Não adianta: ter um animal de estimação em casa aumenta consideravelmente a quantidade de tarefas diárias que você precisa fazer para manter tudo em ordem. O trabalho compensa no final, mas para garantir um ambiente confortável tanto para você, quanto para o bichinho, a limpeza não pode ser deixada de lado — principalmente se ele for um gato. Como os felinos são bem organizados e higiênicos, a caixa de areia do gato precisa ser limpa regularmente, já que, se ele não se sentir confortável no lugar certo, vai acabar fazendo xixi e cocô em outros lugares da casa. Confira, aqui embaixo, cinco dicas que vão tornar essa rotina mais simples (mesmo se você morar em apartamento)!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Dica 1: A melhor forma de descobrir como limpar a caixa de areia do gato é estabelecendo uma rotina

Não importa se você mora em casa ou apartamento: para começar, o ideal é estabelecer uma rotina de limpeza da caixa de areia que seja confortável tanto para você, quanto para o seu gatinho. É comum que todos eles tenham uma baixa tolerância à sujeira e aos odores fortes, mas é a personalidade do seu gato (e a sua disponibilidade) que vai determinar se a limpeza superficial e diária deve acontecer uma ou duas vezes ao dia, por exemplo — de qualquer forma, ela deve acontecer obrigatoriamente todos os dias. Adapte os momentos de limpeza ao seu dia a dia, mas também leve em consideração os momentos em que os gatos fazem as necessidades.

Dica 2: Tenha os utensílios corretos para te ajudar na limpeza da caixa de areia

 

dono limpando caixa de areia para gatos

Na hora da limpeza superficial, do dia a dia, ter os utensílios certos vai fazer toda a diferença e facilitar o processo para você. Confira, aqui embaixo, as diferentes opções de produtos que você pode comprar:

 

  • Bacia grande: para facilitar o processo de limpeza, o ideal é passar a areia da caixa para uma bacia maior, em que vai ser mais simples visualizar e separar as partes que vão para o lixo: é só sacudir o recipiente delicadamente e tirar os torrões formados assim que eles se destacarem entre o conteúdo;
  • Pá para caixa de areia: o utensílio que separa os dejetos sólidos e os blocos que alguns tipos de areia formam com o xixi é a primeira coisa que você precisa comprar. Essa pá vai te ajudar a definir o que precisa ser descartado e a parte da areia que pode permanecer na caixa por mais alguns dias;
  • Caixa de areia com peneira: se você quiser investir um pouco mais na caixa de areia do seu gato buscando mais praticidade na hora da limpeza, existem versões mais incrementadas que têm uma espécie de peneira grande: você só vai precisar desencaixar as duas partes para recolher os torrões de areia que devem ser descartados;
  • Saquinhos higiênicos: pensando na hora da limpeza mais profunda, em que toda a areia do gato deve ser trocada, os saquinhos higiênicos são uma mão na roda. Colocados por baixo da areia limpa, na hora do descarte você só vai precisar dar um nó e jogar todo o material direto no lixo.

Dica 3: Granulado, madeira e sílica: escolha preenchimentos mais duráveis para a caixa de areia

Uma das formas de facilitar o processo de limpeza da caixa de areia do seu gato é escolhendo preenchimentos mais duráveis do que os granulados mais simples, que precisam ser trocados com um intervalo de poucos dias. A areia para gato sílica é composta por um gel que tem alto poder de absorção e, por isso, segura a umidade e o odor da urina do gato por mais de duas semanas sem precisar de substituição. O que sinaliza esse momento é a coloração do produto, que fica mais amarelada conforme vai absorvendo xixi. Ela é a opção ideal para quem passa muito tempo fora de casa e precisa de mais praticidade na hora de limpar a caixa de areia — basta retirar, diariamente, os resíduos sólidos da caixa.

Se você optar pelo granulado de madeira para a caixa de areia do seu gato, vai levar para casa um produto biodegradável, sustentável e que não é tóxico. Os grãos de madeira Pinus viram um pó quando entram em contato com o xixi do seu gato e, por isso, devem ser peneirados diariamente para evitar o mau cheiro.

Uma ótima opção também é apostar na areia para gatos granulada, que por ser bem comum, tem um ótimo custo-benefício. Ela tem um ótimo controle de odores para o xixi do gato, alto poder de absorção (ou seja: não gera lama dentro da caixa de areia), não gruda nas patinhas e não oferece nenhum risco à saúde do animal. Na hora de escolher, prefira as que são compostas por grãos minerais e naturais, já que essas são mais sustentáveis.

Dica 4: Lave completamente a caixa de areia uma vez por semana

 

gato olhando a caixa de areia para gatos

Mesmo que você use os saquinhos higiênicos para a caixa de areia, vai precisar fazer uma higienização mais profunda na caixa de areia. Depois de esvaziar, lave com água corrente e um sabão neutro, para não correr o risco de deixar um odor forte e incômodo para os gatos no recipiente. Se você quiser, depois disso, pode usar um pouco de bicarbonato de sódio ou um aditivo próprio para bloquear os odores na caixa. Basta colocar um pouco antes da areia e eles vão evitar que o utensílio fique com cheiro impregnado.

 

Dica 5: Mantenha uma caixa de areia reserva em um ponto diferente da casa

Se a sua rotina envolve passar uma boa parte do dia fora de casa, uma das melhores formas de garantir que seu gato vai ter sempre um lugar confortável para fazer as necessidades é tendo uma caixa de areia extra em um ponto diferente da casa. Assim, se ele não quiser mais usar uma, pode ir para a outra sem causar acidentes pelo chão. A quantidade varia, obviamente, de acordo com a quantidade de gatos que você tem: o recomendado é ter uma além do número de animais, ou seja, duas caixas para um gato, três caixas para dois gatos, quatro caixas para três animais e por aí em diante. Além de ser mais confortável para eles, com mais opções de caixas você ainda pode aumentar os intervalos entre os momentos de limpeza.

Redação: Ariel Cristina Borges