Castração

Castração de gato: saiba a partir de que idade é possível fazer a esterilização do seu pet

Veja qual a idade ideal para castrar o seu gato
Veja qual a idade ideal para castrar o seu gato

Muito se fala sobre a importância da castração de gatos, mas você sabe a partir de que idade o procedimento é indicado? Para começar, vamos falar sobre os principais benefícios da cirurgia: a esterilização de felinos é a melhor maneira de evitar doenças, crias indesejadas e as fugas comuns dos gatos durante o cio. A castração também ajuda a controlar a superpopulação de animais de rua e impacta até na propagação de doenças entre os bichinhos. Quer saber a partir de que mês de vida seu gato pode operar? Então, vem com a gente!

Quando posso castrar meu gato? Veja qual idade ideal para esterilizar o felino

Embora muitos achem que é preciso esperar o primeiro cio para a castração de gata fêmea, não é necessário! Inclusive, o ideal é fazer antes do cio, pois é um período muito complicado para as gatas, que costumam ficar muito agitadas, miam bastante e tendem a querer fugir para acasalar a qualquer custo. E um alerta: não castre sua gata durante o cio, porque aumenta os riscos da cirurgia.

Quanto mais cedo forem castrados, mais benefícios e mais fácil a recuperação dos felinos. A idade ideal é entre 6 e 8 meses, mas sempre consulte seu veterinário para tirar todas as dúvidas e fazer um check-up antes de marcar a cirurgia.

Quanto ao mito da fêmea precisar esperar o primeiro cio, saiba que, se castradas antes, o procedimento evita o surgimento de câncer mamário, por exemplo. Então, além das primeiras vacinas, a chegada de um gatinho requer o planejamento para a castração. Nos machos, a castração enquanto filhotes impede que eles desenvolvam o instinto de marcar território com urina. Isso é muito bom, principalmente para os animais que moram em apartamento!

Castração de gatos: preço não pode ser um empecilho!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A esterilização do gato é super importante para a saúde do seu bichinho
    A esterilização do gato é super importante para a saúde do seu bichinho

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Você já viu que a castração só traz benefícios para o seu gato, né? Então ao adotar ou comprar um gatinho, saiba que o custo da cirurgia entra na lista de prioridades. Os valores variam por região e também podem ser diferentes para macho e fêmea. No geral, o preço da castração de gatos fica entre R$ 500 a R$1000, incluindo o custo com o anestesista.

    Para quem não tem condições de castrar em uma clínica particular, algumas prefeituras já realizam a cirurgia gratuitamente. Outra opção são as universidades de veterinária que oferecem a esterilização a preços populares.

    Saiba qual a melhor ração para gatos castrados


    Após castrados, os gatos sofrem uma brusca mudança de hormônios que diminuem consideravelmente as atividades do dia a dia - isso sem contar que os felinos já costumam dormir 18 horas por dia. Para evitar o sobrepeso e obesidade, o ideal é oferecer uma ração específica em vez de apenas diminuir a quantidade oferecida. Ofereça uma ração de baixo índice calórico e rica em fibras para que o seu animal não passe fome e tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

    Gato no cio: saiba quanto tempo dura


    Outra vantagem da castração é evitar a fuga do gato no cio. Mas só a cirurgia não faz milagre, viu? O ambiente precisa ter tela nas janelas, porque o instinto felino é sempre querer dar uma voltinha por aí!

    O cio de uma fêmea dura entre 8 e 12 dias e se repete a cada dois meses, aproximadamente. Já existem vacinas contraceptivas para as gatinhas mas o método divide opiniões sobre a saúde dos animais. De qualquer forma, a vacina deve ser indicada pelo seu veterinário.

    Cardiomiopatia hipertrófica felina: saiba mais sobre a doença cardíaca que atinge os gatos

    Próxima matéria

    Cardiomiopatia hipertrófica felina: saiba mais sobre a doença cardíaca que atinge os gatos

    Primeiros socorros para gatos: saiba tudo o que você precisa fazer em situações de emergência
    Saúde

    Primeiros socorros para gatos: saiba tudo o que você precisa fazer em situações de emergência

    Ainda que os gatos sejam animais que passam praticamente toda a vida dentro de casa, eles não estão imunes a acidentes. Engasgo, intoxicação, envenenamento, convulsões ou atropelamento: em todos os casos, o tutor precisa de conhecimento para agir imediatamente. Pode ser difícil no momento de desespero, mas é essencial manter a calma para ajudar o seu amigo antes de correr para o veterinário mais próximo. Para te ajudar a se preparar para situações de emergência com o seu gatinho, o Patas da Casa preparou um guia completo de primeiros socorros com a ajuda do médico veterinário Frederico Lima. Confira!

    Gato vomitando: veja as possíveis causas do vômito e saiba o que fazer!
    Vômito

    Gato vomitando: veja as possíveis causas do vômito e saiba o que fazer!

    O gato vomitando não é motivo para desespero! Quem tem um felino para chamar de seu sabe que não é nada raro encontrar um vômito de gato espalhado pela casa, né? Felizmente, na maioria das vezes, a surpresinha desagradável pode estar associada a causas bem corriqueiras, tipo a bola de pelos ou uma simples regurgitação. Mesmo assim, é muito importante ficar atento ao comportamento do gato e se certificar de que o problema não é resultado de algo mais grave.

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Gato com diarreia? Saiba o que fazer imediatamente e quando levar ao veterinário
    Diarreia

    Gato com diarreia? Saiba o que fazer imediatamente e quando levar ao veterinário

    Gato com diarreia não é uma condição rara, mas precisa de alguns cuidados. Assim como acontece com o organismo humano, o dos felinos também demonstra alguma fragilidade através de desordem intestinal. Troca de ração, vermes, vírus, alimento estragado ou até mesmo desidratação podem causar diarreia em gatos.

    Ver Todas >

    Quais são as raças de cachorro que precisam de mais cuidados com os olhos?
    Saúde animal

    Quais são as raças de cachorro que precisam de mais cuidados com os olhos?

    Os olhos de cachorro podem ter aparências bem diferentes: esbugalhados, puxados, bem pequenos ou enormes. Em todos os casos, o tutor precisa ter atenção com a região para evitar qualquer problema, como a conjuntivite. No entanto, algumas raças de cachorro têm os olhos mais sensíveis e precisam de cuidados redobrados pela maior predisposição de desenvolver doenças oculares. 

    Displasia coxofemoral em cães, osteoartrite e outras: descubra as doenças articulares mais comuns nos caninos
    Saúde animal

    Displasia coxofemoral em cães, osteoartrite e outras: descubra as doenças articulares mais comuns nos caninos

    Existe uma série de doenças que podem comprometer o bem-estar e a saúde do cachorro. Entre as mais conhecidas, estão as que afetam as articulações do animal. Incômodas, doloridas e muitas vezes limitadoras da capacidade de movimentos, elas são causadas por fatores diferentes, que vão desde herança genética até maus hábitos na vida do pet. Para te ajudar a entender e identificar essas patologias, nós reunimos aqui embaixo todas as informações sobre as principais doenças articulares que atingem os cães!

    10 perguntas e respostas sobre a castração de cachorro
    Saúde animal

    10 perguntas e respostas sobre a castração de cachorro

    Quando se trata da castração de cachorro, algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho e muitos tutores se sentem inseguros com isso. Será que realmente vale a pena passar por esse procedimento cirúrgico? Como ele é feito e como é a recuperação do cãozinho operado? Custa muito caro castrar cachorro? Todas essas questões são levantadas antes de tomar a decisão. 

    Qual a explicação para as
    Saúde animal

    Qual a explicação para as "sardas" nos gatos laranjas? Em quais casos oferecem perigo à saúde?

    Já reparou que alguns felinos podem apresentar pintinhas pretas perto do nariz, parecidas com sardas, e também na boca? Essa é uma situação mais comum do que se pensa, principalmente quando se trata de um gato amarelo. No entanto, a maioria dos tutores costuma estranhar a presença dessas pintas e passa a se questionar se isso poderia ser um problema de saúde, como algum tipo de câncer de pele. 

    Ver Todas >