Os problemas oculares são bem comuns nas primeiras semanas de vida dos felinos. O filhote de gato pode apresentar inchaço na região e excesso de remelas. Em alguns casos, o gatinho pode até ter conjuntivite. Esses sinais indicam uma infecção viral, o que precisa de um cuidado a mais na higienização da área dos olhos. A limpeza correta é essencial para oferecer mais conforto ao filhotinho. Por isso, é muito importante aprender como limpar olho de gato filhote corretamente, até mesmo para evitar outras complicações. 

Como limpar a remela nos olhos de gatos filhotes?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A limpeza no olho do gato filhote é muito mais fácil do que nos adultos, já que o animal ainda não tem a reação de arranhar ou morder. o máximo que ele pode fazer é dar uma choradinha. As infecções oculares normalmente ocorrem logo que o gato abre os olhos. Mas mesmo que ele não apresente pus ou qualquer indício de doença, pode ser necessário fazer a limpeza para tirar as remelas. Se o gato for maiorzinho e apresentar qualquer resistência, envolva ele numa toalha para evitar arranhões.

Na hora de fazer a limpeza, antes de tudo separe as coisas que você precisará para fazer a limpeza. Os materiais necessários para a higienização são: algodão ou gaze, duas xícaras, toalha, água e sal. Coloque a água para ferver e depois divida nas duas xícaras (uma para cada olho). Com isso feito, adicione uma colher de chá de sal, misture e deixe esfriar. Quando a água estiver morna e em uma temperatura confortável, pegue um pedaço de algodão ou gaze e umidifique em uma das xícaras. Em sequência, retire as crostas, remelas e sujeiras acumuladas de um dos olhos, evitando sempre encostar no olho em si, pois pode causar incômodos. O jeito certo de fazer a limpeza é com movimentos suaves ao redor dos olhos. 

O mesmo deverá ser feito no outro olho, mas dessa vez utilizando outro pedaço de algodão ou gaze molhada na segunda xícara. Isso evita levar infecções de um olho para o outro. Se você tiver mais de um gato, a regra é a mesma: cada animal deverá usar materiais separados. No final, dê carinho no gato para ele já associar a limpeza com algo positivo.


A remela nos olhos de gatos filhotes é mais comum em raças braquicefálicas, como o Persa
A remela nos olhos de gatos filhotes é mais comum em raças braquicefálicas, como o Persa

Filhote de gato com olho remelando: qual a frequência ideal para fazer a limpeza?

A frequência da limpeza também é algo importante que deve ser levado em conta. O recomendado é que os olhos de gato sejam higienizados pelo menos duas vezes por semana. No entanto, caso o seu gato filhote acumule muita sujeira na área ocular, o ideal é fazer a limpeza diariamente. A limpeza diária também é importante se houver algum indício de infecção, como a conjuntivite - nesses casos, além da limpeza é importante consultar um veterinário para fazer o tratamento correto e evitar que o problema evolua para algo mais grave. Qualquer gato filhote pode ter excesso de remelas nos olhinhos, mas é mais comum ainda nos braquicefálicos, como o Persa. A raça acumula muitas lágrimas nos olhos devido ao formato da cabeça e nariz mais achatado.

Com quantos dias os filhotes de gato abrem os olhos?

Os gatos nascem com poucos sentidos desenvolvidos. Os gatos nascem com os olhos fechados, que só se abrem ali entre nove e 12 dias de vida. Outra curiosidade é que todo gato filhote tem olhos azuis, mas com o tempo adquirem a cor definitiva.  A saúde dos gatos filhotes é algo que precisa de muita atenção e suporte, já que os cuidados nessa fase vão garantir uma vida mais saudável para o gatinho no futuro. Além da limpeza dos olhos, o tutor deve estar atento com a alimentação do gatinho, vermífugo e vacinação.

Redação: Hyago Bandeira