Diarreia

Colite em gatos: o que é, sintomas e causas do problema no intestino

 A colite em gatos é uma   doença inflamatória intestinal    com sintomas bem comuns
A colite em gatos é uma doença inflamatória intestinal com sintomas bem comuns

A colite em gatos - também chamada de doença inflamatória intestinal - é um quadro mais comum do que se imagina e normalmente é um dos motivos por trás de um gato com diarreia. A doença causa alterações no intestino dos felinos e precisa de atenção para não evoluir para algo mais grave. Apesar de ser uma enfermidade que pode atingir qualquer felino, algumas raças de gato tendem a ser mais afetadas pelo problema, como é o caso do Siamês, Persa e Maine Coon. Para entender um pouco mais sobre a colite em gatos e suas consequências, conversamos com o médico veterinário Felipe Ramires, de São Paulo. Veja o que ele falou!

Colite em gatos: entenda o que é e as principais causas da doença

Segundo o veterinário, a colite em gatos é caracterizada por uma inflamação na mucosa do colo, que é uma parte do intestino do animal responsável pela absorção de alimentos e líquidos. A inflamação pode se apresentar de duas maneiras: aguda ou crônica. “Na primeira, o período de inflamação do intestino costuma ser curto. Já na inflamação crônica, o processo inflamatório tende a ter uma longa duração, podendo chegar a cerca duas semanas”, afirma.

Felipe alerta que as causas da colite em gatos podem ser tanto fatores bacterianos quanto relacionadas ao ambiente que o animal vive. Por isso, não se pode definir de maneira única o que motiva a doença inflamatória intestinal. Gatos que vivem em locais estressantes e desconfortáveis, por exemplo, podem desenvolver o quadro como uma resposta: o hormônio do estresse provoca a inflamação do colo, causando a diarreia. 

Doença inflamatória intestinal: gatos costumam apresentar diarreia e desidratação

Quem convive com um bichano sabe bem como os felinos têm uma grande dificuldade em demonstrar quando estão com algum problema de saúde e, por isso, são especialistas em mascarar qualquer sinal de que algo não vai bem. No entanto, quando se trata da colite em gatos, os sinais são um pouco mais evidentes. “O tutor vai perceber sintomas como diarreia, diminuição da frequência da evacuação e presença de mucos ou sangue nas fezes do gato. O animal também pode apresentar vômito juntamente com a diarreia, o que rapidamente resultar em um quadro aparente de desidratação”, conta Felipe. Além disso, o felino tende a apresentar letargia, flatulência e grande perda de peso. Sendo assim, é muito importante que a qualquer sintoma o tutor busque a ajuda de um médico veterinário e não medique o pet por conta própria. O uso inadequado de medicamento para colite em gatos pode prejudicar ainda mais a saúde do seu bichinho.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A diarreia é um dos principais sintomas da colite em gatos
    A diarreia é um dos principais sintomas da colite em gatos

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio
    Saúde animal

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio

    Você certamente já ouviu falar em vermífugo para cães. Mas sabe, exatamente, para que ele serve? Quem tem animal de estimação precisa estar atento a uma série de cuidados para manter a saúde do bichinho em dia - e usar esse remédio no período certo é uma dessas medidas indispensáveis para a proteção do pet. Como o nome já indica, o medicamento previne doenças causadas por vermes, como a Dirofilaria immitis, Toxocara canis e Giárdia sp.

    Como é feito o diagnóstico da colite em gatos?

    O ideal é que, ao suspeitar da colite em gatos, o tutor procure um médico veterinário o quanto antes. Só assim será possível realizar o diagnóstico por meio de exames e, garantir que a doença não desenvolva para um quadro mais grave, como a sepse, que é quando as bactérias ou pedaços da bactéria percorrem a corrente sanguínea encontrando outros órgãos, resultando na infecção generalizada. De acordo com o Felipe, o diagnóstico da colite pode ser feita de diferentes formas. “Geralmente, o primeiro exame feito é o ultrassom, já que ele possibilita avaliar as ansas intestinais do animal e, assim, verificar qualquer alteração no tamanho ou uma possível inflamação. Outro exame que pode ser feito é o de fezes para descartar a presença de parasitas ou doenças endócrinas, como a pancreatite felina”, afirma. Além destes, o hemograma também costuma ser solicitado pelo profissional para auxiliar na escolha do melhor medicamento para tratar o problema 

    Colite em gatos: tratamento varia de acordo com a causa da doença

    Depois do diagnóstico confirmado, chega a hora de tratar a colite em gatos. Nesse caso, Felipe adianta: o tratamento deve ser feito com o médico veterinário e varia de acordo com a causa da doença. No caso de colite causada por parasitas, por exemplo, o uso de vermífugo é a melhor solução. Já nos casos em que o quadro é causada por outros fatores, os anti-inflamatórios podem ser necessários. Mas, vale lembrar que, o uso do remédio para colite em gatos deve ser feito com muita atenção, já que os animais tendem a ter um organismo mais sensível. Para garantir o tratamento correto, é fundamental seguir as orientações do profissional.

    Redação: Úrsula Gomes

    Hipotireoidismo e hipertireoidismo em gatos: qual a diferença, como identificar e quais os tratamentos?

    Próxima matéria

    Hipotireoidismo e hipertireoidismo em gatos: qual a diferença, como identificar e quais os tratamentos?

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!
    Saúde

    Gato envenenado: aprenda a identificar os sintomas e o que fazer de imediato!

    Infelizmente, a ideia de que os gatos estão 100% seguros dentro de casa é uma ilusão. Os felinos são animais curiosos e suas peripécias podem acabar transformando qualquer ambiente controlado em um mar de perigos. Por isso, é muito importante se manter atento aos sinais comportamentais e físicos do animal para identificar possíveis problemas, como intoxicações e envenenamentos. Em momentos como esses, pensar rápido e saber agir de imediato pode fazer toda a diferença! Por isso, descubra o que fazer caso o seu gato seja envenenado ou intoxicado!

    Gato vomitando: veja as possíveis causas do vômito e saiba o que fazer!
    Vômito

    Gato vomitando: veja as possíveis causas do vômito e saiba o que fazer!

    O gato vomitando não é motivo para desespero! Quem tem um felino para chamar de seu sabe que não é nada raro encontrar um vômito de gato espalhado pela casa, né? Felizmente, na maioria das vezes, a surpresinha desagradável pode estar associada a causas bem corriqueiras, tipo a bola de pelos ou uma simples regurgitação. Mesmo assim, é muito importante ficar atento ao comportamento do gato e se certificar de que o problema não é resultado de algo mais grave.

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Ver Todas >

    Gato idoso pode desenvolver Alzheimer?
    Saúde animal

    Gato idoso pode desenvolver Alzheimer?

    A idade também chega para os animais de estimação. No caso de um gato idoso, a atenção com alimentação e saúde deve ser redobrada nessa fase da vida. No entanto, às vezes mesmo com tantos cuidados, alguns problemas se tornam inevitáveis, como é o caso da demência em gatos. Você já se perguntou se gato tem Alzheimer alguma vez? Na verdade, a condição é conhecida no universo veterinário como Síndrome da Disfunção Cognitiva, uma condição que apresenta sinais semelhantes ao Alzheimer em humanos. 

    O que a doença do carrapato causa no organismo do cachorro?
    Saúde animal

    O que a doença do carrapato causa no organismo do cachorro?

    Cuidar da saúde do cachorro é dever de todo tutor! Por isso, às vezes até mesmo uma simples alteração no apetite do animal pode ser indicativo de que tem algo de errado com o seu amigo de quatro patas. Quando se trata da doença do carrapato, cachorro pode apresentar diferentes sintomas do quadro. O problema pode se manifestar de várias formas no organismo do cachorro - algumas mais comuns do que outras. 

    8 mitos e verdades sobre a saúde dos gatos
    Saúde animal

    8 mitos e verdades sobre a saúde dos gatos

    Quando se trata da saúde de gato, uma coisa é certa: todo o cuidado é pouco. Embora exista a lenda de que os bichanos possuem sete vidas, alguns cuidados específicos influenciam diretamente no bem-estar e, principalmente, na expectativa de vida do seu amigo. Ainda assim, é comum que alguns tutores tenham dúvidas sobre as medidas necessárias para proteger o seu pet e evitar as principais doenças de gato, especialmente os gateiros de primeira viagem. 

    Batimentos cardíacos de cachorro: qual a frequência considerada normal e como medir?
    Saúde animal

    Batimentos cardíacos de cachorro: qual a frequência considerada normal e como medir?

    Todo mundo sabe que os cães são donos de um enorme coração, sempre dispostos a dar muito amor e carinho para quem quiser receber. Contudo, é sempre importante ficar atento a possíveis alterações no coração de cachorro, e saber como medir os batimentos cardíacos do animal pode ajudar bastante nessas horas. Mas então, como analisar isso da forma correta? Qual é a frequência considerada normal quando se trata dos batimentos cardíacos de um cachorro?

    Ver Todas >