Comportamento

Como fazer o gato parar de arranhar o sofá?

Aprenda como você pode proteger o seu sofá do felino da sua casa
Aprenda como você pode proteger o seu sofá do felino da sua casa

Ter um gatinho em casa é muito bom, mas antes de dar as boas-vindas para o bichinho você pensou na consequência que isso traria para os seus móveis? Se perguntar como fazer o gato parar de arranhar o sofá, as cortinas, a cama, a mobília de madeira e basicamente qualquer outra coisa que estiver ao alcance das patinhas dele é normal para os novos donos. A parte boa disso tudo é que o comportamento pode ser evitado ou, pelo menos, amenizado: dá uma olhada aqui embaixo para descobrir por que isso acontece e como melhorar a convivência do seu gato com os utensílios da casa!

Arranhar as diferentes superfícies é natural para o seu gato

O comportamento dos gatos é repleto de manias e ações que acontecem puramente por instinto. Um exemplo disso pode ser o costume de esconder as fezes na caixa de areia, mas as unhadas espalhadas pela casa não ficam para trás e também fazem parte do “kit de peculiaridades” dos felinos. Para começar, os gatos gostam de arranhar as coisas por um motivo óbvio: afiar as garras! As unhas deles crescem em camadas e, de tempos em tempos, eles precisam dar uma “aparada” para retirar a parte antiga, dando espaço para o crescimento.

Os gatos também gostam de demarcar seu território e o que parece estrago para os olhos humanos, entre eles é o sinal de que aquele cantinho tem dono. Além do estímulo visual, as glândulas das patas deles deixam um odor bem característico nos objetos arranhados, ajudando a reafirmar a posse do ambiente para outros animais. Outro estímulo que também pode fazer o bichano atacar seu sofá é um clássico: o tédio. Se seu bichinho tiver a personalidade exploradora e for daqueles que gostam de estar em movimento nos diferentes cantinhos o tempo todo, quando as distrações acabarem (ou a sua casa se tornar “comum”), ele vai ter que se ocupar de alguma forma — geralmente, arranhando alguma coisa.

O arranhador para gato para sofá e outros modelos são perfeitos para resolver esse problema

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Investir num arranhador vai ser a sua principal forma de fazer o gato parar de estragar seu sofá
    Investir num arranhador vai ser a sua principal forma de fazer o gato parar de estragar seu sofá

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Cachorro pode dormir na cama junto com o dono?
    Comportamento animal

    Cachorro pode dormir na cama junto com o dono?

    Contar com a companhia do seu doguinho em diferentes momentos do dia é o sonho de qualquer pai de pet. Infelizmente, levar o animal para cima e para baixo não é sempre possível, por isso, é normal que essas pessoas queiram recuperar o tempo perdido enquanto estão em casa — e isso inclui ter o cachorro dormindo na cama à noite. A dúvida que fica quando se toca nesse assunto é a seguinte: faz bem dormir com o cachorro na cama? Há quem diga que sim e quem prefira nem testar: para te ajudar a descobrir, nós juntamos os prós e os contra da prática aqui embaixo.

    Como o costume de arranhar os lugares é algo natural e que não pode ser reprimido no seu gato -, o melhor que você pode fazer para melhorar a situação da mobília da sua casa é dar a ele locais específicos para isso: é aí que arranhador para gato entra! O acessório pode ser encontrado em modelos independentes, que você pode colocar em qualquer lugar da casa, ou em versões que devem ser colocadas em móveis como uma proteção — é o caso do arranhador de gato para sofá, que é geralmente usado nas laterais do móvel e impede que as patinhas cheguem até a parte estofada. O ideal é escolher sempre os modelos verticais, que se assemelham ao sofá, mas o material pode variar de acordo com o seu orçamento e com as preferências do seu gato: confira, aqui embaixo, alguns deles:

    Arranhador de pelúcia: os modelos de pelúcia são os mais incrementados e perfeitos para quem tem mais dinheiro para investir nesse momento. Além de afastar o gato do seu sofá, ele também serve como distração, já que é uma espécie de playground para o felino.

    Arranhador de sisal: um dos modelos mais tradicionais de arranhadores disponíveis no mercado, o modelo de sisal é super durável e ganha a atenção dos gatos porque oferece a superfície perfeita para que eles afiem as unhas. Ou seja: além de não estragar o seu sofá, ele ainda vai ficar aliviado conforme as garrinhas forem crescendo.

    Arranhador de papelão: com um pouco menos de resistência do que o arranhador de sisal, o modelo de papelão também faz um grande sucesso com os gatinhos. Mesmo que não dure tanto, ele é mais barato e também ajuda os felinos a afiar as unhas. É tudo uma questão de alinhar a sua necessidade com o orçamento disponível.

    Outras formas de impedir o estrago além do arranhador para gato

    Se você quiser garantir o bom estado dos seus móveis mesmo depois de incluir o arranhador para gato em alguns pontos da casa, também pode desviar o foco do felino da mobília de outras formas. Cortar as unhas deles de vez em quando é uma forma de amenizar a necessidade que eles sentem de arranhar tudo ao redor — se você não se sentir seguro o suficiente para isso, pode pedir a ajuda do veterinário. Além disso, você também pode aplicar catnip (uma erva muito usada para deixar os gatinhos mais felizes e relaxados) nos arranhadores para chamar ainda mais a atenção do animal ou fazer o caminho contrário, usando sprays que vão manter os bichinhos bem longe dos móveis.

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Comportamento felino: entenda de uma vez por todas como funciona o equilíbrio dos gatos

    Próxima matéria

    Comportamento felino: entenda de uma vez por todas como funciona o equilíbrio dos gatos

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar
    Brinquedos

    Arranhador para gatos: tipos do acessório para o seu felino brincar

    Mais do que um brinquedo, o arranhador para gatos é um acessório que todo gato tem que ter! E não é só porque o item ajuda a preservar o estofamento dos sofás e poltronas, sabia? Quando na natureza, os felinos usam as árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar suas unhas. Como os bichanos que vivem em apartamento não têm essa facilidade, eles buscam locais que possam fazer essas atividades. Por isso, em casas que não existem arranhadores, eles usam os móveis. Então, antes que seja tarde demais e você precise reformar a sua casa inteira, o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o melhor modelo de arranhador para o seu gato.

    Brinquedos para gatos: arranhador, corda, varinha... As melhores opções para o felino!
    Brinquedos

    Brinquedos para gatos: arranhador, corda, varinha... As melhores opções para o felino!

    Todo mundo sabe que o brinquedo preferido dos gatos é a caixa em que veio o brinquedo que você comprou, mas eles também podem se surpreender e até deixar a caixa em segundo plano! Para ter sucesso com o presente para esses bichinhos tão exigentes, é super importante saber as preferências do seu felino. Ele gosta de caçar, correr, pular ou é do tipo de brinca preguiçoso? Para te ajudar, listamos alguns desses brinquedos que podem ser tão ou mais interessantes que caixas de papelão e bolinhas de papel.

    Arranhador de papelão para gatos: conheça o modelo e veja um passo a passo para fazer em casa
    Brinquedos

    Arranhador de papelão para gatos: conheça o modelo e veja um passo a passo para fazer em casa

    O arranhador para gatos é um item essencial na vida de qualquer gatinho de estimação. Os felinos domésticos seguem os instintos dos seus ancestrais. É por isso que, entre muitos comportamentos o bichinho tem a necessidade de arranhar as suas unhas; não apenas para afiá-las ou se divertir, mas para marcar o seu território. Como os gatos têm glândulas odoríferas presentes nas patinhas, o cheiro impregna a superfície arranhada, indicando seu domínio. A menos que o seu bichano tenha acesso a uma área externa ou você permita que ele circule livremente fora de casa, é interessante fornecer um arranhador a ele.

    Arranhador vertical ou horizontal: saiba quais os tipos e descubra o preferido do seu gato
    Brinquedos

    Arranhador vertical ou horizontal: saiba quais os tipos e descubra o preferido do seu gato

    Se você tem um gato de estimação sabe que é mais do que comum que eles arranhem móveis. Isso faz parte do seus instintos naturais, porque garante que eles alonguem os músculos e afiem suas garras. Mas a gente sabe que ninguém deseja que eles realizem essa ação na mobília, porque podem danificá-la. Por isso a melhor alternativa é oferecer para eles arranhadores de gatos. Existe uma grande variedade de formatos e tamanhos. Eles podem ser encontrados em qualquer pet shop. No entanto, é importante encontrar o modelo certo para facilitar a adaptação do seu filho de quatros patas. Se você está em dúvida em qual é o melhor arranhador para o seu felino, continue lendo que vamos explicar.

    Ver Todas >

    Pastor Alemão: 5 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande
    Comportamento animal

    Pastor Alemão: 5 curiosidades sobre a personalidade dessa raça de cachorro grande

    O Pastor Alemão é um dos cachorros mais populares e queridos do Brasil. Embora carregue a fama de bravo, o cão desta raça conta com uma personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro combo de energia. Além disso, a inteligência e obediência do cachorro Pastor Alemão fazem dele um ótimo candidato a cão de guarda. Se você ainda tem dúvidas se pretende tê-lo como o novo integrante da sua família, confira abaixo tudo sobre a personalidade e temperamento do Pastor Alemão.

    7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida
    Comportamento animal

    7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida

    Os filhotes de cachorro merecem todo o cuidado e amor do mundo, principalmente nos primeiros meses de vida. Frágeis, eles precisam ser ensinados desde cedo algumas pequenas coisas para facilitar a convivência, como fazer as necessidades no lugar certo, não morder e até mesmo socializar com outros cães, animais e humanos. Então, como cuidar de filhote cachorro e, ao mesmo tempo, ensinar tudo isso a ele?

    Guia longa para cachorro: o que é e como utilizar da forma correta?
    Comportamento animal

    Guia longa para cachorro: o que é e como utilizar da forma correta?

    Você provavelmente já sabe que passear com cachorro é o momento preferido da vida dele e indispensável na rotina. Mas já se perguntou se é possível dar um gostinho de liberdade ao animal sem comprometer a segurança dele? Certamente o sonho da maioria dos cães é correr livremente por aí sem amarras, mas com certeza essa ideia desperta o pavor em pais e mães de pet mais cuidadosos. Se você nunca considerou comprar uma guia longa para cachorro, é hora de repensar isso.

    Comportamento dos gatos: por que os bichanos gostam de deitar em cima do notebook?
    Comportamento animal

    Comportamento dos gatos: por que os bichanos gostam de deitar em cima do notebook?

    Se você é um gateiro, certamente já deve ter flagrado o seu gato deitado em lugares inusitados, como a pia do banheiro, caixa de papelão e janelas. Embora esses sejam os mais comuns, existe um outro cantinho que um gato folgado pode procurar para descansar: o seu notebook. Isso mesmo! O local é um dos grandes queridinhos dos bichanos e não é incomum encontrar fotos de "gatos estagiários" durante o home office. 

    Ver Todas >