A alimentação do gato é uma das coisas que mais impacta o sistema imunológico do pet. No entanto, o gato com baixa imunidade pode ser um problema decorrente de vários outros fatores. Por isso é importante estar atento a todos os hábitos e comportamentos do animal para que a baixa imunidade não evolua para algo mais grave: um sistema imunológico fraco torna o gatinho mais vulnerável a uma série de infecções e doenças graves, como diabetes, problemas renais, câncer e muitas outras. Para te ajudar, reunimos algumas informações sobre como aumentar a imunidade do gato. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato com baixa imunidade: como evitar?

Além dos cuidados com a alimentação do gato, existem algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar a imunidade do bichano. As visitas periódicas ao médico veterinário e a aplicação anual de vacinas são essenciais para que o gatinho se mantenha saudável. Além disso, manter o animal ativo, estimulando-o fisicamente e mentalmente com brincadeiras, é imprescindível para a saúde de gato.

Animais que não praticam atividade física tendem a ficar estressados, o que resulta em alterações hormonais no organismo que reduzem a imunidade e aumentam as chances do desenvolvimento de doenças. A gatificação da casa e a criação indoor são cuidados que trazem uma série de benefícios para o bem-estar físico e mental do bichano. 

imunidade do gato: gato comendo melancia

Quais são os alimentos que aumentam a imunidade do gato?

 

Além de fornecer os nutrientes necessários, uma ração para gatos de boa qualidade interfere bastante na qualidade de vida do animal. Mas não para por aí quando falamos de como aumentar a imunidade do gato: alguns alimentos podem ser adicionados na dieta do felino para manter a imunidade sempre regulada. Frutas como melancia, melão, morango e maçã são liberadas e muito indicadas para os gatinhos. Elas podem ser acrescentadas na rotina alimentar dos felinos como petiscos, mas sem exageros. Em contrapartida, frutas cítricas, como abacaxi, limão e laranja nunca devem ser oferecidas para felinos. Elas podem causar problemas gastrointestinais e, por conta disso, devem ser deixadas de fora da dieta.

Vitamina para gatos: quando a suplementação é necessária?

No intuito de aumentar a imunidade do pet, muitos tutores recorrem à suplementação nutricional usando vitaminas para gatos. Essa medida só deve ser adotada depois da análise de um veterinário que entenda do assunto. Apenas o profissional especializado pode garantir que a suplementação realmente será necessária para ajudar a melhorar a saúde do animal.

Redação: Hyago Bandeira