Com as festas de fim de ano se aproximando, é praticamente impossível não pensar nas árvores de Natal, que são um símbolo dessa época. Mas e quem tem um gatinho em casa? Como se preparar para esses dias festivos? Como todos sabem, gatos e árvores de Natal não são exatamente a melhor combinação do mundo. Os felinos, inclusive, são experts em destruir os acessórios natalinos, e o que não faltam são vídeos na internet mostrando isso. Então, qual é a melhor forma de manter os gatos e árvores de Natal seguros? Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Veja a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gatos e árvores de Natal: por que os bichanos se sentem instigados a derrubá-las?

Enfeites, bolinhas e várias luzes piscando: tem algo mais atrativo para os gatos que uma árvore de Natal? Não tem. Diferente dos cachorros, os felinos ainda são bastante movidos pelos seus instintos naturais de predador e, por isso, eles simplesmente adoram correr atrás de qualquer coisa que se mexa na tentativa de capturá-la. Com tantos acessórios pendurados na árvore de Natal, os gatos não conseguem resistir à tentação de explorar esse novo “ambiente”. É por isso que cabe ao tutor saber como garantir a segurança do pet perto da árvore, evitando que aconteçam acidentes ou que os enfeites natalinos sejam completamente destruídos.

Árvore de Natal natural ou artificial? Veja qual é a melhor opção para quem tem gatos em casa

No Brasil, o mais comum é optar por árvores de Natal artificiais, mas para quem prefere plantas naturais, também é possível encontrar um pinheiro de verdade para trazer para dentro de casa. No entanto, não se recomenda essa última opção se você tiver um bichano por um simples motivo: os pinheiros não são considerados plantas seguras para gatos. Como os espinhos dessa árvore são bastante afiados, os animais podem acabar se machucando ao se aproximarem dela. Além disso, as folhas de algumas espécies são tóxicas e não devem ser mastigadas em hipótese nenhuma. Dessa forma, a melhor opção para quem tem gatos em casa é a árvore de Natal artificial, que não oferece nenhum risco para a saúde e bem-estar do animal.

 

Quando o assunto é árvore de Natal e gatos, é importante seguir algumas recomendações

Quando o assunto é árvore de Natal e gatos, é importante seguir algumas recomendações

 

 

Árvore de Natal e gatos: 4 dicas para ajudar a manter a segurança do felino e dos enfeites

 

1) A base da árvore de Natal deve ser firme

Essa é a melhor forma de garantir que, mesmo que ela sofra algum impacto, não vai cair com facilidade. Um dos maiores problemas que ocorrem entre uma árvore de Natal e gatos é que os felinos adoram atacá-las e, consequentemente, derrubá-las. Para evitar que isso aconteça, o tutor deve ter um cuidado especial com a base, que deve ser bem firme. No caso de uma árvore com o suporte mais fraco, vale a pena cercar a base com papel alumínio para afastar os gatos ou fita crepe para alcançar a firmeza desejada e evitar que o seu amigo de quatro patas a derrube.

2) Na hora de decorar a árvore de Natal, evite fazer isso na frente do gato

O que mais atrai os gatos na árvore de Natal são, definitivamente, os enfeites, que são vistos como “presas” no universo felino. Logo, na hora de montar a árvore, o ideal é não fazer isso na frente do seu amigo. Ele pode confundir esse momento com uma brincadeira, e vai acabar atrapalhando o processo enquanto tenta agarrar os enfeites que estão pendurados na árvore. Além disso, outra boa dica é fazer isso de forma gradativa para observar o comportamento do gatinho. Nos primeiros dias, deixe a árvore sem nenhuma decoração. Aos poucos, coloque umas bolinhas, guirlandas e outros enfeites até que a árvore esteja completamente pronta.

3) Escolha enfeites que sejam menos atrativos para os felinos

É claro que todo mundo adora uma árvore de Natal bem enfeitada e bonita para celebrar as festividades de fim de ano. Mas se você tem um gatinho em casa, é bom optar por materiais que sejam mais discretos, ou a tentação do seu amigo vai ser muito maior. Enfeites foscos e menos brilhantes, por exemplo, são uma boa escolha, assim como feltro, papel e decorações mais simples. Por outro lado, materiais como o ouropel ou acessórios que balançam muito na árvore devem ser evitados.

4) Não esqueça de esconder os fios do pisca-pisca

Quem tem um gatinho sabe bem como esses animais são extremamente curiosos e dificilmente resistem à tentação de mexer com qualquer tipo de fio. Por isso, ao montar a árvore de Natal, o ideal é garantir que os fios do pisca-pisca estejam bem escondidos para evitar que o felino alcance a fonte de energia ou a tomada da casa. Então, nada de deixá-los pendurados próximo da árvore ou totalmente à vista. Uma boa dica para proteger as luzes piscantes é passar uma fita isolante nos fios que vão ser conectados na tomada.

Redação: Juliana Melo