Ninguém pode negar: os felinos são extremamente livres e aventureiros. Por isso, utilizar a caixa de transporte para gatos pode ser um dos maiores pesadelos dos pais e mães de pet. Seja para uma viagem longa ou para uma ida ao veterinário, é comum que o bichano estranhe o acessório e se sinta bastante contrariado quando precisa ficar preso dentro de um espaço pequeno. Mas, a boa notícia é que, treinando o seu gatinho é possível fazer com que a caixa de transporte também seja sinônimo de conforto e segurança. Quer saber como? Confira algumas dicas de como fazer o transporte para gatos sem estressar o animal!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de utilizar a caixa de transporte para gatos, permita que o bichano conheça o acessório

Se você tem um gatinho em casa, certamente deve saber que o animal é desconfiado por natureza. Sendo assim, se a caixa de transporte para gatos não for um objeto conhecido pelo felino é bem capaz que ele reaja com estranheza. Por isso, é importante que você permita que o bichano explore o acessório antes de utilizá-lo. Experimente deixar a caixa de transporte disponível em um ambiente comum da casa. Deixe que olhe, cheire, examine e saiba que esse espaço é dele. No início, elas podem parecer um mistério para os felinos, mas aos poucos podem ser associadas a algo bom, como os momentos de cochilo ao longo do dia. Lembre-se: quanto mais cedo o gato for acostumado com o acessório de transporte, menos estressantes serão as idas ao médico veterinário e viagens.

Associe a caixa de transporte de gato a momentos positivos para o felino

Sabe aquela história de focar no lado positivo da coisa? Então, ela também funciona na hora de adaptar o seu bichano à caixinha de transporte para gatos. Uma das formas de fazer com que seu gatinho goste mais do acessório é mudando o foco para algo que ele ame, como petiscos para gatos e brinquedos. Outro truque é investir em brinquedos interessantes para felinos, como fitas e varinhas, para estimulá-lo a entrar no espaço para brincar. Vale de tudo para fazer com que o seu pet entenda que ali é um lugar legal e seguro para ficar!

gato recebendo carinho na caixa de transporte para gatos

Caixa para transportar gatos também pode ser um refúgio para o seu pet

 

Entender se o seu gatinho é mais vertical ou horizontal também ajuda nesse processo: ainda que alguns bichanos prefiram os lugares altos da casa, existem aqueles que são facilmente encontrados embaixo da mesa de jantar, do sofá ou escondidos atrás de algum móvel da casa. Nesse caso, a caixa de transporte de gato pode causar estranheza no início, mas também pode se tornar um grande refúgio. Por isso, cabe a você enriquecer o acessório para trazer mais segurança e conforto ao seu bichinho. Coloque um paninho confortável dentro da caixa ou uma almofada para torná-la mais atraente e deixe algum brinquedo lá dentro.

Caixa ou bolsa de transporte para gatos? Escolher a melhor opção ajuda na adaptação

Com tanta variedade de tamanhos e modelos disponíveis no mercado, decidir qual é a melhor caixa de transporte de gato pode ser difícil. Aqui, o primeiro passo é não pensar apenas no design, mas também se o bichano se sentirá confortável ou não dentro do acessório. Por isso, observe o tamanho da caixa e certifique-se de que ela comporta o animal com conforto. O ideal é que ele consiga ficar em pé sem o dorso encostar no topo da caixa e também tenha espaço suficiente para girar em torno do próprio corpo. Outra dica é evitar modelos de caixa para transportar gatos muito moles e que não dão sustentação para o felino, já que podem fazer com que ele se sinta inseguro e incomodado. Isso também ajuda a reduzir o estresse que as viagens podem provocar no gato, deixando-o mais calmo.

Redação: Úrsula Gomes