A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem . Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e descubra!

Gato consegue reconhecer o dono pelo som da voz

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma dúvida que provavelmente já passou pela cabeça de todo tutor é como o gato reconhece seu dono. Embora o cheiro seja um fator que ajuda bastante nesse processo, um fato curioso é que os felinos também são capazes de identificar o seu tutor pelo som da voz. Uma pesquisa conduzida pelos japoneses Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka estudou a reação de 20 gatos da seguinte forma: cinco pessoas diferentes fizeram uma gravação chamando pelo animal, sendo que a quarta voz sempre pertencia ao dono do bichano. Ao ouvir a voz do seu respectivo tutor, todos os gatos tiveram uma reação de maior interesse pelo som. Foram observados vários movimentos corporais desses animais (como o movimento do rabo, das orelhas e a dilatação dos olhos) que comprovaram que os gatos conseguem, sim, identificar quem é seu dono apenas pelo som da sua voz.

Será que os gatos entendem o que os humanos falam?

Os gatos não têm uma capacidade intelectual igual aos humanos, mas será que eles são capazes de entender alguma coisa que falamos? A resposta é sim! Mas diferente dos cachorros que são capazes de entender alguns comandos, por exemplo, os gatos só entendem quando chamamos o nome deles. O nível de compreensão, inclusive, também é diferente, já que eles não são capazes de assimilar totalmente o nome como um “eu”, mas é um som que passa a ser bastante familiar para esses animais.

A descoberta desse fato veio a partir de outra pesquisa de Atsuko e Kazutaka , em que os felinos foram submetidos à uma lista de palavras aleatórias e, por fim, falavam o nome deles. Quando isso acontecia, os gatos apresentavam certo entusiasmo e ficavam mais “alertas”. Ou seja, eles conseguiam reconhecer o próprio nome no meio de tantas palavras.


Saber se os gatos gostam do dono é fácil: eles usam a linguagem corporal para demonstrar isso, como ronronar
Saber se os gatos gostam do dono é fácil: eles usam a linguagem corporal para demonstrar isso, como ronronar

Gatos enxergam os humanos como… outros gatos!

Já parou para se perguntar como os gatos nos veem? Essa é uma questão que pode parecer difícil de responder, já que não tem como a gente “entrar” na cabeça dos felinos para saber o que de fato se passa por lá. No entanto, o biólogo John Bradshaw, que é especialista em interação entre humanos e animais e autor do livro "Cat Sense", estudou o comportamento dos gatos por mais de 30 anos e, segundo ele, os bichanos nos enxergam como seus semelhantes . Diferente dos cachorros, que mudam de comportamento perto dos humanos, os gatos não sentem que há uma grande diferença entre nós e eles. Então quando eles buscam carinho ou fazem certos movimentos com o rabo, não é muito diferente de como eles agiriam perto de outro gato.

Gatos gostam do dono, sim! Veja 5 formas dos felinos demonstrarem carinho

• Ronronar: você já deve até estar familiarizado com esse barulho fofinho sempre que vai fazer carinho no seu pet, né? Quando um gato ronrona é uma forma que o seu amiguinho encontra de dizer o quanto que ele gosta de você e ama a sua companhia! 

• Lambidas e mordidas: outra forma dos felinos mostrarem que gostam do dono é lambendo a sua mão e até mesmo dando umas mordidinhas de leve. Algumas pessoas acham que essas mordidas podem ser agressivas, mas elas são justamente o contrário: é só o jeitinho dele te dizer que te ama!

• Passear entre as pernas: já reparou que às vezes os gatos gostam de ficar desfilando entre as suas pernas? Esse hábito nada mais é do que a forma dele de chamar sua atenção e até de “marcar território”, já que o felino deixa o cheirinho dele registrado ali. É porque ele quer que todo mundo saiba que você é o dono dele!

• Deitar de barriga para cima: se o seu gato deita com a barriga virada para cima, essa é a maior prova do mundo que ele confia em você de olhos fechados! A barriga do felino é uma área muito delicada e vulnerável para eles. Quando eles deitam com ela totalmente exposta é uma grande demonstração do quanto eles se sentem seguros perto de você.

• Amassar pãozinho: a expressão pode parecer curiosa, mas isso nada mais é do que o hábito que os felinos têm de “afofar” as coisas (e até mesmo os próprios humanos). Os gatos fazem isso quando estão se sentindo confortáveis naquele lugar, então é mais uma demonstração de afeto própria deles.

Redação: Juliana Melo