Muito se fala sobre a importância da castração de gatos, mas você sabe a partir de que idade o procedimento é indicado? Para começar, vamos falar sobre os principais benefícios da cirurgia: a esterilização de felinos é a melhor maneira de evitar doenças, crias indesejadas e as fugas comuns dos gatos durante o cio. A castração também ajuda a controlar a superpopulação de animais de rua e impacta até na propagação de doenças entre os bichinhos. Quer saber a partir de que mês de vida seu gato pode operar? Então, vem com a gente!

Quando posso castrar meu gato? Veja qual idade ideal para esterilizar o felino

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Embora muitos achem que é preciso esperar o primeiro cio para a castração de gata fêmea, não é necessário! Inclusive, o ideal é fazer antes do cio, pois é um período muito complicado para as gatas, que costumam ficar muito agitadas, miam bastante e tendem a querer fugir para acasalar a qualquer custo. E um alerta: não castre sua gata durante o cio, porque aumenta os riscos da cirurgia.

Quanto mais cedo forem castrados, mais benefícios e mais fácil a recuperação dos felinos. A idade ideal é entre 6 e 8 meses, mas sempre consulte seu veterinário para tirar todas as dúvidas e fazer um check-up antes de marcar a cirurgia.

Quanto ao mito da fêmea precisar esperar o primeiro cio, saiba que, se castradas antes, o procedimento evita o surgimento de câncer mamário, por exemplo. Então, além das primeiras vacinas, a chegada de um gatinho requer o planejamento para a castração. Nos machos, a castração enquanto filhotes impede que eles desenvolvam o instinto de marcar território com urina. Isso é muito bom, principalmente para os animais que moram em apartamento!

Castração de gatos: preço não pode ser um empecilho!


A esterilização do gato é super importante para a saúde do seu bichinho
A esterilização do gato é super importante para a saúde do seu bichinho

Você já viu que a castração só traz benefícios para o seu gato, né? Então ao adotar ou comprar um gatinho, saiba que o custo da cirurgia entra na lista de prioridades. Os valores variam por região e também podem ser diferentes para macho e fêmea. No geral, o preço da castração de gatos fica entre R$ 500 a R$1000, incluindo o custo com o anestesista.

Para quem não tem condições de castrar em uma clínica particular, algumas prefeituras já realizam a cirurgia gratuitamente. Outra opção são as universidades de veterinária que oferecem a esterilização a preços populares.

Saiba qual a melhor ração para gatos castrados


Após castrados, os gatos sofrem uma brusca mudança de hormônios que diminuem consideravelmente as atividades do dia a dia - isso sem contar que os felinos já costumam dormir 18 horas por dia. Para evitar o sobrepeso e obesidade, o ideal é oferecer uma ração específica em vez de apenas diminuir a quantidade oferecida. Ofereça uma ração de baixo índice calórico e rica em fibras para que o seu animal não passe fome e tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Gato no cio: saiba quanto tempo dura


Outra vantagem da castração é evitar a fuga do gato no cio. Mas só a cirurgia não faz milagre, viu? O ambiente precisa ter tela nas janelas, porque o instinto felino é sempre querer dar uma voltinha por aí!

O cio de uma fêmea dura entre 8 e 12 dias e se repete a cada dois meses, aproximadamente. Já existem vacinas contraceptivas para as gatinhas mas o método divide opiniões sobre a saúde dos animais. De qualquer forma, a vacina deve ser indicada pelo seu veterinário.