A castração de gato macho traz diversos benefícios ao animal e ao tutor, desde evitar a procriação indesejada até a prevenção de doenças. Apesar de tantas vantagens, muitos tutores têm medo de levar seu pet para realizar a cirurgia por medo do procedimento. Mas a verdade é que castrar gato macho é um processo extremamente seguro e que não traz nenhum problema ao seu bichinho. O Patas da Casa te explica como é a castração de gato macho e o que deve ser feito antes, durante e depois da cirurgia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando e onde posso castrar gato macho?

Uma dúvida muito comum é a partir de qual idade pode realizar a castração. Gato macho ou fêmea por volta dos seis meses de idade já podem ser castrados. Vale conversar com o veterinário para avaliar o desenvolvimento do corpo do seu gatinho e ter certeza de qual é o melhor momento para ele. Muitas pessoas acham que a cirurgia de castração de gato macho é cara. Porém, hoje em dia castrar gato macho pode ser feito com valores bem acessíveis e até mesmo de graça em ongs, clínicas populares e iniciativas do governo local. 

Como é a preparação antes da castração de gato macho?

Antes de realizar a cirurgia de castração de gato macho é fundamental conversar com o veterinário tirar suas dúvidas. Normalmente o gato passa por uma bateria de exames para se certificar que o organismo não está enfrentando nenhuma doença, o que pode prejudicar a recuperação. Se tudo estiver certo, a cirurgia será marcada. Para se preparar para a esterilização, o gato precisa passar 12h em jejum total. Já no pré-operatório, a região onde será feita a incisão será raspada. Em seguida, o gato é sedado para começar o procedimento. A anestesia pode ser inalatória ou intravenosa, e isso quem determinará será o médico responsável pela cirurgia. A cirurgia de castração de gato macho é rápida e muito segura, já que durante todo o processo o animal será monitorado por aparelhos que mostram os sinais vitais do pet.

Como é a cirurgia de castração de gato macho?

A castração de gato macho recebe o nome técnico de orquiectomia. É uma cirurgia muito simples e de rotina para os veterinários. É feita uma incisão por onde o cirurgião vai retirar os testículos do gato. Esses órgãos são os responsáveis pela produção da testosterona - o hormônio sexual masculino. Quando os testículos são retirados, a produção de testosterona praticamente cessa. Assim, o gato se torna infértil. Além disso, alguns comportamentos típicos do cio somem no gato castrado, como marcação de território e agressividade. A cirurgia de castração de gato macho é muito rápida e costuma durar cerca de 10 minutos, ao contrário da fêmea que pode durar um pouco mais, já que são retirados o útero e o ovário.

castração de gato macho: gato com colar elizabetano

Gato macho castrado: quais são os cuidados no pós-operatório?

Normalmente, o gato macho castrado é liberado no mesmo dia da cirurgia. Apenas se surgir alguma complicação o veterinário pode pedir que o animal fique mais tempo em observação ou internado. Alguns cuidados devem ser tomados no pós-operatório da cirurgia de castração de gato macho. Normalmente o veterinário prescreve alguns medicamentos, como anti inflamatórios e antibióticos, para ajudar na cicatrização e evitar infecções. Além disso, o médico também vai indicar que o tutor limpe a incisão com antissépticos pelo menos duas vezes por dia.

O gato vai precisar usar um colar elizabetano ou uma roupa cirúrgica,  acessório que evita que o gatinho mexa, morda ou lamba os pontos antes da hora de serem removidos. Em casa, é importante que o ambiente esteja sempre limpo para evitar a contaminação por bactérias - a caixa de areia precisa de um cuidado especial. Um ambiente calmo também ajuda a deixar seu gatinho tranquilo. O tutor precisa ficar de olho em possíveis inchaços, secreções ou sangramentos na região onde foi feito o corte. Caso aconteça alguma dessas situações, leve o pet ao veterinário.

Quais são as vantagens de realizar a castração de gato macho?

Após a castração, o gato macho não vai mais ser capaz de se reproduzir. Isso evita que ele realize o acasalamento com uma gata fêmea, gerando filhotes indesejados. Além de controlar a procriação, como é feita a remoção dos testículos e, consequentemente, a interrupção da produção de testosterona, os comportamentos típicos do gato no cio diminuem. O gato macho castrado tem o desejo sexual evitado e, assim, não tem mais a necessidade de marcar território e sair de casa em busca das parceiras. Isso ainda ajuda a evitar atropelamentos e contato com possíveis doenças nas ruas.

Além disso, o temperamento do gato muda. O gato macho castrado fica mais calmo, tranquilo, com menos agressividade e estresse. Com isso, a chance de se envolver em brigas com outros gatos é bem menor. O procedimento ainda traz um outro grande benefício: previne o desenvolvimento de tumores e problemas nos testículos e próstata. A castração em gato macho faz aumentar a qualidade e o tempo de vida do animal: enquanto um gato doméstico não cadastrado costuma ter expectativa de 10 anos, o gato macho castrado chega a viver de 15 a 17 anos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta