Muito se fala sobre a importância da castração de gatos, mas você sabe a partir de que idade o procedimento é indicado? Para começar, vamos falar sobre os principais benefícios da cirurgia: a esterilização de felinos é a melhor maneira de evitar doenças, crias indesejadas e as fugas comuns dos gatos durante o cio. A castração também ajuda a controlar a superpopulação de animais de rua e impacta até na propagação de doenças entre os bichinhos. Quer saber a partir de que mês de vida seu gato pode operar? Então, vem com a gente!
Quando posso castrar meu gato? Veja qual idade ideal para esterilizar o felino
Embora muitos achem que é preciso esperar o primeiro cio para a castração de gata fêmea, não é necessário! Inclusive, o ideal é fazer antes do cio, pois é um período muito complicado para as gatas, que costumam ficar muito agitadas, miam bastante e tendem a querer fugir para acasalar a qualquer custo. E um alerta: não castre sua gata durante o cio, porque aumenta os riscos da cirurgia.
Quanto mais cedo forem castrados, mais benefícios e mais fácil a recuperação dos felinos. A idade ideal é entre 6 e 8 meses, mas sempre consulte seu veterinário para tirar todas as dúvidas e fazer um check-up antes de marcar a cirurgia.
Quanto ao mito da fêmea precisar esperar o primeiro cio, saiba que, se castradas antes, o procedimento evita o surgimento de câncer mamário, por exemplo. Então, além das primeiras vacinas, a chegada de um gatinho requer o planejamento para a castração. Nos machos, a castração enquanto filhotes impede que eles desenvolvam o instinto de marcar território com urina. Isso é muito bom, principalmente para os animais que moram em apartamento!
Castração de gatos: preço não pode ser um empecilho!

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Você já viu que a castração só traz benefícios para o seu gato, né? Então ao adotar ou comprar um gatinho, saiba que o custo da cirurgia entra na lista de prioridades. Os valores variam por região e também podem ser diferentes para macho e fêmea. No geral, o preço da castração de gatos fica entre R$ 500 a R$1000, incluindo o custo com o anestesista.
Para quem não tem condições de castrar em uma clínica particular, algumas prefeituras já realizam a cirurgia gratuitamente. Outra opção são as universidades de veterinária que oferecem a esterilização a preços populares.
Saiba qual a melhor ração para gatos castrados
Após castrados, os gatos sofrem uma brusca mudança de hormônios que diminuem consideravelmente as atividades do dia a dia - isso sem contar que os felinos já costumam dormir 18 horas por dia. Para evitar o sobrepeso e obesidade, o ideal é oferecer uma ração específica em vez de apenas diminuir a quantidade oferecida. Ofereça uma ração de baixo índice calórico e rica em fibras para que o seu animal não passe fome e tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
Gato no cio: saiba quanto tempo dura
Outra vantagem da castração é evitar a fuga do gato no cio. Mas só a cirurgia não faz milagre, viu? O ambiente precisa ter tela nas janelas, porque o instinto felino é sempre querer dar uma voltinha por aí!
O cio de uma fêmea dura entre 8 e 12 dias e se repete a cada dois meses, aproximadamente. Já existem vacinas contraceptivas para as gatinhas mas o método divide opiniões sobre a saúde dos animais. De qualquer forma, a vacina deve ser indicada pelo seu veterinário.
