Se o calor deixa as pessoas mais irritadas, cansadas e indispostas, imagina só o efeito da alta temperatura no seu bichinho de estimação, que é muito mais sensível do que os humanos. É normal que o cachorro com calor manifeste diversas mudanças de comportamento: dificuldade para comer, não querer passear, ficar mais agitado dentro de casa e dormir em lugares não habituais são alguns sinais durante a época mais quente do ano. Quer entender melhor como isso ocorre e quais os efeitos do calor na rotina do seu cão? Acompanha aqui que vamos te explicar tudinho!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com calor: como funciona o mecanismo de transpiração dos cães?

Diferente dos humanos, o seu amigo de quatro patas não possui as glândulas sudoríparas que produzem o suor e, assim, regulam a temperatura corporal. É por isso que os cães manifestam calor de formas bem específicas. Sabe por que eles passam boa parte do tempo com a boca aberta? É pela língua que os cachorros transpiram e fazem a troca de calor necessária para se adaptarem a qualquer ambiente. Pode observar: nos dias mais quentes ou depois de uma atividade física, a respiração do animal fica mais acelerada e ofegante na tentativa de se adequar àquela situação. A transpiração também é feita pelo focinho e pelos coxins (almofadinhas das patas), mas com menos intensidade.

É por isso que um cachorro nunca deve ser mantido em ambientes totalmente fechados e sem circulação de ar: a situação impede que o animal troque calor e se adapte ao local. A condição pode causar hipertermia e até matá-lo (nunca deixe o seu amigo preso dentro do carro, ok?! Nem mesmo por alguns minutos).

Cachorro não quer comer? Calor pode resultar na falta de apetite

Uma das principais mudanças de comportamento dos bichinhos pode ser a falta de apetite. Se seu cão não quer comer é um sinal de que ele está com calor demais (o mesmo que acontece com a gente quando quer comer uma saladinha em um dia abafado). Outro comportamento esperado é o animal só querer comer à noite, que é quando a temperatura está mais amena. Não se preocupe com essa mudança de hábito nos dias mais quentes, mas você deve ligar o alerta se ele não comer de jeito nenhum (nesse caso, vale buscar ajuda do seu veterinário de confiança).

Em outros casos, o cachorro pode vomitar ração algumas horas depois de se alimentar. No calor, o metabolismo do animal pode funcionar de forma mais lenta e, por isso, ocasionar o vômito do alimento que não foi totalmente digerido. É importante verificar a frequência e se isso não está atrapalhando a saúde do seu amigo.

 

Deixe água fresca à disposição do seu cãozinho e não se esqueça de sempre levar uma garrafinha para os passeios!Cachorro com calor: uma forma de amenizar a situação são as brincadeiras na água!

 

Cachorro não quer passear ou fica mais cansado? É normal!

 

No verão, os pais de cachorros podem observar alterações até na rotina de passeios do animal. Por mais que os cães amem passear, o calor pode fazer com que eles não fiquem tão animados para sair de casa. O animal também vai se cansar mais rápido durante os passeios de verão e isso é totalmente normal.

Não tem jeito, você precisará mudar essa rotina, afinal, seu amigo precisa gastar energia: leve-o para passear bem cedinho ou à noite, quando a temperatura estará mais amena. Jamais saia com o animal no sol, pois o asfalto pode causar queimaduras nas patinhas - uma dica é você mesmo verificar a temperatura do chão antes de sair de casa. Mesmo que os passeios sejam antes das 10h e depois das 16h, busque caminhos com sombra e sempre leve uma garrafinha com água gelada para oferecer ao seu amigo.

Outras mudanças de comportamento que indicam o cachorro com calor

Outros sintomas de cachorro com calor podem se revelar no comportamento do seu bichinho. Se ele fica deitado muito tempo, saliva demais e fica ofegante com facilidade, com certeza está sentindo os efeitos da alta temperatura. Para aliviar isso, deixe ventiladores e água fresca à disposição. O pet também pode passar a dormir em locais mais frescos e arejados da casa na tentativa de se refrescar (avalie se não é o caso de comprar um tapete gelado para cachorro).

Como cuidar de cachorro no verão?

No verão, o ideal é manter seu cãozinho em locais arejados e com muita água fresca à disposição. Você também pode oferecer alimentos refrescantes ao animal - gelo, picolé de frutas liberadas e água de coco são ótimas opções. Se o seu amigo não tem medo de banho, essa pode ser uma oportunidade de brincar na praia, piscina ou quem sabe até um banho de mangueira - com os cuidados certos, ele vai se divertir bastante e ainda vai lidar melhor com o calor!