Se você tem um gato de estimação, sabe que é bem comum que eles arranhem alguns móveis... Isso faz parte dos instintos naturais do bichano, já que o exercício garante que eles alonguem os músculos e afiem suas garras. Mas a gente sabe que ninguém deseja que eles realizem essa ação na mobília, né? Por isso, a melhor alternativa é oferecer a eles o famoso arranhador de gato! Existe uma grande variedade de formatos, materiais e tamanhos nos pet shops. No entanto, é importante encontrar o modelo certo para facilitar a adaptação do seu filho de quatros patas. Se você está em dúvida em qual é o melhor arranhador para o seu felino, segue com a gente, que vamos explicar!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Arranhador para gatos: o vertical é ideal para os que costumam arranhar sofás

Os arranhadores verticais são muito conhecidos e fáceis de encontrar. Para saber se eles são os ideias para os seus gatinhos, você deve observar o comportamento deles: é só reparar se existe uma preferência deles por afiar as garras em sofás ou outros elementos na vertical. Esses arranhadores podem ser placas que ficam ser presas à parede ou mastros envolvidos por uma corda. No caso do segundo modelo, que fica apenas apoiado no chão, procure pelos mais firmes, pois assim tem menos chances de o gatinho abandoná-lo por levar um susto com o movimento do objeto. Você pode também escolher os modelos com acessórios, como os que têm uma bolinha para o gato poder brincar e ficar ainda mais a vontade.

É importante lembrar que os arranhadores verticais devem ter um comprimento que permita que eles fiquem em pé e se estiquem. 

gato usando arranhador para gatos

Arranhadores horizontais ou inclinados são os mais indicados para os gatos filhotes

gato usando arranhador para gatos horizontal

 

Se você tem um filhote de gato, é importante que saiba que os melhores arranhadores para eles são os horizontais, do tipo tapete, ou inclinados, como os modelos de rampa. Os pets costumam se adaptar bem rápido a eles. Eles podem ser encontrados em qualquer pet shop ou serem feitos até mesmo casa com um capacho de sisal ou várias camadas de papelão. Uma dica: deixe-los perto dos locais onde ele costumava arranhar; isso tornará a adaptação muito mais rápida e fácil.

 

A árvore de gato é uma opção ainda mais divertida para distrair os felinos

 

gato usando árvore de arranhador para gatos

Das opções mais incrementadas, a "árvore de gato" costuma ser a preferida dos felinos! Isso por que são verdadeiros playgrounds para os gatos com casinhas, postes para arranhar, além de diferentes materiais e texturas. Por ter várias opções de interação em um único objeto, esses arranhadores são perfeitos para os gatinhos que ficam muito tempo sozinhos em casa. Vale ressaltar que é importante que você procure por aqueles de boa qualidade e que são firmes o suficiente para aguentar todas as estripulias do gatinho.