uma forma de tirar o cheiro do xixi de gato da superfície que ele escolheu para se aliviar. Geralmente, eles procuram pontos mais escondidos e confortáveis para isso e esses locais nem sempre são o chão liso, com piso que é limpo com facilidade.

    Ver Todas >

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?
    Comportamento animal

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?

    No mundo canino, a proporção da idade do cachorro é totalmente diferente do que conhecemos entre os humanos. A média de vida de um cãozinho é de 10 a 13 anos, mas isso pode mudar de acordo com o tamanho, raça e cuidados que o animal recebeu ao longo da vida. No entanto, algumas raças de cachorro são conhecidas pela alta expectativa de vida. Um fator absolutamente genético! 

    Como é o temperamento do Poodle?
    Comportamento animal

    Como é o temperamento do Poodle?

    O Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil e um dos motivos para isso está relacionado ao fato desta raça ser super “família”. Muito companheiro e leal aos donos, ele gosta de participar de todos os momentos, desde uma confraternização até um cochilo no sofá. Não importa se estamos falando de um Poodle toy, anão, médio ou standard: todos os tamanhos são muito sociáveis e gostam de fazer novos amigos.

    Já se perguntou qual o significado do bocejo dos cães? Veja curiosidades sobre esse comportamento canino!
    Comportamento animal

    Já se perguntou qual o significado do bocejo dos cães? Veja curiosidades sobre esse comportamento canino!

    Você com certeza já deve ter flagrado o cachorro bocejando muito e associou apenas a sono, não é? Para a surpresa de muitos, esse comportamento canino pode dizer muito sobre o que o cãozinho está sentindo ou pensando. Sim, é verdade! De acordo com algumas pesquisas científicas, a linguagem dos cachorros também se manifesta com bocejos e pode ter vários significados, desde demonstração de empatia pelo seu humano até uma espécie de fuga do estresse.

    Cama para gatos: 4 objetos que podem ser transformados em uma caminha para o seu bichano
    Comportamento animal

    Cama para gatos: 4 objetos que podem ser transformados em uma caminha para o seu bichano

    Cuidar de gato é pensar também na hora do descanso desses animais. Todo mundo sabe que os felinos passam boa parte do dia dormindo, e não existe hora nem local certo para isso. Muitas vezes eles se apropriam do sofá da sala ou até se escondem entre as prateleiras para tirar uma sonequinha. Mas nenhum lugar é melhor do que uma cama para o gato descansar. Ela precisa ser confortável e aconchegante, e o melhor de tudo é que não é preciso gastar muito para ter uma dessas em casa. 

    Ver Todas >