A castração de gato é um procedimento cirúrgico que vai muito além de evitar a gravidez indesejada e o possível abandono de animais: ela também é uma forma de cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. No entanto, é comum que muitos tutores se sintam inseguros com a cirurgia, principalmente porque é necessário ter alguns cuidados antes e depois de castrar gato. Pensando nisso, o Patas da Casa entrevistou o médico veterinário Guilherme Borges Ribeiro, de Petrópolis (RJ), para esclarecer quais são os principais cuidados pós-castração de gatos. Veja o que ele nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Castrar gato é uma medida importante e que traz vários benefícios!

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a esterilização dos animais é capaz de promover vários benefícios para os bichanos, e é justamente por isso que ela é tão recomendada. No caso dos machos, por exemplo, o veterinário ressalta que o procedimento ajuda na diminuição da necessidade de marcar território e também reduz as fugas do gato para procurar fêmeas no cio. Por outro lado, a castração de gata inibe esse período de cio, acabando com possíveis sangramentos e reduzindo as chances de infecções uterinas, visto que o aparelho reprodutor feminino (útero e ovários) é retirado por completo. Além disso, em ambos os casos há menos chances dos animais desenvolverem neoplasias nos órgãos genitais - câncer de próstata no caso dos machos, e câncer de mama no caso das fêmeas.

Cuidados pós-castração de gatos: saiba como cuidar do seu pet nesse período

Depois de passar pelo processo de castração, gato precisa de alguns cuidados fundamentais para ter uma boa recuperação. As principais recomendações, segundo Guilherme, são: “Repouso, uso de colar elizabetano ou roupa cirúrgica para excluir possibilidade de acesso ao local da cirurgia, administração de medicações e tratamento tópico no local da sutura, conforme prescrição em receita”. Além disso, o profissional também destaca a importância da comunicação entre o tutor e o médico veterinário do pet: “Qualquer dúvida ou problemas encontrados com o gato castrado, os tutores deverão informar imediatamente o profissional”.

 

Um dos cuidados pós-castração de gato é o uso de colar elizabetano

Um dos cuidados pós-castração de gato é o uso de colar elizabetano

 

 

Gato castrado precisa usar colar elizabetano ou roupa cirúrgica?

 

Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente porque os gatos dificilmente se adaptam a acessórios desse tipo. Pelo contrário: eles gostam de se sentirem livres, e é por isso que o uso de roupa cirúrgica ou colar elizabetano pode ser um problema às vezes. No entanto, o especialista explica que é, sim, bastante importante o uso de uma dessas peças de proteção para evitar que o gato castrado alcance o local da cirurgia, podendo lamber ou morder a região, o que pode levar a complicações. “Tenho pacientes que, infelizmente, necessitam dos dois. Não podemos subestimá-los, porque eles costumam ter esses comportamentos em momentos que não estamos atentos, como quando o tutor está dormindo, por exemplo.”

A ração para gatos castrados é necessária para todos os felinos?

Ao contrário do que muitos podem pensar, nem sempre o gato castrado precisa de uma ração específica. “Isso vai depender da resposta desses pacientes à castração, pois alguns felinos acabam engordando depois do procedimento e, por isso, precisam de maior controle ou de um manejo alimentar adequado com rações específicas”, explica Guilherme. Portanto, é importante estar atento a qualquer mudança no corpo do seu amigo de quatro patas. Caso perceba que ele está ficando acima do peso, converse com o veterinário sobre a possibilidade de migrar para uma ração para gatos castrados. Mas lembre-se: todo o processo de transição alimentar deve ser feito com calma e gradativamente, pois os felinos precisam se acostumar com a nova ração aos poucos.

Castração de gato: tempo de recuperação e medicamentos necessários

Segundo o veterinário, o tempo de recuperação e cicatrização da cirurgia é bastante individual, mas geralmente é solicitado que o paciente retorne ao consultório após duas semanas para a retirada dos pontos. Em alguns casos, porém, pode ser que isso demore um pouco mais porque vai depender do organismo de cada animal, e o veterinário só pode realizar a remoção dos pontos se tiver total segurança de que a cicatrização aconteceu do jeito certo. Além disso, é importante ter em mente que a medicação depois da castração de gato deve ser prescrita por um médico veterinário, porque é algo que vai depender da situação de cada paciente. Contudo, os analgésicos geralmente são necessários para evitar que a dor atrapalhe o pós-operatório, e melhorar o desconforto do animal nesse momento.

Redação: Juliana Melo