Saúde

Como identificar o carrapato em gato?

O carrapato em gato geralmente provoca muita coceira e incômodo no animal
O carrapato em gato geralmente provoca muita coceira e incômodo no animal

Uma dúvida que alguns tutores tem é se gato pega carrapato, e a resposta para isso é sim: os bichanos não estão imunes a esse tipo de problema. Não é a situação mais comum de acontecer, principalmente no caso de gatos caseiros. No entanto, se o animal tem o hábito de dar umas escapulidas de vez em quando, mora em uma casa com quintal ou divide o espaço com um cãozinho, as chances de encontrar um carrapato em gato em algum momento são altas. Portanto, é importante saber como identificar o parasita e também como tirar carrapato de gato. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria com as principais informações sobre o assunto!

Carrapato em gato: coceira e irritação na pele são os primeiros sinais do problema

Quando um gato tem carrapato, não é muito difícil de perceber. Os felinos são animais bastante sensíveis e que normalmente deixam bem claro quando tem alguma coisa os incomodando. Portanto, quando o gato pega carrapato, um dos principais sinais de que tem algo errado é que esses animais começam a se coçar bem mais do que o normal. Além da coceira intensa, também é possível perceber que a região afetada apresenta vermelhidão, devido à irritação, e em alguns casos pode haver queda de pelos.

Ah, e vale lembrar que, dependendo da cor dos pelos do seu bichano, é possível avistar o carrapato de gato a uma certa distância. Como esses parasitas têm uma cor amarronzada, fica mais fácil de identificá-los no corpo do seu pet. Normalmente eles se parecem com verrugas e formam sombras escuras na pele do animal. Por isso, fique atento durante a hora do carinho ou de escovar os pelos do seu amigo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Carrapato de gato: depois de identificar o parasita, é importante removê-lo e buscar alternativas de tratamento com um veterinário
    Carrapato de gato: depois de identificar o parasita, é importante removê-lo e buscar alternativas de tratamento com um veterinário

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Saiba como tirar carrapato de gato do jeito certo

    Se houver qualquer suspeita de carrapato em gato, o ideal mesmo é procurar a ajuda de um especialista. No entanto, existem algumas formas de fazer isso em casa, só que é preciso ter certa atenção. Como o carrapato gruda na pele do animal, geralmente é um pouco difícil conseguir removê-lo completamente (principalmente para quem não tem muita prática com isso), o que pode causar infecções e até novas infestações. Algumas ferramentas que podem ajudar nesse momento são algodão embebido em álcool e uma pinça específica para tirar carrapato de gato. Uma escova também pode ajudar, porque é o que ajuda a visualizar o local exato em que o parasita está. Além disso, é possível encontrar remédio para carrapato em gato, mas é importante conversar com o médico veterinário antes para não errar na escolha do medicamento. 

    Doença do carrapato em gatos é rara, mas precisa de atenção

    Engana-se quem pensa que o carrapato em gatos é o único problema desse cenário. Os felinos, assim como os cães, também correm o risco de serem mordidos por esses parasitas e, consequentemente, podem desenvolver uma série de problemas de saúde. Um deles é a doença do carrapato em gatos. Embora seja um quadro raro, ele pode acontecer e trazer graves consequências para o animal infectado. Sintomas como febre, perda de peso, diarreia e vômitos são os mais comuns e, se houver qualquer suspeita da doença, o tutor deve levar o gatinho para uma consulta com um veterinário.

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet

    Próxima matéria

    Cachorro estressado: 8 sinais de que o estresse está afetando a saúde do pet

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Sintomas da doença do carrapato: veja os mais comuns e aprenda a identificar se seu cachorro está doente!
    Carrapato

    Sintomas da doença do carrapato: veja os mais comuns e aprenda a identificar se seu cachorro está doente!

    O carrapato é um dos principais parasitas que ameaça o dia a dia e a saúde de cachorros criados em casa. Além da infestação ser incômoda para o animal, ele também pode transmitir a doença do carrapato — que, na verdade, pode se manifestar no corpo do animal de quatro formas diferentes. Os sintomas da doença do carrapato são a primeira forma de identificar o que está acontecendo com o seu cachorrinho. Para esclarecer todas as dúvidas sobre a doença do carrapato em cachorro, nós conversamos com a veterinária Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro. Dá uma olhada no que ela explicou aqui embaixo!

    Como identificar um gato de raça? Veja alguns padrões físicos que definem uma linhagem de felinos
    Raças

    Como identificar um gato de raça? Veja alguns padrões físicos que definem uma linhagem de felinos

    Antes de ter um bichinho, várias questões podem surgir na cabeça do futuro tutor. Será que é melhor comprar/adotar um gato filhote ou adulto? É necessário fazer a gatificação da casa para receber o animal? Como saber se o gato é de raça ou não? Bom, essa última pergunta pode ser facilmente respondida se o bichano for adquirido em um pet shop ou em um gatil de confiança. Mas quando o gato é adotado ao acaso, fica realmente mais difícil de saber a procedência do animal e, consequentemente, a sua raça. Entretanto, existem algumas técnicas de observação que ajudam a identificar se o gato é de raça ou vira-lata. Confira!

    Seu gato é mais vertical ou horizontal? Veja como identificar o padrão de comportamento do seu bichano!
    Comportamento

    Seu gato é mais vertical ou horizontal? Veja como identificar o padrão de comportamento do seu bichano!

    Quem divide a casa ou apartamento com um gato, com certeza já deve ter notado o quanto os felinos amam lugares altos. Seja nos nichos para gatos ou em móveis mais altos, os bichanos se sentem mais seguros e tranquilos quando possuem uma visão ampla do cômodo. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, existem alguns gatinhos que preferem os lugares mais baixos da casa. E, é claro que, esse fator é determinante na hora de gatificar o ambiente em que o pet felino mora. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para entender as preferências do seu gato e garantir que a rotina dele seja mais divertida. Olha só!

    Ver Todas >

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?
    Saúde animal

    Quais são os cuidados com gatos renais crônicos?

    Se você é um gateiro, com certeza já ouviu falar sobre o perigo das doenças renais nos felinos. Se os cuidados são importantes em qualquer fase de vida do pet, no caso de um gato com insuficiência renal a preocupação é maior ainda. A insuficiência renal em gatos é uma doença que acomete principalmente os felinos idosos, mas também pode ser comum em outras idades e também na raça de gato Persa, que possui predisposição genética para esse tipo de problema. 

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns
    Saúde animal

    Icterícia em cães: entenda o que é o problema e os sinais mais comuns

    Se você nunca ouviu falar na icterícia em cães, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o problema que, embora não seja uma doença, é um sinal clínico que pode indicar que a saúde do cachorro não vai muito bem. Mas então, como identificar a icterícia canina e quais são as principais causas associadas a esse sintoma?

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?
    Saúde animal

    Quais são as doenças de cachorro mais comuns no verão e como evitá-las?

    Com a chegada do verão, é necessário redobrar os cuidados com o cachorro e também com a sua saúde. Os peludos costumam aproveitar bastante essa época, já que os passeios e banhos de mar ou piscina são mais frequentes. No entanto, a mudança de rotina vem acompanhada de uma grande preocupação, que é a proliferação de certas doenças de cachorro que ocorrem nessa época. Otite canina, desidratação e até mesmo infestação de pulgas e carrapatos são problemas bastante comuns no verão. 

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Saúde animal

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Ver Todas >