Caixa de areia

Como limpar a caixa de areia do gato? 5 dicas que vão facilitar a sua vida - mesmo em apartamento!

Descubra a maneira ideal de limpar a caixa de areia do seu gato
Descubra a maneira ideal de limpar a caixa de areia do seu gato

Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

Dica 1: A melhor forma de descobrir como limpar a caixa de areia do gato é estabelecendo uma rotina

Não importa se você mora em casa ou apartamento: para começar, o ideal é estabelecer uma rotina de limpeza da caixa de areia que seja confortável tanto para você, quanto para o seu gatinho. É comum que todos eles tenham uma baixa tolerância à sujeira e aos odores fortes, mas é a personalidade do seu gato (e a sua disponibilidade) que vai determinar se a limpeza superficial e diária deve acontecer uma ou duas vezes ao dia, por exemplo — de qualquer forma, ela deve acontecer obrigatoriamente todos os dias. Adapte os momentos de limpeza ao seu dia a dia, mas também leve em consideração os momentos em que os gatos fazem as necessidades.

Dica 2: Tenha os utensílios corretos para te ajudar na limpeza da caixa de areia

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A pá é um dos principais utensílios para ajudar na hora de limpar a caixa de areia do gato
    A pá é um dos principais utensílios para ajudar na hora de limpar a caixa de areia do gato

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Na hora da limpeza superficial, do dia a dia, ter os utensílios certos vai fazer toda a diferença e facilitar o processo para você. Confira, aqui embaixo, as diferentes opções de produtos que você pode comprar:

    • Bacia grande: para facilitar o processo de limpeza, o ideal é passar a areia da caixa para uma bacia maior, em que vai ser mais simples visualizar e separar as partes que vão para o lixo: é só sacudir o recipiente delicadamente e tirar os torrões formados assim que eles se destacarem entre o conteúdo;
    • Pá para caixa de areia: o utensílio que separa os dejetos sólidos e os blocos que alguns tipos de areia formam com o xixi é a primeira coisa que você precisa comprar. Essa pá vai te ajudar a definir o que precisa ser descartado e a parte da areia que pode permanecer na caixa por mais alguns dias;
    • Caixa de areia com peneira: se você quiser investir um pouco mais na caixa de areia do seu gato buscando mais praticidade na hora da limpeza, existem versões mais incrementadas que têm uma espécie de peneira grande: você só vai precisar desencaixar as duas partes para recolher os torrões de areia que devem ser descartados;
    • Saquinhos higiênicos: pensando na hora da limpeza mais profunda, em que toda a areia do gato deve ser trocada, os saquinhos higiênicos são uma mão na roda. Colocados por baixo da areia limpa, na hora do descarte você só vai precisar dar um nó e jogar todo o material direto no lixo.

    Dica 3: Granulado, madeira e sílica: escolha preenchimentos mais duráveis para a caixa de areia

    Uma das formas de facilitar o processo de limpeza da caixa de areia do seu gato é escolhendo preenchimentos mais duráveis do que os granulados mais simples, que precisam ser trocados com um intervalo de poucos dias. A areia para gato sílica é composta por um gel que tem alto poder de absorção e, por isso, segura a umidade e o odor da urina do gato por mais de duas semanas sem precisar de substituição. O que sinaliza esse momento é a coloração do produto, que fica mais amarelada conforme vai absorvendo xixi. Ela é a opção ideal para quem passa muito tempo fora de casa e precisa de mais praticidade na hora de limpar a caixa de areia — basta retirar, diariamente, os resíduos sólidos da caixa.

    Se você optar pelo granulado de madeira para a caixa de areia do seu gato, vai levar para casa um produto biodegradável, sustentável e que não é tóxico. Os grãos de madeira Pinus viram um pó quando entram em contato com o xixi do seu gato e, por isso, devem ser peneirados diariamente para evitar o mau cheiro.

    Uma ótima opção também é apostar na areia para gatos granulada, que por ser bem comum, tem um ótimo custo-benefício. Ela tem um ótimo controle de odores para o xixi do gato, alto poder de absorção (ou seja: não gera lama dentro da caixa de areia), não gruda nas patinhas e não oferece nenhum risco à saúde do animal. Na hora de escolher, prefira as que são compostas por grãos minerais e naturais, já que essas são mais sustentáveis.

    Dica 4: Lave completamente a caixa de areia uma vez por semana

    Pelo menos uma vez por semana você precisa trocar completamente a areia do gato
    Pelo menos uma vez por semana você precisa trocar completamente a areia do gato

    Mesmo que você use os saquinhos higiênicos para a caixa de areia, vai precisar fazer uma higienização mais profunda na caixa de areia. Depois de esvaziar, lave com água corrente e um sabão neutro, para não correr o risco de deixar um odor forte e incômodo para os gatos no recipiente. Se você quiser, depois disso, pode usar um pouco de bicarbonato de sódio ou um aditivo próprio para bloquear os odores na caixa. Basta colocar um pouco antes da areia e eles vão evitar que o utensílio fique com cheiro impregnado.

    Dica 5: Mantenha uma caixa de areia reserva em um ponto diferente da casa

    Se a sua rotina envolve passar uma boa parte do dia fora de casa, uma das melhores formas de garantir que seu gato vai ter sempre um lugar confortável para fazer as necessidades é tendo uma caixa de areia extra em um ponto diferente da casa. Assim, se ele não quiser mais usar uma, pode ir para a outra sem causar acidentes pelo chão. A quantidade varia, obviamente, de acordo com a quantidade de gatos que você tem: o recomendado é ter uma além do número de animais, ou seja, duas caixas para um gato, três caixas para dois gatos, quatro caixas para três animais e por aí em diante. Além de ser mais confortável para eles, com mais opções de caixas você ainda pode aumentar os intervalos entre os momentos de limpeza.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Próxima matéria

    Quais os benefícios de tosar cachorro no calor?

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Caixa de areia

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores
    Histórias reais

    Como apresentar um novo filhotinho a um gato adulto que já mora na casa? Veja as dicas de alguns tutores

    Resolver adotar um gato filhote é sempre uma grande aventura. Os filhotes preenchem qualquer ambiente com muita alegria e amor. Mas, além de aprender como cuidar de gatos filhotes, quem já tem um gato adulto ou idoso em casa precisa pensar muito bem em como introduzir o novo membro na família. O processo de adaptação nem sempre é fácil, e é fundamental saber como conduzir essa apresentação da melhor forma possível, respeitando o espaço de cada um e torcendo para que eles se deem bem. 

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar
    Cuidados

    Como dar comprimido para gato? Confira 6 dicas que irão ajudar

    Quem tem gato já deve ter percebido a guerra que é dar remédio, principalmente quando é comprimido. Isso porque, diferente dos cachorros que costumam aceitar o remédio disfarçado na comida, os gatos são muito seletivos e conseguem perceber qualquer coisa diferente no potinho. Caso o seu gato seja guloso, você até pode tentar amassar o comprimido até virar pó e misturar no sachê para gatos, mas se essa técnica não funcionar, você pode tentar outras que vamos ensinar!

    Ver Todas >

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!
    Cuidados dos animais

    Cachorro pode dormir no ar condicionado? Descubra se faz mal ou não!

    O verão é uma época um pouco complicada para os cães. Ao mesmo tempo em que os dias ensolarados permitem mais passeios, mergulhos na piscina e muita diversão, as altas temperaturas também podem fazer com que o cachorro sofra com o calor. Por isso, além de dar bastante água para os peludos nessa época, muitos tutores se perguntam se o cachorro pode dormir no ar condicionado ou se isso pode ser prejudicial para a saúde do animal de alguma forma. 

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar da unha do cachorro inflamada?

    A unhas do cachorro fazem parte da anatomia das patinhas e, além de ajudarem na sustentação do animal ao se movimentar, funcionam como um mecanismo de defesa. Mas assim como as unhas dos humanos, os cães também precisam de cuidados específicos nessa região, já que as unhas crescem rápido. A unha de cachorro inflamada ou encravada pode causar muito incômodo e dor, necessitando até mesmo de algum procedimento mais complexo dependendo da gravidade da inflamação.

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet
    Cuidados dos animais

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    O cachorro idoso precisa de cuidados específicos para ter uma velhice com mais qualidade de vida. Assim como a rampa e escada, a meia ou sapato antiderrapante para cachorro idoso deixa o pet mais seguro nessa fase. Mas o item realmente é necessário? Assim como os humanos, o cachorro idoso vai perdendo massa muscular com o tempo, tornando a locomoção mais difícil e até mesmo facilitando quedas e fraturas. 

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
    Cuidados dos animais

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

    A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

    Ver Todas >