A caixa de transporte de gato é uma grande ajuda para o tutor que precisa levar seu bichano para algum lugar de maneira segura. Seja uma viagem em família ou uma ida ao veterinário, o acessório é uma maneira prática para fazer o deslocamento. A caixa funciona como uma casinha transporte: o gato fica lá dentro protegido por uma portinha enquanto seu dono a carrega. Apesar de comum e fácil de usar, muitas pessoas têm medo que o bichinho se sinta preso no acessório. Porém, isso só acontece se a caixa para transportar gato estiver inadequada. Dentro da caixa de transporte, gato precisa se sentir confortável e um dos principais fatores que influenciam isso é a proporção entre os tamanhos do animal e do acessório. O Patas da Casa te explica como escolher caixa de transporte para gatos de maneira que seu tamanho seja adequado ao do felino. Confira!

Tamanho ideal da caixa transporte: gato precisa ter um bom espaço no interior para ficar confortável

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A caixa de transporte para gatos deve ter o tamanho adequado para deixar o animal confortável dentro dela. Para isso, existem algumas dicas que você pode seguir na hora de comprar a caixa de transporte. Gato precisa ter espaço para se movimentar e conseguir ficar em pé dentro dela, o que significa que a caixa precisa ter uma altura maior que a do animal. Além disso, dentro da casinha transporte, o gato precisa conseguir sentar, deitar e girar ao redor do próprio corpo sem dificuldades. Além disso, a caixa para transportar gato em longas distâncias, como em viagens de avião, deve ter espaço suficiente para alocar comedouro e bebedouro.

Caixa de transporte para gatos do tamanho errado pode deixar seu pet estressado

Uma caixa de transporte para gatos do tamanho errado pode deixar seu felino desconfortável durante todo o trajeto que for feito. Isso é ainda pior quando a distância é grande. Imagina ficar preso num local apertado por um bom tempo? Com um tamanho pequeno de caixa de transporte, o gato não consegue se movimentar direito, o que pode deixá-lo bem agitado. Assim, a viagem, seja ela longa ou curta, vai deixar o gato estressado, o que é ruim para o animal e para o dono, que vai precisar lidar com um pet reclamando e, muitas vezes, com comportamento mais agressivo. Mas a caixa de transporte para gatos também não precisa ser extremamente grande em relação ao seu animal, o que pode até dificultar na hora de carregar.


Dentro da caixa transporte, gato deve conseguir ficar em pé, sentar, deitar e girar em torno de si mesmo
Dentro da caixa transporte, gato deve conseguir ficar em pé, sentar, deitar e girar em torno de si mesmo

Comprar caixa para transportar gato: tipo de deslocamento e resistência do material são fatores importantes

Na hora de comprar uma caixa de transporte para gatos, o tamanho do animal é um dos fatores mais importantes, mas existem outros que podem ser analisados. O peso, por exemplo, deve ser respeitado para que a caixa dure bastante tempo. A caixa de transporte de gato vem com a indicação de peso máximo na embalagem. Portanto, verifique se o peso do seu felino está de acordo com a do modelo. Outro ponto importante é a resistência da caixa transporte. Gato grande, por exemplo, necessita de acessório com material mais resistente.

Além disso, o modelo adequado pode variar dependendo do objetivo de uso. A caixa de transporte de gato tradicional de plástico é ótima para viagens longas ou apenas idas ao veterinário. Já a caixa de transporte para gatos com rodinhas são as melhores para quem precisa carregar muitas coisas ao mesmo tempo, normalmente em viagens com longas distâncias. Existem ainda outras opções de caixa de gato: transporte pode ser feito com mochilas e bolsas para transportar gato, ideais para distâncias curtas. 

Caixa de transporte para gatos: valor varia de acordo com cada modelo

Sabendo como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet fica muito mais fácil comprar uma. Mas outro fator que pesa na decisão é o preço. Para uma caixa de transporte para gatos, valor varia principalmente de acordo com o modelo. Uma caixa para transportar gato mais simples de plástico custa em torno de R$40. Quanto mais resistente e durável for o material, maior o preço da caixa transporte para gatos - valor pode chegar a R$300. Os modelos de rodinha também costumam ter preços mais altos. Porém, você deve investir em uma caixa de transporte de gato que seja ideal para o seu caso. O mais importante é que a caixa de transporte de gato seja do tamanho adequado de forma a garantir conforto e espaço ao animal dentro da casinha ambulante. 

Redação: Maria Luísa Pimenta