Cuidados

Como fazer um suporte de comedouro e bebedouro para gatos?

Bebedouro e comedouro para gatos: é super fácil fazer um suporte para os potinhos do bichano!
Bebedouro e comedouro para gatos: é super fácil fazer um suporte para os potinhos do bichano!

O comedouro e o bebedouro para gatos são itens que fazem toda a diferença na rotina de um felino. Super higiênicos e exigentes com alimentação, os gatinhos apreciam potinhos de qualidade e no tamanho adequado. Mas você sabia que existe uma altura ideal para colocar os potes de ração e água dos bichanos? Na hora da refeição, a inclinação do pescoço para baixo pode causar alguns problemas à saúde do animal, como refluxo e vômitos. Por isso, o ideal é não usar o pote apoiado diretamente no chão e investir em um suporte de comedouro e bebedouro. Você pode comprar um pronto ou mesmo fazer o acessório em casa, e é isso que vamos te ensinar. Confira abaixo um passo a passo simples e as principais vantagens do suporte de comedouro e bebedouro para gatos.

Bebedouro e comedouro para gatos: qual a altura ideal dos potinhos?

Você pode até duvidar, mas a altura do bebedouro e comedouro para gatos pode influenciar no conforto e, principalmente, na saúde do seu gatinho. Ao usar o pote apoiado diretamente no chão, o estômago do animal fica acima do esôfago, gerando episódios constantes de refluxo - que podem resultar em vômitos pela casa. Além disso, se o seu bichano tem o costume de deitar para comer, as articulações e a coluna ficam comprometidas, o que gera bastante incômodo no futuro. Nesses casos, o suporte para apoiar os potes de comida e água é a melhor solução. Não é difícil calcular a tamanho ideal: os recipientes devem ficar na altura dos cotovelos do felino. Assim, o animal não precisa forçar o pescoço e evita que ele precise abaixar ou se apoiar nas patas para comer.

Elevar o comedouro e bebedouro de gatos também evita a contaminação da comida

Além de contribuir para o processo de digestão, o suporte de comedouro e bebedouro para gatos também ajuda a manter a comida do seu bichano limpa e saborosa. Afinal, quando os potes de ração de gato e água ficam apoiados na mesma altura do chão, as chances de que qualquer impureza entre em contato com o alimento são maiores. Para tutores que passam uma parte do dia fora, por exemplo, é uma boa forma de garantir que o seu pet não consumirá água ou comida contaminada durante a sua ausência. Ainda assim, vale lembrar que o uso do suporte não substitui a limpeza dos recipientes e do ambiente. Não se esqueça de limpar diariamente o cantinho das refeições do seu amigo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Comedouro para gatos: é importante manter o  potinho na altura dos cotovelos do felino para evitar refluxo e problemas de digestão
    Comedouro para gatos: é importante manter o potinho na altura dos cotovelos do felino para evitar refluxo e problemas de digestão

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Passo a passo de como fazer um suporte de comedouro e bebedouro para gatos

    Agora que você já sabe que o suporte para bebedouro e comedouro de gato é uma ótima opção, chegou a hora de colocar a mão na massa! Acredite ou não, é totalmente possível fazer o acessório em casa e deixar o momento da refeição do seu bichano mais confortável. Confira, a seguir, o passo a passo:

    Lista de materiais necessários:

    - 1 caixote de madeira que possua forro na parte de baixo (pode ser quadrado ou retangular)
    - lápis
    - estilete
    - tigelas de comida com borda
    - tinta spray
    - jornal, papelão ou plástico para forrar o chão

    Passo a passo:

    Passo 1) Antes de tudo, higienize o caixote de madeira para remover todas as possíveis sujeiras. Em seguida, forre o chão com o jornal ou plástico e o coloque o caixote virado para baixo;

    Passo 2) Para começar, você deve colocar os potes de comida sobre o forro do fundo do caixote e desenhar as suas respectivas circunferências;

    Passo 3) Depois, é hora de cortar os círculos feitos com um estilete. Nessa etapa, é importante recortar cerca de 2 cm para dentro das linhas. Assim, você evita que os potes caiam quando o suporte estiver finalizado;

    Passo 4) Chegou a hora de deixar a imaginação fluir! Pegue a tinta spray escolhida e pinte o caixote da maneira que preferir. Vale experimentar diferentes cores, pequenos desenhos e até mesmo escrever o nome do seu gatinho. Vale lembrar que é importante utilizar um material que não seja tóxico para animais. Deixe a tinta secar!

    Passo 5) Por fim, basta encaixar os potinhos nos espaços correspondentes e pronto. Está feito o suporte de comedouro e bebedouro para gatos.

    Redação: Úrsula Gomes

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Próxima matéria

    8 produtos para gatos que não podem faltar em casa

    Qual a altura ideal do comedouro e bebedouro para gatos?
    Ração

    Qual a altura ideal do comedouro e bebedouro para gatos?

    Os gatos são animais bem exigentes quando o assunto é alimentação e esse comportamento não pode ser ignorado ou interpretado como frescura. Além de muito higiênicos, você pode reparar que a maioria dos felinos reclama quando você não repõem a comida ou se a água do bebedouro para gatos está ali por muito tempo. Eles não são seletivos à toa: água parada e ração “velha”, na verdade, não são o ideal para nenhum animal de estimação. Mas, além disso, você precisa estar atento a outros detalhes na hora da refeição do bichano: o pote de água e o comedouro para gatos, por exemplo, precisam ter o tamanho, diâmetro e altura determinada para não gerar problemas à saúde ao seu melhor amigo.

    Fonte para gatos: como escolher o melhor bebedouro para o felino
    Cuidados

    Fonte para gatos: como escolher o melhor bebedouro para o felino

    Quem tem gato ou conhece as particularidades desse pet, sabe que eles adoram beber água corrente. Não podem ver uma torneira ou chuveiro abertos que já vão logo matar a sede. Pensando nesse hábito, bebedouros com fontes foram criados para incentivar a hidratação dos felinos. Em vez de potes com água parada, essas fontes contêm uma torneirinha que fica ligada na energia e, dessa forma, chama a atenção dos bichanos.

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Ver Todas >

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis
    Cuidados dos animais

    Quer ter um cachorro surfista? Saiba como iniciar, os cuidados que deve ter e acessórios indispensáveis

    Existem cachorros que amam nadar e brincar na água, então qualquer passeio em trilhas com cachoeiras, praias ou mesmo uma piscina vira uma grande festa. Mas você sabia que existe cachorro que surfa? Os esportes com cachorro são uma ótima forma de estreitar laços entre o tutor e o animal e o surf é uma modalidade que pode fazer muito bem ao animal. Sem falar que os cachorros surfistas chamam atenção pela fofura e habilidade na prancha.

    Como fazer um protetor de sofá para gatos? Veja o passo a passo!
    Cuidados dos animais

    Como fazer um protetor de sofá para gatos? Veja o passo a passo!

    Um dos instintos felinos que mais trazem problemas para os tutores é o de arranhar os móveis da casa para afiar suas garras. Os sofás geralmente são as principais vítimas das unhas dos gatos. Então como conviver com um gatinho sem deixar que ele destrua as coisas de casa? É muito mais simples do que você imagina: existem vários tipos de protetor de sofá contra gatos… e o melhor de tudo é que também é possível aprender como fazer um desses em casa, para aqueles que gostam de se aventurar com tutoriais de DIY (o famoso “faça você mesmo”). 

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever
    Cuidados dos animais

    Saiba mais sobre a tosa trimming, o corte específico para a raça Golden Retriever

    A pelagem dourada do Golden Retriever é uma das coisas que mais chama a atenção da raça. Por outro lado, os pelos longos precisam de cuidados que vão desde a escolha do shampoo até as brincadeiras na água, isso porque a raça tem tendência a ter alergias de pele. Outro cuidado importante tem relação com o corte dos pelos: a tosa tradicional não é indicada para o Golden. 

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins
    Cuidados dos animais

    Hidratante para patas de cachorro: veja como cuidar do ressecamento nos coxins

    A pata de cachorro ressecada é um problema muito comum na vida dos pais de pet e pode acontecer por diferentes motivos. Um deles é a falta de hidratação adequada na região, seja após os passeios ou por causa de uma exposição solar excessiva. Para contornar esse tipo de situação, existe o creme hidratante para patas de cachorro. Mas como esse produto funciona e qual a forma certa de aplicá-lo no corpo do seu amigo?

    Ver Todas >