As ongs são instituições que fazem um trabalho de conscientização e apoio a causas específicas. As ongs focadas na causa animal ajudam os bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Esse trabalho tem um elevado custo e, por isso, essas organizações precisam da ajuda financeira para tudo, da alimentação dos pets até a manutenção do abrigo. Mas você sabia que você pode ajudar ongs de animais de outras formas além do dinheiro? O Patas da Casa reuniu algumas dicas para você colaborar com essa causa tão importante. Dá só uma olhada!

As ações voluntárias muitas vezes precisam de reforço

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Seja ong de cachorros ou ong de gatos, essas instituições costumam promover ações beneficentes para que as pessoas possam contribuir com seu trabalho. Esses eventos geralmente incluem feirinhas de adoção de animais abandonados, bazares e campanhas de vacinação. Mesmo que você não possa ajudar financeiramente, o reforço nessas ações voluntárias pode ser muito bem-vindo. Você pode contribuir fazendo a limpeza dos canis e gatis, dando banho nos animais e outras atividades que necessitem de ajuda. 

Movimentar vaquinhas é uma forma de ajudar ongs de animais

Mesmo que você não disponha de dinheiro para ajudar, você pode contribuir promovendo vaquinhas para arrecadar fundos para as instituições que acolhem cães e gatos. Essas campanhas podem ser feitas dentro do seu ciclo social, vizinhança ou até mesmo na internet. Quando feitas online, permitem a divulgação por meio de vários canais e redes sociais, mobilizando mais pessoas ainda. Esse tipo de campanha funciona como uma ótima maneira de contribuir e, em contrapartida, é possível arrecadar uma quantia bem maior do que você poderia doar individualmente.


O apadrinhamento de animais abandonados é uma alternativa de grande ajuda
O apadrinhamento de animais abandonados é uma alternativa de grande ajuda

Apadrinhamento de animais abandonados é uma forma simbólica de ajudar

abandono de animais é uma triste realidade que motiva o trabalho das ongs. Muitas vezes você não pode adotar um bichinho por não dispor do espaço físico e tempo para cuidar dele. Por conta disso, algumas instituições permitem o apadrinhamento como uma forma de adoção simbólica. O apadrinhamento nada mais é do que a pessoa se comprometer a contribui com os gastos mensais e itens que um animal específico demanda, como itens de higiene, vacinas e emergências médicas, sem levá-lo para casa. Você ainda pode ajudá-lo com um pouco de atenção e carinho, o visitando sempre que puder.

Ongs de animais: nem sempre você precisa doar dinheiro para ajudar

resgate de animais é uma das principais ações das ongs e muitas vezes pode faltar ração, remédios, brinquedos e utensílios para cuidar dos pets resgatados. Mesmo que você não possa contribuir com dinheiro, seu pet pode estar com alguns produtos sobrando que podem fazer a alegria dos animais das ongs. Como dito acima, as instituições muitas vezes promovem bazares e aceitam doações de roupas, móveis e outros materiais que podem ser convertidos em dinheiro para manter o trabalho.

Redação: Hyago Bandeira