Caixa de areia

Caixa de areia: sílica, madeira ou granulado, qual o melhor tipo para meu gato?

Caixa de areia: saiba escolher a melhor para o seu gato
Caixa de areia: saiba escolher a melhor para o seu gato

A caixa de areia é um dos primeiros acessórios que você precisa comprar quando um gato se torna o novo integrante da família. Super higiênicos e inteligentes, os felinos precisam de um local específico para as necessidades por instinto: se vivessem na natureza, eles esconderiam seus dejetos para se proteger de predadores e não espantar as presas. No dia a dia do gatinho que vive na casa ou apartamento, isso acontece com a areia e, justamente por ser algo tão importante para ele, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor opção disponível no mercado. Aqui embaixo, nós vamos te ajudar escolher entre sílica, madeira ou granulado para a caixa de areia: dá uma olhada!

Granulado de argila ou areia: perfeito para quem precisa economizar

A opção mais comum para preencher a caixa de areia do seu gato, o granulado costuma ser bem barato e composto por diferentes materiais. Um dos mais comuns é à base de argila, que forma torrões ao entrar em contato com a urina, tornando a limpeza muito mais prática. A areia para gatos, por sua vez, pode gerar uma espécie de lama que, por mais higiênico que seu gatinho seja, pode acabar indo parar em outros locais da casa pelas patinhas do seu bichano.

Ah, importante! Mesmo que a areia granulada que você encontra em pet shops seja bem parecida com a areia para obras, nunca faça essa substituição; o modelo específico já vem higienizado e protege seu gato de contaminações diversas. Outra versão que é melhor evitar é a areia perfumada, já que o cheirinho pode incomodar o olfato apurado do gato e fazê-lo se recusar a usar a caixa. Os granulados higiênicos de qualquer tipo têm propriedades para segurar o odor, não precisa se preocupar!

Granulado de madeira: a melhor escolha para quem deseja ser sustentável

A principal vantagem de apostar no granulado de madeira na caixa de areia para gatos é que ele é biodegradável, então você pode até jogar o resto no vaso sanitário e dar descarga. São grãos de pinus - muitas vezes de reflorestamento - que não causam nenhum impacto ao meio ambiente depois de descartados e, além disso, também controlam bem os odores. Além disso, esse preenchimento para caixa de areia também tem a vantagem do custo baixo e da alta absorção de líquidos. Ao entrar em contato com a urina, a madeira se transforma num pó que pode ser facilmente coletado ou peneirado no momento da limpeza, ou seja: a manutenção é bem prática, mesmo que exija mais frequência do que a sílica.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Sílica, granulado de madeira, argila ou areia são opções para a caixa de areia
    Sílica, granulado de madeira, argila ou areia são opções para a caixa de areia

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Sílica para gatos: é uma opção durável e prática para caixa de areia 

    Se você passa bastante tempo fora de casa e precisa tornar o dia a dia cuidando do seu animalzinho mais prático, a areia para gato sílica pode ser ideal. Isso acontece porque os cristais ou bolinhas de sílica são formados por um gel que têm alto poder de absorção de líquidos e podem ser usados por mais de duas semanas sem necessitar de substituição, segurando bem o odor da urina do gato. Além da praticidade, esse intervalo de troca maior também serve para validar o investimento, já que a sílica costuma ser mais cara que os outros produtos para caixa de areia. Mesmo assim, você precisa ficar atento a um possível ponto negativo: caso sejam ingeridos, os componentes da sílica podem causar intoxicação ou outros problemas no intestino e nos rins do seu gatinho. Por isso, o cuidado e a atenção são necessários. O mesmo vale para quem tem cachorros que têm interesse no conteúdo da caixa de areia do seu gato.

    Fique atento ao tipo de granulado preferido do seu gato

    Mesmo depois de escolher a melhor opção para a caixa de areia para gatos, preste atenção à fase de adaptação do bichano. Se você tem limpado na frequência certinha e, ainda assim, ele tem feito as necessidades em tapetes, almofadas ou em qualquer outro lugar pela casa, pode ser que a sua escolha não tenha sido a melhor para seu felino. Nesse caso, vale a pena testar outras opções colocando, ao mesmo tempo, duas caixas de areia com preenchimentos diferentes por alguns dias. Depois disso, basta observar em qual delas ele tem preferido fazer as necessidades do dia a dia. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Próxima matéria

    Vantagens e desvantagens do jornal para cachorro

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Caixa de areia

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Caixa de areia para gatos: como fazer o descarte sustentável dos resíduos
    Caixa de areia

    Caixa de areia para gatos: como fazer o descarte sustentável dos resíduos

    A rotina é uma das coisas que mais influenciam no bem estar de um gatinho que é criado em casa e isso sempre vai incluir a limpeza da caixa de areia — um dos objetos mais importantes no dia a dia do animal. Dependendo do tipo de preenchimento usado, a rotina de retirada do xixi e do cocô varia mas, em todos os casos, é necessário estabelecer um momento para trocar completamente a areia,

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Ver Todas >

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de ônibus? Veja as regras e cuidados importantes!

    Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. 

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet
    Cuidados dos animais

    Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet

    Não é incomum encontrar um cachorro com medo de chuva e de trovão. O barulho da tempestade gera em alguns cães um sentimento tão grande de insegurança que eles perdem o controle de suas próprias emoções. Toda aflição provocada pelo perigo que o som da chuva e trovão representa pode influenciar no comportamento do cãozinho, como tentativa de fuga, destruição e até agressividade. É importante observar como o cãozinho reage nessas situações e buscar formas de reverter o medo que ele sente. 

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Lhasa Apso tosado: veja os cortes mais indicados para a raça de cachorro

    Manter os pelos do cachorro bonitos e saudáveis é dever de todo tutor, principalmente para quem é dono de raças mais peludinhas, como o Lhasa Apso. Por isso, alguns cuidados básicos do dia a dia - como a escovação, banho e tosa - são indispensáveis, tanto por uma questão de higiene, como também para deixar o cãozinho com uma boa aparência. No caso do Lhasa Apso, a tosa pode sofrer diferentes modificações e o cachorro pode usufruir de tipos de cortes e penteados para todos os gostos. Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de tosa para Lhasa Apso? É só dar uma olhada na matéria que preparamos a seguir!

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado
    Cuidados dos animais

    Banho em gato: entenda de uma vez por todas porque não é recomendado

    Já parou para se perguntar se pode dar banho em gato? Esse é um assunto bastante polêmico e que desperta muita dúvida na maioria dos tutores (principalmente nos pais de primeira viagem). Como muitos sabem, os felinos são animais que cuidam da sua própria higiene e fazem a autolimpeza diariamente com a própria língua, então em muitos casos os médicos veterinários não indicam o banho em gato.

    Ver Todas >