Uma dúvida que alguns tutores tem é se gato pega carrapato, e a resposta para isso é sim: os bichanos não estão imunes a esse tipo de problema. Não é a situação mais comum de acontecer, principalmente no caso de gatos caseiros. No entanto, se o animal tem o hábito de dar umas escapulidas de vez em quando, mora em uma casa com quintal ou divide o espaço com um cãozinho, as chances de encontrar um carrapato em gato em algum momento são altas. Portanto, é importante saber como identificar o parasita e também como tirar carrapato de gato. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria com as principais informações sobre o assunto!

Carrapato em gato: coceira e irritação na pele são os primeiros sinais do problema

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando um gato tem carrapato, não é muito difícil de perceber. Os felinos são animais bastante sensíveis e que normalmente deixam bem claro quando tem alguma coisa os incomodando. Portanto, quando o gato pega carrapato, um dos principais sinais de que tem algo errado é que esses animais começam a se coçar bem mais do que o normal. Além da coceira intensa, também é possível perceber que a região afetada apresenta vermelhidão, devido à irritação, e em alguns casos pode haver queda de pelos.

Ah, e vale lembrar que, dependendo da cor dos pelos do seu bichano, é possível avistar o carrapato de gato a uma certa distância. Como esses parasitas têm uma cor amarronzada, fica mais fácil de identificá-los no corpo do seu pet. Normalmente eles se parecem com verrugas e formam sombras escuras na pele do animal. Por isso, fique atento durante a hora do carinho ou de escovar os pelos do seu amigo!


Carrapato de gato: depois de identificar o parasita, é importante removê-lo e buscar alternativas de tratamento com um veterinário
Carrapato de gato: depois de identificar o parasita, é importante removê-lo e buscar alternativas de tratamento com um veterinário

Saiba como tirar carrapato de gato do jeito certo

Se houver qualquer suspeita de carrapato em gato, o ideal mesmo é procurar a ajuda de um especialista. No entanto, existem algumas formas de fazer isso em casa, só que é preciso ter certa atenção. Como o carrapato gruda na pele do animal, geralmente é um pouco difícil conseguir removê-lo completamente (principalmente para quem não tem muita prática com isso), o que pode causar infecções e até novas infestações. Algumas ferramentas que podem ajudar nesse momento são algodão embebido em álcool e uma pinça específica para tirar carrapato de gato. Uma escova também pode ajudar, porque é o que ajuda a visualizar o local exato em que o parasita está. Além disso, é possível encontrar remédio para carrapato em gato, mas é importante conversar com o médico veterinário antes para não errar na escolha do medicamento. 

Doença do carrapato em gatos é rara, mas precisa de atenção

Engana-se quem pensa que o carrapato em gatos é o único problema desse cenário. Os felinos, assim como os cães, também correm o risco de serem mordidos por esses parasitas e, consequentemente, podem desenvolver uma série de problemas de saúde. Um deles é a doença do carrapato em gatos. Embora seja um quadro raro, ele pode acontecer e trazer graves consequências para o animal infectado. Sintomas como febre, perda de peso, diarreia e vômitos são os mais comuns e, se houver qualquer suspeita da doença, o tutor deve levar o gatinho para uma consulta com um veterinário.

Redação: Juliana Melo