A escolha do comedouro para gatos mais adequado é muito importante, até porque os felinos são extremamente exigentes quando o assunto é alimentação. O potinho de ração do gato precisa ter a altura e tamanho apropriados para o animal. Isso porque um comedouro pequeno demais pode machucar os bigodes do gato. Já um comedouro muito baixo pode provocar problemas digestivos no pet. Existem diversas opções de comedouro de gato e o Patas da Casa reuniu algumas informações para ajudar os tutores a escolherem a melhor opção!

Comedouro: gato se sente desconfortável quando pote fica direto no chão

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A altura do comedouro para gato é um dos pontos principais a serem levados em conta na hora de escolher o acessório. Os bichanos tendem a ter episódios de refluxo quando o pote fica apoiado diretamente no chão. Por isso, a tigela de comida deve ficar sempre na altura dos cotovelos do gatinho. O ideal é que o animal não precise se apoiar nas patas ou se abaixar para comer.

É possível improvisar essa questão da altura utilizando caixotes ou outros objetos para apoiá-los em casa. O tutor também encontra comedouro para gatos com suporte em qualquer pet shop.  Esse tipo de comedouro possui uma elevação que, em alguns modelos, pode ser regulada de acordo com a altura do bichano. O objetivo da estrutura é evitar não só o refluxo como outros problemas digestivos.

Vale lembrar que a questão da altura do comedouro também serve para as fontes de água. Por isso, muitas vezes é possível flagrar os bichanos bebendo água em torneiras para não molharem os bigodes.


Comedouro automático: gatos só podem se alimentar de ração seca no acessório
Comedouro automático: gatos só podem se alimentar de ração seca no acessório

O melhor comedouro de gato é aquele que se adapta às necessidades do felino

De modo geral, o comedouro ideal é aquele que apresenta bordas arredondadas e materiais hipoalergênicos, independente do modelo. Além disso, é importante que o item seja fácil de limpar. O diâmetro do comedouro para gato deve ser o suficiente para evitar que o bigode do felino se dobre. A profundidade do acessório também deve ser moderada, visto que os produtos mais profundos costumam causar incômodo aos peludos. 

Levando em conta todas essas questões, você pode escolher qualquer modelo de comedouro de gato. O dia a dia do seu animal de estimação também pode influenciar na escolha do pote de ração. Visando a praticidade, os tutores de felinos que costumam passar mais tempo sozinhos costumam gostar bastante do comedouro para gatos automático. O produto fraciona a ração em várias porções por dia, se adaptando aos hábitos do animal. Ele economiza ração e evita o desperdício. Entretanto, esse modelo só comporta rações secas e costuma ter um custo mais caro que outras opções.

Redação: Hyago Bandeira