close
Cuidados

Comedouro para gatos: 5 dicas para escolher o melhor para o seu bichano

Atualizado em 09 de novembro de 2021 às 17h37

Publicado em 09 de novembro de 2021 às 17h36

Escolher o comedouro para gatos ideal é fundamental para que o pet tenha uma boa alimentação
Escolher o comedouro para gatos ideal é fundamental para que o pet tenha uma boa alimentação

O comedouro para gatos é um dos itens mais essenciais em qualquer casa com bichano. Mas você sabia da importância do comedouro para gatos com suporte? Ou que o diâmetro e a profundidade errados podem comprometer a alimentação do felino? A verdade é que escolher o comedouro de gato certo é mais importante do que você imagina. Ao comprar um modelo inadequado de comedouro, o gato pode até mesmo deixar de comer, o que compromete a nutrição, saúde e o desenvolvimento adequado do pet. Para te ajudar a escolher o comedouro para gatos ideal para o seu bichano, o Patas da Casa separou 5 dicas especiais, explicando desde os tipos que existem - comedouro elevado para gatos, tradicional, interativo e automático - até a altura ideal que o acessório deve ter. Confira!

1) Um comedouro alto para gatos ajuda na digestão adequada

Ao contrário do que muitos pensam, o comedouro para gatos não deve ficar diretamente no chão. Nessa posição, o bichano precisa se abaixar demais ou se apoiar nas patinhas para conseguir se alimentar. Com isso, podem surgir quadros de refluxo e outros problemas no sistema digestivo. O ideal é ter um comedouro alto para gatos, que fique na altura dos seus ombros para evitar que ele abaixe a cabeça para comer. Além disso, quanto mais longe do chão menor o risco da ração ser contaminada com bactérias. O comedouro para gatos elevado é o mais recomendado pelos especialistas em saúde felina. Mas, mesmo que você tenha um comedouro tradicional, não há problema. Você pode transformá-lo em um comedouro para gatos com suporte, apenas com um caixote de madeira que sirva de apoio.

2) O modelo de comedouro para gatos ideal depende das necessidades do seu pet

Os modelos de comedouro para gato são variados. Na hora de escolher o melhor modelo, é preciso levar em conta as características comportamentais do seu gato e até a saúde geral dele. As opções de comedouro para gatos mais comuns são:

Comedouro para gato tradicional: é mais barato e geralmente feito de plástico, cerâmica ou inox. Essa opção é a mais  encontrada em pet shop e possuem diferentes cores e formatos.

Comedouro elevado para gatos: essa é a opção mais ergonômica que seu gato pode ter. Como explicamos, um comedouro alto para gatos é essencial para que ele consiga se alimentar sem prejudicar seu sistema digestivo. Esse é um comedouro para gatos com suporte regulável, que se adequa perfeitamente a cada felino. Assim, com o comedouro elevado para gatos, o bichano consegue comer de maneira mais saudável.

Comedouro automático para gatos: essa é a opção mais tecnológica e a melhor para quem fica muito tempo fora de casa. Você coloca a ração no comedouro automático para gatos e o acessório tem um sistema que dosa a quantidade de ração, liberando os grãos aos poucos. Porém, como o comedouro automático para gatos é mais elaborado, o preço é bem mais alto.

Comedouro para gatos interativo: esse modelo tem a vantagem de estimular os lados cognitivo e mental do bichano. A ração fica disponível em uma espécie de labirinto que o bichano precisa contornar até conseguir comer. Esse comedouro ajuda, então, a estimular o pet e ainda garante uma digestão mais lenta, o que é melhor para o sistema digestivo.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O comedouro elevado para gatos tem a altura exata para não prejudicar a digestão e causar problemas como o refluxo
    O comedouro elevado para gatos tem a altura exata para não prejudicar a digestão e causar problemas como o refluxo

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    3) Prefira um comedouro de gato que tenha material mais fácil de limpar

    Quando vamos escolher um comedouro para gatos, encontramos diversas opções com materiais diferentes. Cada um possui vantagens e desvantagens, principalmente quando pensamos em limpeza. É importante entender que o comedouro de gato deve estar o tempo inteiro bem limpinho. Isso evita gato passe a recusar a comida por conta da falta de higienização. Além disso, a gordura da ração vai se acumulando no potinho (principalmente o alimento úmido) e pode causar a acne felina. O comedouro de gato feito de plástico, apesar de ser o mais barato, é o mais difícil de retirar a sujeira completamente. Já os modelos de comedouro para gatos feitos de cerâmica e inox possuem mais facilidade de limpeza. 

    4) Comedouro: gato não gosta quando os bigodes encostam na borda do potinho

    Outro ponto importante a ser observado quando for comprar um comedouro para gatos é o diâmetro do objeto. Isso é algo que muita gente não presta atenção ao comprar simplesmente por não saber da importância que isso tem. O tamanho do diâmetro do comedouro de gato precisa ser grande o suficiente para que o bigode do gato não encoste na borda quando ele for se alimentar. Essa região é muito sensível e, ao tocar no comedouro, o gato se sente incomodado. Repare inclusive se seu pet está deixando sobras de ração nas laterais do comedouro. Gato normalmente faz isso quando não alcança direito essa região já que, para isso, precisaria encostar os bigodes. Portanto, ao escolher um comedouro para gatos preste atenção nesse detalhe. 

    5) Fique atento para não escolher um comedouro de gato que seja muito profundo 

    Ao escolher o comedouro para gatos ideal, a profundidade é outro fator a ser analisado. Assim como acontece com o diâmetro, o bigode do gato pode sofrer com a profundidade errada. Um comedouro de gato muito fundo causa o mesmo incômodo, já que o bigode precisa entrar bastante em contato com o pote para alcançar os grãos. Portanto, um comedouro para gatos ideal deve ter uma profundidade moderada. Essas dicas sobre diâmetro e profundidade também valem para o bebedouro do gato. Além disso, a altura também influencia a hidratação do pet. Como explicamos, um comedouro alto para gatos é o ideal, e isso também vale para o bebedouro. Esses são, inclusive, motivos de porque a fonte de água para gatos é tão indicada - justamente porque é mais confortável e alto para o felino, além de ter a água corrente e mais fresquinha.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Colar cervical para cachorro: o que é e para que serve?

    Próxima matéria

    Colar cervical para cachorro: o que é e para que serve?

    Como adestrar um gato: adestrador dá dicas de como ensinar truques e melhorar a convivência com os bichanos
    Comportamento

    Como adestrar um gato: adestrador dá dicas de como ensinar truques e melhorar a convivência com os bichanos

    Gatos são conhecidos pela independência, sagacidade e comportamentos muito curiosos. Apesar de muito inteligentes, é comum não associarmos o adestramento aos felinos - é muito mais normal quando falamos de cachorros, não é?! Entender a forma correta de como adestrar um gato é o primeiro passo. Mesmo com a fama de serem animais livres e que não gostam de regras, os felinos podem facilmente aperfeiçoar a forma como comunicam com seus humanos. Para saber mais sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com o adestrador Anderson Gonsales, que nos explicou que adestrar gatos não é tão difícil quanto parece. Confira a entrevista!

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano
    Cuidados

    Cama para gato: veja as opções e saiba como escolher a melhor para o seu bichano

    As camas para gato são a maneira perfeita de deixar o seu bichano confortável. Eles dormem diversas vezes ao dia, chegando a passar de 12 a 16 horas cochilando. Uma rotina de fazer inveja! Por mais que a gente se sinta honrado quando o gatinho escolhe o nosso colo para dormir, é importante ter um local só dele, onde o felino para descansar. Existem diversos modelos de cama de gato que você pode comprar, inclusive é possível fazer uma em casa. Antes de comprar, leve em consideração alguns pontos, como o tamanho do felino, se ele gosta de se esconder e a idade dele. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como escolher quais os modelos de camas para gatos mais comuns e como incentivá-los a usarem elas.

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Dicas para o banho: como escolher o melhor sabonete para cachorro?
    Higiene

    Dicas para o banho: como escolher o melhor sabonete para cachorro?

    O banho é um momento muito importante na rotina dos cães. Quem opta por fazer essa tarefa em casa sabe que é preciso tomar alguns cuidados para deixar o cachorro bem limpinho. Embora o intervalo entre os banhos seja bem maior para eles que para os seres humanos, a higienização correta é muito importante, inclusive para a saúde dos pelos do animal. Por isso, escolher os produtos ideais é fundamental: shampoo, condicionador e o sabonete para cachorro fazem parte dos itens necessários. Para acertar, é importante levar em consideração se o seu cão tem alguma alergia e apostar em produtos que sejam próprios para cachorros. Hoje o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o sabonete ideal para o seu amigo. Chega mais!

    Ver Todas >

    Quanto tempo vive um cachorro?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um cachorro?

    Pensar em quanto tempo vive um cachorro sempre é uma informação que todo mundo quer saber. Essa informação é muito importante não só para hora de adotar cachorro, como também para saber os melhores cuidados em cada fase de vida, seja um filhote, adulto ou idosinho. Existem muitos fatores que podem influenciar nisso. Para te ajudar a descobrir até quanto anos cachorro vive, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre isso. 

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?
    Cuidados dos animais

    Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?

    Mais que uma questão estética, aprender como cortar unha de cachorro é essencial para a saúde e bem-estar do bichinho. Uma unha bem aparada pode evitar infecções, facilitar a locomoção, além de impedir que o seu amigo de quatro patas machuque pessoas da sua família ou outros animais domésticos. A não ser que o seu cão seja extremamente ativo e passeie muito, é improvável que a unha de cachorro se desgaste por conta própria.

    Roupa para gato: saiba quando e como usar o acessório
    Cuidados dos animais

    Roupa para gato: saiba quando e como usar o acessório

    Roupa para gato não é um acessório muito comum quando falamos dos felinos. Quando pensamos em roupinhas para animais, já associamos à roupa para cachorro, não é mesmo?! A verdade é que existem roupas para gatos e cachorros! A roupa de gato pode ser um aliado para aquecer os bichanos em temporadas mais frias ou se você mora em algum lugar que normalmente tem a temperatura mais baixa - o Sphynx, por ser um gato sem pelo, é super beneficiado pelo acessório. 

    Ver Todas >