Os brinquedos para gatos fazem parte do enriquecimento ambiental e são necessários para estimular os felinos fisicamente e mentalmente. No entanto, às vezes pode acontecer dos felinos deixarem o acessório de lado por algum motivo, e com o catnip para gatos esse cenário muda, já que a planta é um estimulante de brincadeiras e não deixa nenhum animal parado. Para tornar tudo ainda mais divertido, você também pode aprender como fazer brinquedos para gatos com a famosa erva do gato. Existem várias opções e com materiais super acessíveis e que provavelmente você já tem em casa. Então quer saber como fazer brinquedos para gatos com catnip? É só continuar lendo!

Catnip: erva do gato ajuda a manter o animal ativo e entretido

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O catnip, que também é popularmente conhecido como a erva do gato, é uma planta medicinal que causa uma série de mudanças no comportamento felino. Os principais efeitos que são observados normalmente têm a ver com exercícios físicos e brincadeiras, já que o animal fica muito mais ativo e cheio de energia para gastar. Até mesmo os gatinhos que são mais quietos e reservados ficam mais desinibidos e agitados com a planta. Logo, o catnip serve como um ótimo estimulante para garantir a movimentação do pet no dia a dia e evitar a obesidade. Também é por isso que vários brinquedos para gatos tem um pouquinho da erva no interior do acessório, e você pode aprender a fazer um desses em casa.

Brinquedos para gato com catnip: aprenda a fazer uma bolinha simples e prática

Você vai precisar de:

• Rolo de papelão do papel higiênico

• Meia

• Jornal

• Catnip para gatos

Passo a passo:

1º) Pegue uma meia velha (de preferência uma daquelas que já estejam sem par) e coloque o rolo de papelão do papel higiênico dentro dela.

2º) Para o preenchimento da bolinha, é só separar um pouco de jornal velho, fazer pequenas bolinhas e colocar dentro da meia. Nesse momento, vale colocar um pouquinho de catnip em volta da bolinha.

3º) Para finalizar, é só amarrar a pontinha que sobrou da meia para fechar a bolinha. Certifique-se de que ela está bem amarrada para não abrir durante a brincadeira.

4º) Prontinho! Um brinquedo para gatos caseiro com material reciclável que vai fazer a felicidade do seu pet.


É possível fazer brinquedos para gatos com catnip usando um rolo de papel higiênico
É possível fazer brinquedos para gatos com catnip usando um rolo de papel higiênico

Brinquedos com catnip para gatos feitos com feltro

Você vai precisar de:

• Pedaços coloridos de feltro

• Linha grossa e agulha

• Tesoura

• Catnip para gatos

Passo a passo:

1º) Use a criatividade e corte formatos diferentes do feltro com o tamanho aproximado de 10 centímetros. Coração, frutas,  e círculos são algumas ideias. É importante que cada formato tenha 2 partes iguais para compor os dois lados do brinquedo;

2º) Una as duas parte cortadas do feltro e comece a fazer uma costura simples para fixar, mas deixe uma parte sem costura para inserir o catnip;

3º) Recheie o interior do feltro cortado com o catnip e finalize a costura para fechar bem. Deu gato vai adorar!

Brinquedos para gato caseiro: as varinhas com catnip são uma ótima opção

Você vai precisar de:

• Varinha, espeto de churrasco (sem a ponta) ou graveto

• Folha de papel ofício

• Lápis

• Tesoura

• Cola bastão

• Fita adesiva

• Catnip para gatos

Passo a passo: 

1º) Para começar, basta dobrar a folha de papel ofício ao meio e fazer uma marcação com lápis com um comprimento de quatro dedos para ser a “base” do brinquedo. 

2º) Em seguida, use a tesoura para fazer várias tirinhas no sentido da base. 

3º) Passe a cola bastão na extensão da base do brinquedo e depois é só enrolar a varinha, graveto ou espeto de churrasco (sem a ponta) no papel, colando um no outro.

4º) Para dar maior firmeza, utilize a fita adesiva para reforçar a base que foi colada na varinha para gatos.

5º) Coloque um pouco de catnip para gatos nas tirinhas da varinha e a brincadeira está pronta!

Redação: Juliana Melo