Muitas podem ser as causas de um gato tossindo, desde uma bola de pelo presa na garganta até uma alergia a alguma substância que ele teve contato. Porém, na maioria dos casos, o gato com tosse é sinal de problema respiratório - que pode ser leve, como uma gripe simples, ou grave, como uma pneumonia. Dentre as doenças respiratórias que mais acometem os bichanos, a bronquite felina é uma das que precisam de mais atenção. As causas costumam ser exposição a agentes infecciosos (como vírus e bactérias), alergias ou aspiração de substâncias como poeira e fumaça. Dependendo da agilidade de tratamento, a bronquite em gatos pode ser branda ou se tornar bastante preocupante. Para que os cuidados sejam tomados o mais rápido possível, evitando um agravamento da doença, é preciso saber reconhecer os principais sinais de um gato com bronquite.

1) Gato tossindo intensamente é o sinal mais característico da bronquite

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato com tosse é sempre o primeiro sinal de bronquite felina. Nessa doença, os brônquios ficam bastante inflamados. Como reação, o gato passa a tossir excessivamente. A tosse em gatos com bronquite felina costuma ser seca e muito intensa. O gato com bronquite geralmente se curva e estica bem o pescoço ao tossir. Mesmo sendo o sinal mais claro de bronquite em gatos, a tosse também é um sintoma de diversas outras doenças e condições. A tosse em gatos com bronquite é muito parecida com a tosse de gatos com bolas de pelo na garganta, por exemplo. Por isso, além de perceber que seu gato está tossindo muito, é importante ficar atento a outros sinais.

2) A dificuldade de respirar é uma consequência grave de bronquite felina

A função dos brônquios é ligar a traqueia aos pulmões, permitindo a entrada e saída de ar. O mau funcionamento dos brônquios impede que o ar seja conduzido corretamente, prejudicando toda a respiração. Como a bronquite felina é caracterizada justamente por uma inflamação nos brônquios, com grande presença de muco obstruindo a passagem de ar, um dos sinais mais perceptíveis é a dificuldade de respirar. Ao contrair a bronquite, gato passa a ter uma respiração mais rápida e ofegante, pois está tentando manter o ritmo de entrada e saída do ar. Além disso, pode passar a respirar mais pela boca, já que as vias aéreas estão danificadas. Também fique atento à coloração das mucosas. Elas podem ganhar uma coloração arroxeada por conta da má oxigenação, condição conhecida como cianose.


A bronquite em gatos pode se tornar grave caso não seja bem tratada, pois a respiração fica obstruída
A bronquite em gatos pode se tornar grave caso não seja bem tratada, pois a respiração fica obstruída

3) O gato com bronquite pode apresentar respiração com chiados

Outro sinal muito comum do gato com bronquite é a respiração ruidosa. Isso acontece quando, ao respirar, o gato emite sons de ruído e chiados bem fortes. Os barulhos surgem por conta da dificuldade do ar em passar pelos brônquios inflamados. Como o caminho está obstruído, acaba causando esses barulhos na tentativa de atravessar o canal. Esse sintoma costuma aparecer principalmente nos casos mais avançados e graves da doença, por isso é extremamente importante correr ao veterinário se perceber que seu pet parece roncar ao simples ato de respirar. 

4) A bronquite em gatos deixa o animal bem cansado e apático

A letargia é um dos sinais mais perceptíveis no comportamento do animal com bronquite. Gato extremamente desanimado, com fraqueza, indisposto e apático são as principais características dessa condição. É muito comum que o animal fique cansado o dia inteiro, mesmo que não faça nada. O gatinho também se mostra menos disposto a se exercitar preferindo ficar deitado o tempo todo. Até mesmo as brincadeiras, por mais simples e calmas que sejam, não chamam tanto a sua atenção. Ele simplesmente fica desinteressado com qualquer coisa, sempre se mostrando cansado.  

5) A perda de peso, causada pela falta de apetite, é perceptível no gato com bronquite

O gato com bronquite sofre também com a perda de peso. A apatia causada pela doença deixa o animal desanimado até mesmo para comer. O bichano tem falta de apetite e acaba ingerindo uma quantidade de nutrientes menor que o ideal. Por isso, aliado à falta de atividades físicas, o gatinho diminui de peso. Isso é perigoso pois a alimentação é fundamental para deixar o sistema imunológico do gato forte e capaz de proteger contra doenças. Se o felino não come, suas chances de melhora da bronquite felina diminuem. Por isso, é essencial estar sempre de olho se seu gato está se alimentando corretamente.

Redação: Maria Luísa Pimenta