O comedouro para gatos é um dos itens mais essenciais em qualquer casa com bichano e faz parte da lista de primeiras coisas para comprar ao adotar um pet. Mas você sabia da importância do comedouro para gatos com suporte? Ou que o diâmetro e a profundidade errados podem comprometer a alimentação do felino? Escolher o comedouro de gato certo é mais importante do que você imagina. Ao comprar um modelo inadequado de comedouro, o gato pode até mesmo deixar de comer, prejudicando assim a nutrição, saúde e seu desenvolvimento. Para te ajudar a escolher o comedouro para gatos ideal, o Patas da Casa separou 5 dicas mostrando quais os modelos - comedouro elevado para gatos, tradicional, interativo e automático - e outras características importantes que o tutor deve observar.

1) Um comedouro alto para gatos ajuda na digestão adequada

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O comedouro para gatos não deve ficar diretamente no chão. Nessa posição, o bichano precisa se abaixar demais ou se apoiar nas patinhas para conseguir se alimentar. Com isso, podem surgir quadros de refluxo e outros problemas no sistema digestivo do gato. O ideal é ter um comedouro alto para gatos, que fique na altura dos ombros do animal para evitar que ele abaixe a cabeça para comer. Além disso, quanto mais longe do chão menor o risco da ração ser contaminada com bactérias. O comedouro para gatos elevado é o mais recomendado pelos especialistas em saúde felina. Mas, mesmo que você tenha um comedouro tradicional, não há problema. Você pode transformá-lo em um comedouro para gatos com suporte apenas com um caixote de madeira que sirva de apoio.

2) O modelo de comedouro para gatos ideal deve ser escolhido de acordo com as necessidades do pet

Os modelos de comedouro para gato são variados. Na hora de escolher o melhor modelo, é preciso levar em conta as características comportamentais do seu gato e até a saúde geral dele. As opções de comedouro para gatos mais comuns são:

  • Comedouro para gato tradicional 

É mais barato e geralmente feito de plástico, cerâmica ou inox. Essa opção é a mais encontrada em pet shop e possuem diferentes cores e formatos.

  • Comedouro elevado para gatos

Essa é a opção mais ergonômica que seu gato pode ter. Como explicamos, um comedouro alto para gatos é essencial para que ele consiga se alimentar sem prejudicar seu sistema digestivo. Esse é um comedouro para gatos com suporte regulável, que se adequa perfeitamente a cada felino. Assim, com o comedouro elevado para gatos, o bichano consegue comer de maneira mais saudável.

  • Comedouro automático para gatos

Mais tecnológica e a melhor para quem fica muito tempo fora de casa. Você coloca a ração no comedouro automático para gatos e o acessório tem um sistema que dosa a quantidade de ração, liberando os grãos aos poucos. Porém, como o comedouro automático para gatos é mais elaborado, o preço é bem mais alto.

  • Comedouro para gatos interativo 

O gato come e se diverte durante as refeições. Esse modelo tem a vantagem de estimular a cognição e memória do gato. A ração fica disponível em uma espécie de labirinto que o bichano precisa contornar até conseguir comer. Esse comedouro ajuda, então, a estimular o pet e ainda garante uma digestão mais lenta, o que é melhor para o sistema digestivo.


O comedouro para gatos elevado impede que o animal tenha que se abaixar para comer, melhorando assim o processo digestivo
O comedouro para gatos elevado impede que o animal tenha que se abaixar para comer, melhorando assim o processo digestivo

3) O comedouro de gato precisa ser fácil de limpar

Cada modelo de comedouro para gato tem vantagens e desvantagens, principalmente quando pensamos na higiene. É importante entender que o comedouro de gato esteja o tempo inteiro bem limpinho. Isso evita gato sem comer por conta da falta de limpeza. Além disso, a gordura da ração vai se acumulando no potinho (principalmente o alimento úmido) e pode causar a acne felina. O comedouro de gato feito de plástico, apesar de ser o mais barato, é o mais difícil de retirar a sujeira. Já os modelos de comedouro para gatos feitos de cerâmica e inox são mais fáceis de limpar;

4) Comedouro: gato não gosta quando os bigodes encostam na borda do potinho

Outro ponto importante a ser observado quando for comprar um comedouro para gatos é o diâmetro do objeto. Isso é algo que muita gente não presta atenção ao comprar simplesmente por não saber da importância que isso tem. O tamanho do diâmetro do comedouro de gato precisa ser grande o suficiente para que o bigode do gato não encoste na borda quando ele for se alimentar. Essa região é muito sensível e, ao tocar no comedouro, o gato se sente incomodado. Repare inclusive se seu pet está deixando sobras de ração nas laterais do comedouro. Gato normalmente faz isso quando não alcança direito essa região já que, para isso, precisaria encostar os bigodes. Portanto, ao escolher um comedouro para gatos preste atenção nesse detalhe. 

5) Fique atento para não escolher um comedouro de gato que seja muito profundo 

Ao escolher o comedouro para gatos ideal, a profundidade é outro fator a ser analisado. Assim como acontece com o diâmetro, o bigode do gato pode sofrer com a profundidade errada. Um comedouro de gato muito fundo causa o mesmo incômodo, já que o bigode precisa entrar bastante em contato com o pote para alcançar os grãos. Portanto, um comedouro para gatos ideal deve ter uma profundidade moderada. Essas dicas sobre diâmetro e profundidade também valem para o bebedouro do gato. Além disso, a altura também influencia a hidratação do pet. Como explicamos, um comedouro alto para gatos é o ideal, e isso também vale para o bebedouro. Esses são, inclusive, motivos de porque a fonte de água para gatos é tão indicada - justamente porque é mais confortável e alto para o felino, além de ter a água corrente e mais fresquinha.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicada em: 29/11/2021

Atualizada em: 01/07/2022