Não é difícil encontrar diversos vídeos na internet mostrando a complexa relação entre gatos e árvores de natal. Gatos são animais muito curiosos, então imagina só como o pisca-pisca, os enfeites coloridos e até os presentes são elementos muito atrativos para eles. Essa relação curiosa tem uma explicação: o aguçado instinto caçador dos felinos. Para você não precisar prender a árvore no teto e nem deixá-la em um cercadinho, separamos algumas dicas de como montar a sua árvore de natal à prova de gatos. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gatos e árvores de natal: entenda essa relação curiosa!

Guirlandas, bolinhas, sinos, enfeites pendurados e várias luzinhas piscando: imagina só como o seu gatinho se sente vendo tanta informação e “coisas legais para brincar” na sua frente. A árvore de natal é um fascínio para os bichanos, isso porque eles são caçadores por natureza e todo esse estímulo os instiga a expressarem esse comportamento. Como são animais que costumam gostar bastante de estar no alto de móveis e prateleiras, eles não se preocupam muito com o tamanho da árvore. Para eles, o que importa é capturar a presa de qualquer jeito. Não tem outra: em questão de segundos a sua árvore pode estar no chão.

Antes de brigar com o seu gatinho, entenda que os objetos suspensos funcionam como uma varinha para gatos, que os estimula a pular e caçar. As luzes, que piscam de forma constante, remetem a pequenas presas. Na ponta da árvore, então, há uma presa ainda maior e solitária - um alvo que os felinos acham muito fácil de ser capturado. Por outro lado, cuidar de gato também é garantir a segurança dele, certo?! A queda da árvore ou dos enfeites pode machucar o felino, portanto você precisa promover um ambiente seguro. O que podemos fazer, então para ter uma relação harmônica entre gatos e árvores de natal?

 

É importante cuidar de gato para que ele não se machuque ao brincar com a árvoreGatos e árvores de natal: separamos dicas de como ter uma árvore à prova de felinos

 

Gatos e árvore de natal: alguns truques podem te ajudar

 

Não precisa abrir mão de ter uma árvore de natal. Algumas pessoas costumam cercar a árvore para o felino não se aproximar, mas isso nem sempre funciona, pois alguns gatinhos gostam mesmo de pular no topo da estrutura. Assim, separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar essa relação entre gatos e árvores de natal - sem prejudicar o animal e nem acabar com a magia da celebração. Confira: 

1) Coloque papel alumínio ou fita crepe na base da árvore 

Se o seu gatinho tem o hábito de brincar com os presentes e enfeites que ficam mais perto da base da árvore, você pode cercar o suporte com papel alumínio ou fita crepe. Os gatos não gostam desses materiais, nem para arranhar as unhas e nem para pisar, pois podem grudar na patinha. Essa alternativa não machuca o animal e, na verdade, vai fazer com que ele entenda que, ao chegar perto da árvore, pode pisar em algo que não gosta. 

2) Considere uma árvore de natal menor

Claro que uma árvore de natal grande e cheia de enfeites chama a atenção, mas você pode ter uma árvore menor e deixá-la tão bonita quanto uma grande. Além disso, se o gato pular em uma árvore pequena, o estrago será mais fácil de resolver.

3) Espere um pouco antes de decorar a árvore de natal

Que tal dar um tempo para o seu gatinho se acostumar com a árvore? Ao invés de montar tudo de uma vez e aguçar a curiosidade do bichano, experimente decorar a árvore aos poucos. No primeiro dia, deixe a árvore sem nenhuma decoração e observe como ele reage. Depois, coloque as bolinhas, as luzes, e vá observando o que atrai ou não o seu gato. Assim, você vai saber exatamente o que o deixa fascinado e poderá evitar essas decorações para manter a árvore em pé.

4) Evite reforçar esse comportamento ao brincar com o gato

É muito bonitinho quando o gato faz gracinhas para pegar um objeto que fica suspenso, mas ao achar isso legal, estamos reforçando um comportamento que mais tarde pode levar à queda da árvore. Quando ele manifestar o interesse de brincar, procure outros brinquedos que ele goste e redirecione a atenção dele.

5) Use enfeites de outros materiais e que vão atrair menos a atenção do gatinho

Sabemos que para algumas pessoas é muito importante ter uma árvore de natal impecável. Mas você pode procurar outros enfeites que chamam menos a atenção do gato e que vão continuar deixando a árvore bonita, como enfeites de feltro e papel, que ao caírem não vão quebrar. Bolinhas de plástico, por exemplo, podem ser tão elegantes quanto as bolinhas de materiais menos resistentes. Evite usar o festão, que pode asfixiar o gato. 

Redação: Júlia Cruz