Gatos são conhecidos pela independência, sagacidade e comportamentos muito curiosos. Apesar de muito inteligentes, é comum não associarmos o adestramento aos felinos - é muito mais normal quando falamos de cachorros, não é?! Entender a forma correta de como adestrar um gato é o primeiro passo. Mesmo com a fama de serem animais livres e que não gostam de regras, os felinos podem facilmente aperfeiçoar a forma como comunicam com seus humanos. Para saber mais sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com o adestrador Anderson Gonsales, que nos explicou que adestrar gatos não é tão difícil quanto parece. Confira a entrevista!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Adestramento de gatos é possível?

Sim, os gatos podem ser adestrados. Não só eles, como qualquer outro animal. “Os gatos são super inteligentes, e podem aprender qualquer coisa. De truques bem simples aos mais complexos, desde que não sejam fisicamente incompatíveis”, explica Anderson.

Não é tão difícil aprender como educar gatos. Eles podem fazer comandos básicos como sentar, deitar, ficar, vir quando são chamados e até passear na coleira. Segundo o adestrador, esses comandos podem ser muito importantes para o dia a dia do animal. Ele garante: você vai se surpreender com o resultado!

Como educar um gato: benefícios para o gatinho e o dono

Adestrar gatos melhora a comunicação entre o tutor e o animal. Além disso, segundo o adestrador, serve para modelar alguns comportamentos indesejáveis, criar um repertório comportamental, tirar o gatinho do sedentarismo, estreitar os laços e incentivar seus instintos naturais. Por isso, além do adestramento, é importante garantir ao bichano um ambiente seguro e com muitos estímulos: a gatificação, por exemplo, é uma forma de oferecer mais qualidade de vida ao seu amigo felino.

Parece uma missão impossível aprender como adestrar um filhote de gato. É importante entender que o processo é diferente da forma como cães são adestrados. Segundo o adestrador, a ciência é a mesma, porém são animais bem diferentes e que possuem necessidades peculiares. “É muito importante conhecer a fisiologia dos gatos e entender essas diferenças para que as técnicas de adestramento sejam utilizadas da maneira correta”, conclui.

Como adestrar um gato: educar o seu felino é importante!

 

Adestramento: é possível ensinar seu gatinho a passear de coleira e guia na rua!

Adestramento: é possível ensinar seu gatinho a passear de coleira e guia na rua!

 

 

Não é porque os gatos não passeiam e costumam ter menos contato com humanos e outros animais que não devem ser adestrados. Aprender como adestrar filhote é uma forma de garantir que a rotina do gato seja menos estressante e ele não tenha comportamentos negativos, como a ansiedade, que pode acabar prejudicando a saúde do animal.

 

“Ao contrário do que muita gente pensa, o adestramento não serve para transformar seu animal em um robô ou fantoche. Adestramento é uma forma de comunicação onde o gatinho vai compreender o que o tutor espera e, em contrapartida, passa a entender suas necessidades e vai procurar ajustá-las dentro de casa. No adestramento positivo, o bem-estar vem sempre em primeiro lugar, seguido da construção de um ambiente saudável, enriquecido, seguro, com uma comunicação clara em que o gatinho possa expressar seus comportamentos naturais. Isso passa a ser uma necessidade!”, explica o adestrador. 

Adestrar gatos não requer uma idade ou porte específico

Algumas pessoas imaginam que o adestramento, seja de cão ou gato, só pode ser feito enquanto eles ainda são filhotes. Isso não é verdade, qualquer animal pode ser adestrado, seja filhote ou idoso, de raça ou sem raça, grande ou pequeno. O mais importante é saber os limites do seu animal. Segundo Anderson, o adestramento não é uma receita de bolo e pode ser diferente dependendo das características do gatinho. “Se for um animal ativo, essas características podem ser bem exploradas. Agora se seu animal for mais sedentário ou até mesmo tem alguma limitação física ou de saúde, é preciso ir com cautela na hora de ensinar algum comportamento específico”, alerta.

Como educar um gato: ensine o seu gatinho a sentar! 

 

Adestramento de gatos: ensine o seu peludinho a sentar com o passo a passo abaixo!

Adestramento de gatos: ensine o seu peludinho a sentar com o passo a passo abaixo!

 

 

Que tal aprender a ensinar o seu gato a sentar? Siga o passo a passo e veja como é fácil: 

 

Passo 1: observe o que mais motiva o seu animal

Seu bichano gosta de frango ou prefere atum? Quem sabe, ele gosta mais de um petisquinho daqueles mais industrializados? Primeiro, é importante descobrir qual comidinha mais motiva o seu gato e o deixa mais empolgado para ganhar a recompensa. Lembre-se que os gatinhos são animais mais exigentes quanto ao paladar, e podem não aceitar qualquer coisa.

Passo 2: coloque o petisco perto do focinho e levante a mão por cima da cabeça

Depois de identificar qual o petisco favorito do seu bichinho, é hora de ensiná-lo a sentar. Coloque o petisco na mão como se fosse oferecer ao animal, chegue com a mão na frente do focinho e vá levantando para cima da cabeça. A sua mão deve ir por cima da cabeça do animal, fazendo com que ele olhe para cima. Assim, ele vai ter dois comportamentos: inclinar o corpo para trás ou pular na sua mão. Se o gatinho pular na sua mão, desfaça esse comportamento e recomece. 

Passo 3: recompense o seu amigo

Vá repetindo esse processo até que o animal encoste o bumbum no chão e, quando isso acontecer, o recompense com o petisco. Com o tempo, o gatinho vai associar que, ao sentar, ele ganha um agradinho. Quanto mais você repetir o processo, mais rápido o animal vai entender o que você deseja. Com o tempo, o gesto da mão vai se tornar um comando.

Redação: Júlia Cruz